Coca-Cola Azul - Parintins

Coca-Cola Azul

*Imagem acima meramente ilustrativa ok? 😉

Aloha!

Esse post é uma super dica do Fernando, que comentou no post Logos Coca-Cola. Você também tem sugestão para posts? Nos envie.

[Fotografia: Roitberg]

Não não, você não está vendo uma miragem tampouco é daltônico. Parece que a Coca-Cola tem que usar a cor azul, numa edição especial e única para o Festival de Parintins, no Amazonas.

O festival folclórico que só perde em tamanho para o Carnaval, acontece todo fim de junho onde Caprichoso (representando pela cor azul) e Garantido (representado pelo vermelho) se enfrentam para ver quem é o melhor bumbá.

Durante as três noites de festa, a cidade fica literalmente rachada ao meio com placas, postes, casas, tudo pintado nas cores de cada boi, demarcando seus territórios que se dividem no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais conhecido como “bumbódromo”, onde as facções se encontram para belíssimos desfiles. E coisa lá em Parintins é levado a sério: quem usa vermelho, nem quer saber de azul e os azuis enxergam no vermelho a cor do cão! Até as notas dadas pelos juizes são registradas em caneta verde e é terminantemente proibido pronunciar o nome do adversário, sendo apenas chamado de “o contrário”.

De alguns anos pra cá, a festa tomou proporções internacionais e grande empresas estão patrocinando o evento, entre elas a Coca-Cola. Porém, o titã dos refrigerantes encontrou um problema seríssimo de ordem diplomática: os seguidores do Caprichoso não consumiam a Coca pela cor vermelha, que em suas cabeças dava total conotação a turma do Garantido. Isso começou causar problemas a Coca pois os caprichosos deixam de consumi-la e caiam nas graças da eterna rival Pepsi que, coincidentemente, é azul.

O problema exigia medidas drásticas, que acabou culminando na regionalização da comunicação de um produto que tem uma comunicação mundial: em decisão inédita e única em mais de 100 anos da empresa, a coca lançou a sua lata na cor azul!

[Fotografia: Lu Moral]
[Alguns dizem que essa decisão não foi inédita, que no Grêmio e no Boca Juniors o logo da Coca já é usado em azul. Concordo com quem fala isso, mas no quesito “mudar a cor da embalagem do produto”, isso sim, de fato é inédito.]

Com autorização da matriz em Atlanta – EUA , pra não perder market share para a concorrente, são feitas a latas azuis, azul e vermelha (meio a meio) e as normais vermelhas.

E não somente a cor, mas toda a divulgação visual passa por uma mudança radical também. Uma amostra de como o produto e/ou o marketing precisam se regionalizar para vender e isso incide diretamente no logotipo, na identidade visual que a empresa possui. Uma coisa interessante: repare que o azul que a Coca usa é um tom claro. Claramente uma escolha proposital, pois a Pepsi usa um tom de azul mais forte. Mesmo usando a mesma cor do concorrente, busca-se a individualização na mente do consumidor.

Algumas fotos que encontrei pela internet, tirada por pessoas que já estiveram no evento:

Durante minha pesquisa, descobri que outras empresas que patrocinam o evento tomam ações parecidas, como TIM, Bradesco e Kaiser.

[Repare que o logotipo da Tim está em preto. Pena que a imagem seja pequena.]

Se alguem tiver fotos, imagens e links não apenas de Parintins, mas de outros lugares e eventos onde marcas famosas tem que se adaptar pra vender, nos enviem para que publiquemos aqui.

E vocês, o que acham dessas estratégias de regionalização de marcas?

____________________________________________________________

Updates

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Oi,

    Muito legal o artigo, inicialmente ia te corrigir, mas vi que citastes o Grêmio mais adiante.

