Dossiê logo copa 2014 (antes do lançamento)

por Daniel Campos | 11 06 2010

LEIA O NOVO ARTIGO DO LOGOBR, ESCRITO APÓS O LANÇAMENTO OFICIAL DO LOGOTIPO.

Aloha!

O LOGOBR tem por missão o disseminar conhecimento. Os leitores mais antigos sabem que, se vamos falar de algum assunto que está sendo muito discutido, buscamos informações relevantes, que ainda não foram ditas, para que se justifique um novo artigo sobre um assunto que deve ter sido replicado em inúmeros blogs e sites. Por isso, esse post só vem ao ar hoje, oito dias depois que começou a ser escrito.

Esse ai é o logotipo para a Copa 2014,  Brasil. Dado como furo pelo portal iG, o logo é uma alusão a três mãos que juntas formam a Taça FIFA. Somente com a imagem em preto e banco, o logo trazia o nome BRAZIL, usando “Z”. Ainda segundo o iG, ele seria usado em diversas cores. Claro, a web brasileira foi inundada por protestos. Comparações com Chico Xavier, roubalheira dos políticos e até com o ótimo projeto para a Euro 2012.

A coisa ficou mais feia algumas horas depois, quando o GloboEsporte.com divulgou o logo em cores, mas sem o nome BRAZIL. Dando a informação de que ele havia sido escolhido entre sete diferentes opções por um grupo de “notáveis”, sendo estes: o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.

Wollner se manisfestou, dizendo “ser lamentável.”

Cheguei a ver semi-organizações de protestos com site e tudo mais. Blogs de design queriam lançar seus concursos para o envio de sugestões, de outro lado blog de publicidade lança seu concurso… virou um “auê“. Enqunato isso, informações importantes eram publicadas na web e poucos se davam conta disso. Tais informações foram publicadas de maneira espalhada, mas que se unidas formam inúmeras perguntas que tornam todo esse processo de “logo, escolha do logo, notáveis, Brazil e etc”, no mínimo, estranho e pouco explicado.

No dia 02 de junho, o Portal 2014 postou um artigo falando sobre o inconformismo dos designers brasileiros com o projeto. No fim do artigo cita que a ADG tinha um acordo com a FIFA para ela mesma coordenar o processo de escolha dos logos. Logo que li isso, tentei contato com a diretoria da ADG para falar mais sobre, pois, particularmente, eu nunca havia ouvido nada a respeito dessa missão da ADG e muito menos sobre um possível concurso entre escritórios brasileiros. Recebemos a seguinte resposta:

Estamos no momento aguardando um possível retorno da FIFA com mais informações para que possamos, caso contactados, dar alguma informação mas neste momento tudo que sabemos vem a ser o que tem sido circulado pela mídia e que não corresponde a informações oficiais e tem sido de uma maneira geral especulativas e incompletas.

Tudo o que temos conhecimento é relativo à uma primeira etapa do processo de seleção (informação publicada pela ADG), que foi cancelada pela FIFA e que, a partir de então, desenvolveu um novo e completo processo sem nosso conhecimento e participação, e sobre o qual não temos nenhum controle ou informação.

Caso a FIFA nos retorne com mais informações entraremos em contato.

Me enviaram junto o link onde foi publicado o processo de seleção dos escritórios. Como vocês podem ver, parece que foi um concorrência aberta. Contudo, alguém viu algum cronograma sobre o concurso ou qualquer outras informações que deixassem o processo mais transparente?

E mais: recebi a informação de alguém ligado a diretoria da ADG que, na verdade, a entidade indicou alguns top estúdios para que fizessem suas opções. Ou seja, não houve concorrência. Essa informação foi também publicada pelo portal iG, que fala sobre “agências convidadas”. Chega-se até cogitar que a CBF procurou as agências de seus patrocinadores.

Esse mesmo artigo coloca em xeque o “juri”de notáveis do logo, pois, segundo o iG, a CBF e a FIFA não confirmaram oficialmente isso. Contudo, o site especial para a Copa 2014 dentro do portal do Ministério do Turismo, publicou tudo isso.

