coke_pepsi_chart_revised

Coca-Cola vrs. Pepsi: logotipos

Aloha!

Aqui no LOGOBR, já abordamos as empresas Coca e Pepsi três vezes: a mudança no logotipo da Pepsi, a Coca azul e os rótulos da Coca pelo mundo. Porém, nunca me havia ocorrido a idéia de fazer o paralelo entre logotipos das duas gigantes-inimigas-mortais como esse abaixo, enviado para o LOGOBR por nosso leitor Ralph Almeida. Assim como foi no post Como (não) Defender Um Logo, esse aqui a imagem falará por si só.

pepsi-coca

Apenas quero comentar algo: existem prós e contras nas duas situações. Existem porques e estratégias diferentes, diretores de marketing (e branding) diferentes, entre muitas outras variáveis. Tudo é passível de análises e reflexão. Agora, o que eu penso quando vejo essa imagem, assim de primeira?

“Será que a Coca faz um ótimo trabalho de branding/marketing/exposição ou é a Pepsi que está sempre atualizada?”

O que vocês acham?

____________________________________________________________

Update 07/08/09

Nosso querido colaborador Diego Santos achou no BrandNew uma ”atualização” desse comparativo entre os logos, afirmando o que o Phildarre disse abaixo: o logo da Coca sofreu sim mudanças. Vejam:

coke_pepsi_chart_revised

O BrandNew escreveu um ótimo artigo, recomendo a leitura. Porém disse algumas coisas como ”acreditar que a Coca não mudou de logotipo durante esse tempo não é só errado mas idiota”, em depreciação de quem fez o primeiro jpg. Bem, eu preciso discordar disso por um simples fato: o intuito de quem o fez foi de mostrar que a Coca não mudou de logo enquanto a Pepsi sim. A Coca atualizou, suavizou, redesenhou o MESMO LOGO. A Pepsi mudou radicalmente pelo menos duas vezes. Apesar dessa segunda imagem ser mais fidedigna ao que realmente aconteceu, não muda minha percepção inicial: a Coca está com o mesmo logo há mais de 100 anos.

Obrigado ao Diego e ao Phildarre. E vocês, mudaram de ideia depois dessa segunda imagem?

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e na DeVry Metrocamp, além de editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Logo bom é o logo imutável. Nasce como representação máxima de uma empresa e aí sim, pequenos ajustes finos podem ser feitos durante sua trajetória. É pra vida toda. A Pepsi muda, muda e até hoje não chegou na força e peso da marca da Coca-Cola. Já vi a latinha nova da Pepsi e achei um tanto quanto simplória, perdida em um mar de marcas. É, acho que ainda não foi dessa vez.

    Ótimo post Daniel! Vida longa ao LogoBR! Bjs!

  • Não conheço a história das marcas em detalhes, mas me parece que a Pepsi já surgiu com uma estratégia equivocada. Ao mimetizar o logo da rival que, 13 anos antes, simplesmente inaugurou o nicho, a Pepsi acabou assinando um atestado de falta de autenticidade, de cópia, de imitação — quase um atestado de marca genérica. Claro que seria querer demais do “marketing” e “branding” de finais do século XIX uma visão de posicionamento mais elaborada. Suponho que nenhuma das empresas/marcas imaginava as proporções que o mercado tomaria e o papel que elas desemepenhariam no futuro. De qualquer forma, acho que sim, por um lado a Pepsi costuma estar mais em contato com o sentimento contemporâneo, mas não por estratégia e sim por força de uma falta crônica de identidade, que remonta aos seus primeiros dias.
    Mais de 100 anos passados, o que me parece é que, nos 100 por vir, a percepção dessas marcas continuará a mesma: a autêntica e aquela que sempre correu atrás, ousando por vezes, mas sempre sem muito sucesso (comparativamente).
    Pra colocar um pouco de polêmica nessa história, coloco aqui meu voto pró-redesenho da marca da Coca. Não tanto um redesenho, mas pequenas modificações, daquelas que o público médio quase nem percebe. Adoro o aspecto caligráfico e o fato de estar praticamente inalterada desde o dia um. Mas tenho que concordar com o Wollner. Na minha opinião, dá pra manter exatamente o mesmo espírito, mas com um desenho melhor.Por fim, um pouco mais de gosto pessoal: o logo de 1940 da Pepsi é, para mim, quase perfeito em termos de desenho.

  • Primeiro, gostaria de parabenizar o LogoBR pelo ótimo blog, já virei visitante!