    Na realidade a primeira vez que a Coca Cola mudou a cor de seu logo foi quando patrocinou o Grêmio, aqui de Porto Alegre. Na ocasião não se o usou o azul ainda, mas o Preto, como podes ver na camisa oficial da época (http://camisasdogremio.wordpress.com/2008/09/03/camisa-tricolor-1988-coca-cola-penalty/). Issou ocorreu porque vermelho é a cor do Internacional, maior rival de nós tricolores. Infelizmente não achei nenhuma foto agora, mas o logo da Coca Cola, em preto, ainda está estampado nos Estádio Olímpico.

    Mas realmente, nunca havia visto a empresa mudar a cor da lata, ainda mais para azul. Muito legal essa descoberta. Parabéns pelo artigo.

    Abraços, Carol

    • Rodrigo

      Na verdade, na época a Coca-Cola usava a marca com cor branca sobre fundo preto… nunca fez aplicação em azul pelo Grêmio.

      Não mudariam por tão pouco.. ahahah

  • Caio Vergueiro

    Post bem legal Daniel!!! e bem interesante a coca se adaptar a certa caracteristica de um lugar, e no caso usar o azul, que é a cor da concorrente! e legal que eles ao inves de optarem por um azul parecido com o da pepsi resolveram ser audaciosos e usaram um tom bem diferente ao inves de usar algo parecido e ir “no embalo’!

    um caso recente foi o da medial saude que qdo foi patrocinar o corinthians mudou a cor do logo de verde para preto, para não lembrar do palmeiras!!

    Abraços Daniel!!

  • Karaka,
    essa lata azul causa vertigo!!!
    Realmente, essa ação da Coca-cola foi power, passar por cima de tantos anos da tradição de uma marca é coisa pra macho! A Pepsi que deve ter achado graça de ver a Coca se rachando pra agradar todo mundo, pois as duas cores estão em sua identidade :)
    Nota 10 para o cartaz, merece uma parede!! Execelente composição

    []’s

  • Estou abismado… nunca imaginei que a coca faria isso… simplismente D+…
    muito bom mesmo …

  • É por essas e outras que ela é gigante. =)
    Isso me lembrou a lata vermelha da Pepsi para os Jogos Olímpicos da China.

    Ah, e babei nos cartazes… sensacionais!

    Abraço, o blog tá ótimo.

  • marcel

    aff… você descobriu isso agora?
    terminei a faculdade em 2000 e já existia a latinha azul do Caprichoso faz algum tempo…
    lá é assim… metade do bumbódromo é azul, do outro é vermelho

    depois da primeira vez, não tem mais nada de extraordinário
    diferente e muito eficiente seria conseguir colocar uma marca vermelha onde todos só querem saber de azul

  • Nando Reis

    Mais uma vez outra blogada espetacular e q nos faz pensar em muitas coisas…
    Mudanças sao sempre bem vindas.. desde q sejam pensadas em todos os pros e contras.. se deu certo ou nao deu isso eu ja nao sei… mas MUIITA gente vai se lembrar por muito tempo desses detalhes azuls… entao.. PONTO PRA COCA.. hauhau

    Grande texto Dani.. continue assim… 😉

  • Simplesmente GENIAL!

  • Andre

    Pois é, não é tão extraordinário assim. Hoje em dia é uma estratégia primária. Seria o máximo se a Coca conseguisse ser lembrada por colocar o vermelho do lado do boi azul.

  • Carol
    Pessoal do sul sempre em peso aqui no LogoBR. Show de bola.
    Obrigado por seu comentário e por disponibilizar mais informação a respeito. Volte sempre que desejar, será sempre um prazer!

    Grande abraço

    Caio
    Grande Caio. Obrigado pela participação e por colocar mais informações pra gente. Serás sempre bem-vindo por aqui.

    Grande abraço

    Sebastião
    Com certeza, isso deve ter sido motivo de risada na Pepsi. Mas concordo com a Coca: se o momento pede, tem que se adaptar mesmo. Os caras trabalham, produzem, agradam os clientes pra quem? É pra vender. Então, tem que se adaptar e isso mostra que até as empresas mais globalizadas do mundo estão antenadas a nuances regionais.

    Quanto aos cartazes, sem palavras!

    Obrigado pelo comentário Sebastião, volte sempre.

