Design para farmácias: Arce

Por Daniel Campos

3 de julho de 2010

Compartilhe esse post

Aloha!

Esse post terá dois propsósitos: 1- mostrar um projeto bacana, uma boa referência e 2- incitar o pensar em todos nós e iniciar uma boa discussão. 😀

Há algum tempo atrás, andando pelo centro de Campinas, comecei a reparar nos logotipos de farmácias e percebi o quanto eles eram parecidos. Desde então me perguntava se ainda veria design com paridade mas munido de diferenciação também.

Claro, não fui o único a reparar nisso e como prova já podemos ver projetos para farmácias com outras abordagens, como por exemplo, o que a Tátil e a Thymus Branding fizeram para a Droga Raia, trabalhando o posicionamento não somente com o logotipo, mas também com o design das lojas, fazendo com que o consumidor tenha uma experiência diferenciada com a marca em todo tempo, incluindo no atendimento (leia aqui o artigo do RaoBlog sobre o projeto).

Dei essa introdução para, também comentar sobre o projeto da Droga Raia, mas para mostrar o trabalho feito para a rede de farmácias Arce (Espanha) que achei fantástico. O trabalho foi desenvolvido pelo estúdio Demokratica, baseado em Elche, Espanha também.

Peço que deixem de lado um pouco o fato de ser um design feito para a Espanha e que lembremos somente que é um design feito para uma rede de farmácias, ok 😀

Muito bom o visual. Bem projetado, bem aplicado. Além desse look muito bacana, esse projeto me chama atenção porque tem alguma diferenciação dos demais. Seja pelas cores, pela tipografia ou pelas fachadas, vejo um design para farmácia que iria se destacar de tudo por aqui.

Gosto desse projeto porque na mesma hora que o vi, pude identificar uma farmácia e logo depois já tive a sensação de que eles oferecem algo diferente (pelo menos a sensação), talvez uma experiência, não sei. Mas garanto que iria lá pra ver.

Mostrando esse projeto e citando minha reação como consumidor (não sei a de vocês), inicio um questionamento: já reparou como o design para farmácias tem a mesma cara? Cruz vermelha (ou negativada no vermelho) e/ou azul, mais vermelho, caixa-alta e etc. Algo que não posso negar é que no fim das contas, tudo parece muito igual aos meus olhos (guardadas as proporções, é claro). Parece que todas falam a mesma coisa, fazem a mesma coisa, vendem a mesma coisa.

“Mas Daniel, você ta viajando na maionese. É claro que farmácias vendem as mesmas coisas.”

Exato! E qual o papel de uma marca (partindo do princípio que o logotipo é parte da marca)? É o de diferenciar, o de que criar valores a sua volta de ene maneiras, ganhando a confiança e preferência das pessoas. A marca tem o dever de ser tudo isso que faz com que eu compre aspirinas na famácia A ou invéz da B. O logotipo e a comunicação visual tem parte importante nisso e é ai que falo que (aos meus olhos) é tudo igual, falam o mesmo, não se destacam, não se difenciam.

Claro, tudo isso é uma visão muito pessoal e sem estudos de mercado, dados importantíssimos na elaboração de um projeto de marca. Mas quero perguntar a vocês:

O que acham disso tudo? Acham também que existe excesso de paridade e pouca diferenciação nas marcas de farmácias? Acham tudo isso uma grande baboseira e que esse post deveria apenas mostrar o projeto do Demokratica e pronto?

Por favor, compartilhem suas idéias. 🙂