Brandbook PwC

Brandbook PwC (fora do ar)

● Update 04 ABR 2011 

Caros amigos, hoje recebemos uma notificação oficial da Loeser e Portela Advogados, por meio da Samira Gouvêa de Souza (que aliás foi muito gentil), empresa que representa a Pricewaterhouse Coopers, pedindo a retirada dos manuais da PwC do ar. O que é uma grande pena.

Novamente, pedimos perdão aos nossos queridos leitores. Entretanto esse é um total direito deles e temos, mesmo sem concordar, que respeitá-los. Uma pena pois até a Wolff Olins, agência que trabalhou no redesign da PwC, gostou da publicação. Mas vai que algum concorrente tira vantagem de saber como é feita a aplicação da marca na fachada…

O LOGOBR continuará com sua coluna de brandbooks. Temos lá (ainda) da Nike e do Carrefour. Ambos são documentos fantásticos e também de empresas gigantes, que não vêem problema em ser referência para designers, professores e estudantes.

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Ótimo post, parabéns!

  • Exclusividade mundial, é? Que finesse. hehe.

    Mas não pude deixar de reparar que tem um erro na parte Our Fonts. Tanto no resumido quanto no completo, quando eles falam da Georgia e da Arial, mostram a Helvetica.

  • Marcelo Müz

    Muito bom o conteúdo! Parabéns pelo Post.

  • Um trabalho bem abrangente, com design ambiental. Ótimo post.

  • Pingback: LOGOBR | Brandbook Pwc | IdeaFixa | ilustração, design, fotografia, artes visuais, inspiração, expressão()

  • Lindo trabalho da Wolff Olins! Os caras mandam MUITO bem!

    Valeu pelo post, Daniel!

    Abração!

  • Guilherme M.

    Aaargh! Não acredito! Eu adoraaava o logo antigo! Era uma referência pra mim faz tanto tempo. Mesmo apesar da semelhança com o logo da Yves Saint Laurent. Eu cheguei a participar de uma convenção deles e fiquei a maior parte do tempo encarando aquele logo na parede ao invés de prestar atenção. E o logo novo não me surpreendeu em nada… Triste

  • O brandbook não tinha nada de mais, nenhuma informação estratégica sigilosa ou comprometedora para PWC.

    Quem perde é a própria PWC. Primeiro porque sua nova imagem estava sendo divulgada aqui gratuitamente, e elogiada. Segundo, porque ao colocar “seus advogados” para resolver uma questão tão simples, se realmente a incomodava, um simples e-mail seria suficiente. Não precisava de tanto.

    Mas como podemos ver, apesar de uma IMAGEM NOVA a PWC é ainda uma empresa VELHA, ou pelo menos se comporta como tal.

    Nada mais é do que mais um caso de construção de uma imagem que não condiz com a realidade da cultura da empresa, que pelo visto, ainda precisa ser muito trabalhada para mudar.

  • DougBC

    Que pena! e que bobeira…

    O Pior é que eu iria utilizá-lo em uma aula e acabei não baixando.
    Será que alguém tem em alguma outra fonte?
    😉

    • Daniel Campos

      Doug,

      Não houve a opção de baixar esses manuais. Infelizmente está tudo fora do ar, a pedido (judicial) da PwC.