    Grande abraço

    Ivan amorim
    Achei o mesmo! Obrigado pela participação Ivan, volte sempre. Será um prazer.

    Grande abraço

    William
    Concordo contigo cara.
    Essa da Pepsi eu não sabia também. Quem sabe não rende um remake desse post! =D
    Obrigado por sua participação amigão. É sempre bom ter blogueiros por aqui. Volte sempre, será um prazer.

    Grande abraço
    Daniel

    Marcel
    Obrigado pela participação.
    De fato, descobri isso agora e pelos comentário acima, não sou o único. Gosto de compartilhar o que acho legal nesse blog, por isso o post. Meus sinceros parabéns por você já conhecer o que aqui for abordado, meu desejo é ser assim: sempre bem informado.

    Obrigado por suas participações. Volte sempre e fique a vontade para comentar, ok. Será um prazer.

    Grande abraço

    Nando Reis
    Valeu pela participação Nando, é sempre bom receber amigos por aqui! E volta mais vezes, ok!

    Grande abraço

    Lucas
    Obrigado por sua participação cara. Volte sempre que desejar! Será um prazer.

    Grande abraço amigão

    André
    De fato é uma ótima sugestão. Quem sabe a Coca um dia não consegue essa proeza de mudar todo um contexto regional, enraigado nas pessoas desde de pequeno e faz uma ação de marketing histórica. No mundo dos negócios, tudo é possível. Se isso acontecer, pode ter certeza que noticiaremos aqui no LogoBR! 😉

    Obrigado por sua participação. Volte mais, será sempre um prazer ter sua visita e comentário, ok.

    Grande abraço

    A TODOS, MEU ABRAÇO E OBRIGADO POR MAIS UMA VEZ ESSA PARTICIPAÇÃO EM PESO!

    Daniel

  • Fernando

    Olha eu aqui!

    Pelo visto a sensação do pessoal (pelo menos da maioria) foi igual a minha quando fiquei sabendo, na aula de semiótica, lá na faculdade, sobre a coca-cola azul, fiquei incrédulo, sério, não via a hora de chegar em casa e procurar na internet algo sobre isso, e qual não foi minha reação quando vi que era verdade… agora quero de toda maneira uma pra mim!

    Legal que tenha usado meu comentário como idéia para um post, valeu =)

    Estou adorando esse blog, tem sido de grande utilidade pra mim.

    Abraço e tudo de bom!

  • Fernando

    Ah, só pra constar, meu nome é Fernando Morelli =)

  • Fala Daniel, blz?

    Cara, demorei pra vir com o comentário pq tive que ler seu post em partes, rs

    A verdade é que eu já sabia que a Coca havia mudado uma vez por causa do Grêmio, fiquei sabendo disso quando fui assistir Grêmio e Caxias lá em Porto Alegre, durante o Forum Social Mundial.

    É estranho pensar na latinha azul, nunca tinha ouvido falar. E visualmente nossa cabeça não aceita, mas até que a cor azul combina com a questão de uma bebida “refrescante”.

    Enfim, já havia ouvido falar em histórias de que o papai noel era verde, e por causa de uma jogada de marketing da Coca Cola na década de 50, o bom velhinho tornou-se vermelho e branco. Enfim, coisas que a gigante Coca-Cola teve fortes influências.

    Achei sensacional que a força do folclore brasileiro tenha revertido isso e influenciado a maior marca do mundo. (a Coca é pelo oitavo ano consecutivo, a maior marca do mundo!)

    É isso aí cara, parabéns pelo post rico em informações (o que justifica minha demora, pois quis ler do começo ao fim).

    Abraço e até a próxima!

  • Fernando Morelli
    rsrs… com certeza! Creio que seja uma “um padrão de reações em cadeia”: incredulidade, curiosidade, surpresa e desejo! Foi assim comigo tbm!

    Que isso Fernando, quem agradesse sou eu! Se a idéia e/ou a informação são boas, sempre terão lugar aqui no LogoBR. E aqui, é assim mesmo que fazemos: leitores pedem, nós atendemos! Continue a participar!