E no último dia 10, a ADG soltou um comunicado oficial no seu site. Leia aqui.

Enquanto isso, no lustre do Castelo

Enquanto vemos essa bagunça que a FIFA fez por conta desse projeto, o Comitê Olímpico Internacional junto com o Comitê Rio 2016 dão um exemplo de transparencia em concorrências desse tipo.

Em 12 de abril, lançou o edital do concurso. Já nesse lançamento, havia todo o cronograma, regras, fases do processo e o que ia rolar em cada uma delas e até do valor que a agência vencedora iria receber. Tinha até o valor do pró-labore que as finalistas ainda irão receber para elaborarem suas propóstas. Tudo muito transparente.

Depois organizou um workshop para que fosse discutida a identidade visual dos Jogos. E ainda continua publicando sobre o processo de escolha do logo, como pudemos ver na última semana.

Um exemplo de valor dado ao design e de transparência a ser seguido. Pelo menos no que tange o processo. E não vou nem comentar a visão que o Comitê Rio 2016 teve da importância de tal projeto ser feito aqui no Brasil.

Enfim…

Não quero colocar em xeque a integridade de ninguém, nem da FIFA, da CBF, da ADG e muito menos dos designers e estúdios envolvidos nessa história. Apenas quero colocar os fatos para que todos vanhamos pensar juntos.

A FIFA faz um concurso (que parece que não foi um concurso), coloca gente pra trabalhar pra depois, inexplicavelmente, jogar todo mundo fora da jogada e sem dar explicações. Algum tempo depois, me aparece a imagem de um logo registrado na Europa (na mesma entidade em que a CBF registrou o seu) com o nome Brazil (com Z!) e 2014 + a forma do Troféu FIFA (e sem estar dentro do padrão FIFA, com aquele selo da parte inferior até a lateral direita). Era claro que isso ia dar no que deu. E as coisas estranhas não param por ai: segundo as notícias, o tal logo foi feio por um escritório francês chamado Richard A. Buchel. Você chegou ver o que o Google apresenta numa busca por esse nome? Nada! Somente as notícias sobre esse logo. Como uma empresa que trabalha pra FIFA e UEFA não tem, no mínimo, uma “home-page”? Se fosse minha empresa, eu adoraria mostrar esses trabalhos (olha o ego =). Impossível não é, mas é um pouco estranho. No Pipl, que é uma espécie de Google de pessoas, eu achei esse nome, e junto dele uma tag interessante: “FIFA Marketing”.

Antes de falarmos da marca em si, sobre seu design e etc., fiz questão de correr atrás dessas informações pois… está tudo muito esquisito. E ao que tudo indica, somente no dia 08 de julho, data do lançamento oficial da Copa 2014, saberemos qual é a real (e quais são as especulações, que não devem ser poucas).

E vocês, o que acham disso tudo?

____________________________________________________________


Update

Nessa semana, uma fonte do LOGOBR que participou em um dos projetos feitos aqui no Brasil para a FIFA (e que foram rejeitados), nos enviou uma imagem do briefing original, passado pela FIFA. Dá uma olhada.

Perceberam algo?
O logotipo que é (supostamente) o de 2014 não está de acordo com que o briefing pede. Falta o lettering inferior.

Isso pode colocar em xeque a tal imagem que está rolando por ai, não? Ou mesmo mostrar a falta de coerência da FIFA e provar que toda essa coisa de trazer a criação do logotipo aqui pro Brasil foi só história pra boi dormir.

Mais perguntas…

Arquivado em: Branding

Tags: , ,

Gostou do post? ››

0 +

Veja outros artigos em

Branding

A opinião tão importante dos leitores.

Comentários: 74

  1. Rafael
    11 Jun 2010 8:48

    Salve a Internet!!!

    Ótimo post! Finalmente alguma informação concisa sobre o assunto! Parabéns pela pesquisa e pelo blog!

    Enfim, aguardemos o lançamento oficial do logo então, para aí sim, discutirmos design.