    Bom, quanto aos logos, não há o que se discutir. Basta olharmos pro passado e depois para o presente, pra vermos a posição das duas mercas. A Coca-Cola chegou à excelência e por isso, nem precisa mudar a marca, no máximo, redesenhar alguns detalhes sutis. Quanto à Pespi, acho que essa última mudança foi muito infeliz, o símbolo e a tipografia não têm identidade nem peso. Ficou simplório demais, me dá a impressão de que está faltando algo. Acho que o redesenho da versão de 1991 (pra mim, bem solucionada) pro de 1998 foi uma mudança válida, por mim, parava por aí. O logo era forte, tinha uma tipografia moderna e com personalidade. Símbolo idem. Mas essa nova cara da Pepsi não me agradou nem um pouco.

    • Daniel Roschel

      Olá amigos.
      Concordo com o Fabio Léda quando acho também que o novo logo da Pepsi não agrada e descaracterizou toda o visual que já fazia parte do nosso imaginário, até parece que a marca foi sequestrada e colocaram outra em seu lugar enquanto não encontram a verdadeira. Quanto a Coca acho que ela investe na longevidade e sentimento da marca junto ao seu público. Prefiro assim. Já pensou se toda semana a Ivete Sangalo aparecesse para seu público de uma forma diferente? Um dia loira, outro mais cheinha, depois toda recatada, e assim por diante? Iria confundir todo sentimento gerado em seu público e dessa forma nunca posicionaria a sua marca.
      Valeu e vida longa ao LOGOBR

  • Um círculo, um quadrado e outro círculo. Esta é uma das marcas gráficas mais fortes do Brasil. Mas eu me pergunto: será que o logotipo da Rede Globo é muito bom ou é a exposição maciça que o torna forte e marcante? Não acho que a marca gráfica da Coca-Cola seja atual. Na minha modesta opinião o que a mantém no topo e na cabeça das pessoas é a conjunção de dois fatores: 1) É uma marca clássica (e os clássicos envelhessem com mais nobreza). 2) As campanhas publicitárias, o marketing e o merchandising da empresa são muito bem estruturados.

    É aquela velha história… Um logotipo sozinho não constrói uma marca. Ela é fruto de um coordenado, constante e árduo trabalho estratégico. A Pepsi teve de fazer mais ‘lições de casa’ para se manter no páreo.

    Um abraço:

    Morandini

  • Concordo com o Morandini.
    Não acho que o logo da Coca-Cola seja bom, mas está de fato na cabeça das pessoas e todos estão acostumados com ele mais por um trabalho de Marketing do que de Design.

    Com certeza a Pepsi já não começou bem, mas temos que pensar o seguinte, quando vamos desenvolver algum novo trabalho, seja qual for, temos que pesquisar os concorrentes, pra dessa forma o resultado final não fugir do nicho de mercado, porque isso vai dificultar a associação dos consumidores daquele trabalho a tal tipo de produto. Então o que eles tinham naquela época era a Coca-Cola, e tudo bem que eles praticamente plagiaram o logo, mas não foi uma linha de pensamento completamente incoerente.

    Abraço,
    Victor Soares

  • mt boa =)

  • olha o q acabei de achar http://aletp.com/2009/07/28/vio-refrigerante-de-leite-da-coca-cola/
    isso mostra q a coca ta sempre provando q desatualizada ela não está!

  • Jonatha Dapper

    Ola, na minha opinião nenhuma das marcas estão certas ou erradas. O logo de cada uma das marcas esta seguindo o seu planejamento estratégico e a alma da marca. A pepsi tem em seu DNA a juventude, revolução e diversão. Ao contrario da Coca-cola, que tem em seu DNA “o mundo perfeito, equilibrado, feliz e seguro”, uma espécie de “Èden”. Acredito que a causa do logo da pepsi ser plagio do da coca em 1940 é a falta de um DNA autentico da pepsi na época. Mas desde aquele tempo a pepsi vem mostrando sua autenticidade, e se afastando do DNA da sua forte concorrente coca-cola.

    Abraço,
    Jonatha Dapper

  • Marlon Tomio

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog Daniel.

    Bom… Acho que analisar uma logo pura e simplesmente é demasiadamente superficial… não devemos esquecer que muito mais do que uma logo, o que realmente faz efeito é a histórinha contada para os consumidores, tudo o universo que é criado em torno de uma marca, não de uma logo, de uma marca mesmo. E é isso que eu chamo de branding.