    Grande abraço

    Leandrão
    Tranquilo caraa, graças a Deus!
    rsrs… fica em paz, ultimamente os posts tem ficado enormes mesmo. Acho que está quase se tornando uma marca do LogoBR. 😀

    Essa história do Papai Noel é uma incógnita pra mim tbm. O que eu já ouvi (alias, li!) é que ele era preto e branco, ai em na década de 30 qdo a Coca fez o primeiro link da marca com o Natal, o St. Klaus se tornou vermelho. Mas isso é um ótimo tema para um post! 😉

    Foi exatamente o que me levou a postar: a “rendição” da Coca a uma cultura regional. Isso mostra, não apenas um novo conceito de marketing, mas tbm que o Brasil está sempre se tornando mais importante no mundo dos negócios.

    Vou jogar mais lenha na fogueira:

    SERÁ QUE ISSO NÃO É UM SINAL DA INVERSÃO DE UNS DOS PRINCIPAIS VALORES DO CAPITALISMO MODERNO (AMERICANO) E DA GLOBALIZAÇÃO: ao invéz de “produtos iguais para o mundo inteiro” não estariam as corporações querendo se regionalizar para atingir seus publicos com mais força?

    Fica ai pra pensarmos

    Obrigado por sua sempre presente participação Leandro
    Grande abraço

    Daniel

  • muito interessante… eu já sabia porem nunca tinha visto…
    parabéns pelo blog

    Abraços!

  • Valeu pessoal. Espetacular. Estive no início de setambro no Pará e não consegui encontrar a latinha em lugar nenhum… Ainda não conhecia este blog r o trabalho de documentação de logomarcas é sempre muito interessante. Possuo o site mais completo sobre a história da publicidade da Coca-Cola e convido os amigos para dar uma olhada, pois vão encontrar a evolução completa das logomarcas e campanhas publicitárias da marca desde seu início. São mais 1.000 propagandas, além de uma área dedicada às propagandas de Natal e a quebra do mito de que a Coca-Cola “inventou” o Papai Noel vermelho e branco. Para quem curte marcas e logos, há uma seção chamada “Zona da Cola Morta” onde colecionei uma quantidade enorme de marcas e logos de concorrentes que ficaram pelo caminho. Acho que vcs vão gostar. Abs – http://jipemania.com/coke – o material com atualização quase diária está em http://cokebr.blogspot.com/ e tenho uma lata de Pepsi vermelha lá e no link direto http://cokebr.blogspot.com/2007/10/pepsi-vermelha-na-china.html

  • Eii…

    cheguei aqui por acaso, através dos feeds recomendados do Google Reader. Coca-Cola azul!!! E depois, vi meu nomezinho ali embaixo… 😀

    Esse tema também me fascina, desde quando descobri esse caso (acho que foi lá pelo 6o periodo da faculdade de Marketing).

    Gostei bastante do seu blog tb, já me inscrevi no feed. :)
    Ah, sim… o meu link ali tá pro site anterior (meradoxa)… depois, se vc puder, acerta, por favor? Thanks!!

    E vamos trocando informações sobre branding. Ô área apaixonante!! 😉

    Enfim, estarei sempre por aqui, parabéns pelo blog e pelo post!
    Bjs
    Diana

  • José
    Obrigado por sua participação e pelos links. Com certeza será fonte de consultas para muitos de nós. Parabéns pelo trabalho! Volte mais vezes, será sempre um prazer, ok!

    Grande abraço

    Diana
    Que super coincidencia hein! E que ótimo que curtiu o blog, ficou muito feliz e honrado. Quanto ao link, já está mudado ta bom! Quanto a trocar idéias, com certeza será um prazer. Estou te enviando um email. A propósito, seu blog é ótimo tbm, parabéns!!!

