Análise: logos de presidenciáveis americanos

Por Daniel Campos

19 de maio de 2008

Compartilhe esse post

Aloha!

Aos visitantes mais pacientes que leram o post Eleições Americanas, viram lá que prometi que postaria um review dos logos dos principais ‘candidatos a candidato’ a presidente do States! Bom, promessa feita, promessa cumprida. Abaixo segue na integra a tradução da analise do blog LogoBlog.org. Me perdoem por alguma falha na digitação ou interpretação. Qualquer coisa, entre em contato!

John Edwards
Embora logo de campanha não seja um péssimo trabalho, o designer deixou muito a desejar ao não usar aspectos técnicos de qualidade ao design do logo. Apasar de ter a fonte em negrito com um bom espaçamento, a posição da mesma não é adequada. O rastro verde atrás da estrela azul deixa o logo com um visual confuso. Alguns especialistas em design consideram esse logo com um “logo de campanha fraco”. Entretanto, para alguns analistas politicos, a fonte sans-serif é simples e direta e é um símbolo de vitória. Para John Edwards, sans-serif é uma tática e simplicidade uma estratégia.

Hillary Clinton
Ok, a bandeira americana provavelmente fez dele (logo) um vencedor mas existem outras falhas. Enquanto a tipografia em negrito emprega uma forte influência e o formato é aceitável, o slogan “for president” no canto direito superior é quase que imbecil! Todos nós sabemos que Hillary está concorrendo a presidência, não sabemos? Se não fosse por isso, o logo teria mais sucesso e apreciação.

Jim Gilmore
O design do logo de campanha para as prévias falhou por não entregar uma imagem decente da campanha. O logo fracassou na demonstração do apostrofo, com se ele pudesse ser aplicado apenas pra uma direção. Repetição (‘Gilmore for President’ and ‘JIM GILMORE’) não faz sentido. O grande e negrito “G” dá uma estranha abordagem ao logo. Isso cria confusão e levanta muitas questões. Porque alguém usaria a letra incial do seu último nome como logo enquanto concorre pra presidencia americana? O que isso implica? Como isso se relaciona com o povo americano? Permita-me dizer: esse design é tolo!

Rudy Giuliani
Rotulado pelos mais experts como um trabalho insosso, este logo de campanha mostra uma fonte simples e negrita e é graficamente plano.

John McCain
Enquanto a inclusão da estrela e da fita são logicos pra um simbolo da experiência militar de McCain, o logo de campanha não mostra realmente quais suas intenções presidenciais. Este logo de campanha politica é inquestionavelmente o mais desapontador de todos.

Bill Richardson
O logo anterior tinha muitos erros de layout, mas o novo logo é ainda pior… um design horrivel, na verdade. Existe simplesmente, nenhuma criatividade ou um bom layout. Da mesma forma, ele não tem apenas este unico grande erro técnico.’BILL RICHARDSON President’, alguem esqueceu o “for” intencionalmente ou isso é uma idéia de uma abordagem altamente otimista? Porque eles tem tanta certeza? Ele já é o Presidente? Outra coisa, a palavra ‘President’ é dificilmente legível. A variação do tamanho da fonte entre os três titulos dá uma falta de sentido e faz dele o mais fraco logo de campanha entre todos os candidatos.

Barack Obama
De longe, o mais criativo logo de campanha presidencial em 2008! Ele é provavelmente o único logo de campanha que tem um tema no seu visual (o simbolo de uma nova aurora na America). A adição do endereço do site no logo é um excelente modo de divulgar o website e atrair visitantes pra ele. Entretanto, o logo fracassou ao escolher a fonte. Contudo, um bom trabalho.