    abraços!
    Tomio

  • Realmente não dá pra resisitir a deixar um comentário.
    Gostaria de lembrar o exemplo da Apple, com sua maçã. Enquanto Microsoft e Ibm investiam em identidades voltadas para o conceito de tecnologia, a Apple não foi atrás e inovou (como sempre) com um elemento q de tecnologia não tem nada, aliás bem pelo contrário. Essa referencia é só para questionar o fato de procurarmos muitas vzs nos basear nas identidades visuais dos concorrentes. Elas tem q ser estudados SIM, mas não necessariamente seguidos. E foi aí q a pepsi tropeçou. Acho q a pepsi demorou um pouco mesmo pra assumir e investir numa identidade própria mas agora q foi definido um conceito, o fato de renovar-se acho natural… Talvez pq a pepsi está sempre atrás da coca (pelo menos aq no Brasil)ela se renove constantemente. A coca tem seu logotipo de valor mas temos q ver q seu produto tbm é muito bom! É de aceitação mundial! Se não fosse o gosto da coca acho q esse logo não teria durado muito…
    Finalizando, acho q estamos em outros tempos e, com o perdão da pretensão, alguns dogmas do design gráfico deveriam ser revisitos. O fato de uma marca renovar-se não dveria ser visto apenas como uma falha, como um problema de fixação de identidade, mas, levando em conta esse fator tbm, o redesign de uma marca mostra q a empresa está preocupada com sua empresa e em “servir melhor” seus clientes. Q acham?

  • knxãlmx

  • Concordo com Jonatha e Carol. DNA da Pepsi é jovem e nada tem haver com o da Coca que prima por uma mundo SURREAL e deliciosamente preto e vermelho. Existe um filme chamado GUERRA DAS COLAS? Quem já viu? Fantástico! Eu tenho DVD! Quem quiser é só pedir!

  • Gilmar Vieira

    Algúem já viu o novo logo da Rádio Globo por exemplo?
    Deixou de usar o tradicionalíssimo formato de letra da Rede Globo de TV, para um esquema que mais parece feito no Paintbrush…
    A Palavra “marca” de fato é um conceito. Marcar é deixar impresso no inconsciente a característica de um produto, e seu imediato reconhecimento.
    Alguns projetos de “branding” me parecem ser mais tentativas “perdidas” de buscar uma coisa que está de fato errada, mas não na marca, mas na própria concepção do “produto”. “Durabilidade” ao longo do tempo me parece ser uma genialidade que nem mesmo o tempo pode apagar, ao contrário, a reforça.

  • Acredito que realmente temos que levar em consideração quanto a história da Coca-Cola agiu para fixar a marca ao longo de sua história, mas avaliação apenas o logotipo, em si, vejo uma marca que atende plenamente a diversas características inerentes a filosofia da empresa e ao mesmo tempo que enquadra-se a conceitos de criação aplicados ao longo desse tempo. Trata-se de um logotipo com movimento, forte, legível, de fácil aplicação, direto e até moderno, ou seja, não tem porque mudar mesmo. No caso da Pepsi até entendo que uma empresa com mais de 100 anos mude sua marca ao longo do tempo, o estranho é que as mudanças estão tornando-se cada vez mais frequentes, isso soa pra mim como insegurança e demonstração que não há uma certeza da identidade da empresa e essa descaracterização as vezes pode não ser entendia como modernização.

  • bruno

    talvez muitos não sabem, mas a pepsi é lider mundial, em poucos países a coca é lider.

    e acho q nossa percepção em relação ao mercado norte-americano seja diferente, ou alguém que comentou, morou ou mora lá?

  • Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e lhe desejar um ótimo fim de semana
    bjsss

    Aguardo sua visita :)

  • phildarri

    É verdade que o simbolo da Coca-Cola não tem mudado muito ao longo dos anos, mas não é correto colocar o logo de 2009 como o inicial. Esta foto mostra um pouco as diferenças:
    http://www.flickr.com/photos/kdepoorter/2111663174/
    A idéia não mudou, mas certamente o logo “evoluiu”.

  • João Sá

    Eu acho que é impossível a Coca fazer um logo melhor e com mais identificação com o produto. É o casamento perfeito, é a marca mais conhecida do mundo. Vejo a Pepsi como tentando e tentando… e nunca conseguindo!… Eu, que sou leigo, vejo assim.

  • Angela

    sou suspeita a comentar porque prefiro pepsi, nunca tinha parado pra pensar mas a fonte da coca nao me pareceu nada moderna e atual em comparação com a ada pepsi…..

    e tem outra soh aqui no brasil que a cola ganha de disparada da pepsi no resto do mundo as duas brigam muito mais por clientes

  • Concordo com o Dado (e com o Wollner). Tecnicamente, não sei dizer se o logo da Coca-Cola é bom ou ruim. Porém, a estratégia de comunicação da Coca-Cola é perfeita. E a Pepsi teve um começo de “cópia” e não consegue se desvencilhar disso.

    E Bruno, não sei sobre a Pepsi ser líder mundial, nunca ouvi dizerem isso. O que eu sei (segundo o livro “Erros de Marketing – e acertos”) é que o grande trauma da Coca-Cola é todos os testes cegos com consumidores resultarem em “o gosto da Pepsi é melhor”.