    Vamos nos falando!!
    Grande abraço

    DANIEL

  • CARAMBA eu nem sabia que existia coca cola azul velho foram inventar de me mandar agora de qual quer jeito eu voiu tomar coca cola azul hoje de noite

  • Mauricio
    hahaha… fantástico, não é mesmo? Pena que você só encontra ela no festival de Parintins. Se vc conseguir uma lata, por favor, compre mais uma e me envie, ta legal! 😉
    Obrigado pela visita, é um prazer e uma honra. volte sempre que desejar e fique a vontade para comentar, criticar e sugerir aqui no LogoBR, ta legal!

    Grande abraço
    Daniel

  • ISSO SO ACONTECE EM PARINTINS.POIS AS PESSOAS E AS MARCAS DEVEM SE ADAPTAR A CULTURA AMAZONEMSE.E O CONTRARIO TEM QUE RESPEITAR A COR AZUL,POIS SOMOS OS MELHORES……..

  • denis mota

    Pra vocês verem, até a Gigante Coca Cola se rendeu as cores do maior boi de todos, o CAPRICHOSO! é claro…

  • Pingback: Coca-Cola vrs. Pepsi: logotipos « LogoBR()

  • Jamil Kalache

    Sou colecionador de latas de bebidas brasileiras e até hoje pelo que eu saiba, NINGUÉM conseguiu comprovar a existência desta lata de COCA COLA de côr azul, eu desafio a todos que estiverem lendo este post que se tiverem esta lata por gentileza enviem uma foto para o meu e-mail, obrigado.

    • Clarissa

      Fui ao festival de parintins e perguntei a todos sobre a lata azul, e ninguem nunca viu nenhuma! Ou seja, e boato! Os logos mudam, mas a lata nao!

  • Mariane

    Achei incrível a idéia da Coca-Colaa !Inovando como sempre!A primeira vez que ouvi falar sobre a Coca cor azul,foi em uma aula de Marketing,e logo fui correndo saber se isso existia de verdade.Já que esse fato foge totalmente a realidade vista !Quem poderia imaginar em ter uma lata azul de Coca ?Ahh,mais eu também quero uma pra mim !Parabénss pelo artigo!Muitoo bem feito.

  • Pingback: Coca-Cola Azul? | Cestarolli()

  • Coca-Cola, Bradesco, Eletrobras, Band TV e Kaiser, também são azuis em Parintins: http://migre.me/17l27

  • Izabela Silva

    amei estudo marketing essa noticia ja foi comentada na sala de aula

  • Pingback: Coca-Cola vrs. Pepsi: logotipos • LOGOBR()

  • Pingback: Aprenda a ser futurista para sobreviver no mercado | Danilo Bezerra()

  • Conta a história que teve uma lata toda azul, antes dessa da foto. Mas eu nunca a ví. Você viu?

  • Olá!! Gostei da pesquisa!!
    Sou do Blog Meu Mundo Por Aí, cadastrado no RBBV, Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens e estou escrevendo sobre o Boca Juniors, comentei sobre o logo da Coca ser azul mas me dei conta que não tinha nenhuma foto disso.
    Poderia usar uma sua que encontrei no google e pesquisando vi que era desse post? Claro, com os devidos créditos e link!??

    Segue o site para você dar uma olhada!
    http://meumundoporai.com/

    Se puder me responder ainda hoje, (vespera de feriado, to pedindo demais né? rs) eu agradeceria imensamente!

    Obrigada!!!

    • Daniel Campos

      Olá Fani, como vai querida?
      Espero que muito bem.

      Claro, pode usar sim. Não esquece de linkar nosso post no seu artigo tudo bem. Mil perdões por responder apenas agora, não estávamos com acesso antes.

      Abraço e sucesso!

  • Patricia Reis

    É engraçado ver as pessoas se impressionando com isso rs..desde pequena sou acostumada a ver as grandes marcas mudando de cor na epoca do festival como Eletrobras, coca-cola, Bradesco etc…em epoca de festival quem é do garantido nao pode ter nada azul e quem é do caprichoso nao toca em nada vermelho, entao as marcas tem que se adequar :) o festival ta chegando e eu ja vou garantir a minha 😀