  • Fernanda Segolin de Rezende

    Quem mais vende nos Estados Unidos, é a Pepsi.
    Se é pra lançar um produto cópia, não pode ter vergonha, já que lançou assuma, como a Pepsi fez, e deu certo.

  • Ae Daniel meu velho!

    Dá uma olhada aqui: http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/coca-cola_vs_pepsi_revised_edition.php

    Essa imagem está equivocada :)

    Não precisa aceitar o coment, é só para ti o toque.

  • Pingback: Fique por dentro Cocacola » Blog Archive » Coca-Cola vrs. Pepsi: logotipos « LogoBR()

  • Jonatha Dapper

    A minha opinião é a seguinte, a coca-cola tem um ícone, que agora infelizmente não esta tendo destaque, que é muito mais forte do que o ícone da pepsi e que tras uma forte recognização da marca coca-cola, é a garrafa. Na minha opinião, ela é o segredo do sucesso, da lembrança e do hábito coca-cola. Alem dela transmitir todo o conceito coca-cola, ela esta intrinseca no conteúdo das propagandas e mensagens da coca-cola, aumentando a associação da garrafa com o universo coca-cola. Por isso que acho que a garrafa/ícone tem muito mais merito do que o lettering da coca-cola, pois o lettering não esta no conteúdo das mensagens, e consequentemente não é tão associado como a garrafa ao “mundo coca-cola”.

  • Pingback: Coca-Cola e Pepsi « Lílian()

  • Gabriela

    Particularmente, eu prefiro o logo da Pepsi, por ser mais minimalista…

  • A marca da Pepsi de 73, pra mim foi a melhor deles.

  • Pingback: Lavagem Cerebral | Mimimimi Feelings()

  • Pingback: Mimimimi Feelings()

  • ana carolina botura

    Nossa não sei nem o que dizer…fiquei confusa…
    Não sei dizer quem fez certo uo errado, ou quem foi mais criativo…

  • delf.

    acho que ja devia mudar a 50 anos pois e bue antigooo que mude

  • Mateus Avila

    Não sei se foi abordado o fato de nos anos 50 a Pepsi ter incorporado as cores da bandeira estadunidense. Boa estratégia, tendo em vista que a mesma é a campeã de vendas nos EUA conforme algumas pesquisas.

  • Pingback: A última década: Logos | Fernando Paes()

  • Marcus Maia

    Olha, acho importantíssimo uma análise sóbria dessas logos, principalmente porque nós, designer, somos os mais inteirados da função de uma logo nos valores, estratégia e missão de uma empresa. As mudanças e como as logos se comportam são reflexo dos valores e missões das duas empresas, claramente! A Coca-Cola é uma empresa com um marketing extremamente positivista, familiar e conservador! Todos sabemos que o Papai Noel é vermelho por conta da Coca… eles adotaram um esquema família para transmitir sua imagem. Já a Pepsi investe no jovem! Podem reparar nas propagandas gringas da Pepsi.. são agressivas e atacam diretamente a Coca-Cola… bem como os “garotos propaganda” da Pepsi.. eram Michael Jackson, Britney Spears, etc.. a Pepsi, claramente, tenta atingir um público mais jovem, em detrimento da Coca que tenta atingir um público família. Dada a análise, o que vocês preferem? Aí é gosto. Pessoalmente, acho a Pepsi mais ousada, interessante, sem contar que a identidade deles é mais bonita e coerente com seu público.

  • Ronal

    A história da Coca-Cola é rica,quem a conhece bem como eu,sei o que estou dizendo.
    Trabelhei lá e voces deveriam saber o quanto a história é interesante.
    O inventor da fórmula se chamava John Pemberton,que em 1886 inventou a formula,tambem chamada posteriormente de ¨7x¨.
    Ai eu pergunto,que história tem a Pepsi???

  • Paula

    a empresa pepsi co. e muito maior que a cola-coca e, me disseram,que a pepsi é mais consumida nos EUA

  • Alexandre

    na minha opiniao a diferença nas mudanças se deve ao tipo de visao que a marca tem, no caso a pepsi e mais voltada para a atualidade , enquanto a coca deixa o logo mais classico possivel. O que importa para mim e que a pepsi e muito mais gostosa que a coca e eu conheço muito mais gente que concorda comigo do que discorda, entao para mim a pepsi e sim, muito bem sucedida, o que se ve em empresas que a servem no lugar da coca como por exemplo a pizza hut.

  • Ellen

    Adorei a comparação e ainda mais a educação do mediador da discussão. Realmente não sei do que gostei mais!