  2. Octavio Aragão
    11 Jun 2010 10:56

    Segundo minha aluna Bianca Souza, “mão na bola é FALTA!”.

    Um.
    Horror.

  3. Jessica Dias
    11 Jun 2010 11:11

    Parabéns pelo post!
    Li varias informações soltas pela internet, mas aqui está tudo bem claro e sem acusar ou ofender ninguem.

    parabéns novamente!

  4. contro
    11 Jun 2010 11:15

    Jovem, é tudo muito simples. A Fifa é uma federação apesar de internacional, mas que foi fundada em Paris. A primeira taça Jules Rimet – leia com biquinho – já traz toda essa ‘francesada’ toda, o que não tem nada de mais. Mas o ponto que eu quero chegar é, a Fifa é literalmente a dona da bola, joga com ela quem quer. Acho que mesmo se nos dias de hoje, o brasileiro João Havelange – que tem um pézinho na Europa – fosse o atual diretor da Fifa, a situação ainda não teria sido contrária. O que não deixa de ser uma pena.

  5. Mayqui
    11 Jun 2010 12:29

    O Ricardo Teixeira deve ter ficado com o dinheiro que seria investido na produção do logo da copa. Viva a máfia da CBF!

  6. André Gustavo
    11 Jun 2010 15:13

    Eu sinto vergonha alheia por isso.

  7. Carolina Poll
    11 Jun 2010 15:22

    Excelente post Daniel, parabéns!

    Estava tudo muito confuso e muito mal explicado mesmo. Eu particularmente não ‘vou com a cara’ da Fifa, eles fazem o que bem entendem e só ficam com o lucro.

    É uma pena que coisas como essa, do logo, aconteçam, sou 100% a favor da Copa no Brasil, mas é deprimente sermos tratados assim desde agora.

    Aguardemos o dia 8, quem sabe algumas coisas se esclareçam!

  8. Lucas Q. Morais
    11 Jun 2010 16:46

    É verdade.
    nada como informações consisas e com fundamento.

    será alguma coisa zoada que em breve descobriremos como sendo um “terrorismo virtual”? aushduhasduhasd

  9. Michele Silva
    11 Jun 2010 17:17

    Parabéns pelo posto e pelo blog Daniel. Muito bem escrito, muito bem organinizado e muito elogiado.Até para quem não é da área (como eu) consegue se interessar em lêr seu blog.
    Você tem muito talentoS com certeza irá longe nessa profissão.
    Parabéns de novo e SUCESSO .

  10. luiz cledio
    11 Jun 2010 22:45

    E pensar que futebol era apenas uma “pelada”
    Agora vejam quantas “cabeludas”

  11. Iddea
    12 Jun 2010 0:57

    Acredito que se pegar essa “logo”e mandar imprimir em uma caneta a tipografia não vai ficar legivel. E por que do vermelho? destaque???? acredito que estudando um pouco seja você no primeiro periodo de design grafico, vai ver que esses lances de destaque não fica só na cor e ultimamente esta beeeeeeem batida essa ideia.

    O conceito esta legal, simples, facil de entender: todos pela taça.

    Mas essa tipografia………… ta matando

  12. itamar
    12 Jun 2010 14:42

    é feio! uma vergonha pra uma nação com tanta gente criativa que pode produzir algo muito melhor em seu próprio solo pedir a um escritório francês desenvolver uma logo. eu acredito que não houve um pingo de patriotismo ao criar a logo e nem ao menos o orgulho e respeito que se deve… é como mandar um estrangeiro desenhar a sua bandeira… a sua marca! muito feio!

  13. Anderson
    12 Jun 2010 14:53

    Taí porque confio mais nos blogs do que em portais de notícias.

    Excelente post, bem amarrado, com cobertura imparcial e tratando o assunto com profissionalismo.

    Independente da qualidade do trabalho (péssima na minha opinião), acho ruim quando alguns brasileiros com complexo de vagabundo comparam a imagem com roubo, metendo a mão, quando vamos nos libertar desse perfil ridículo, heim?!!!

  14. Joāo Gabriel
    12 Jun 2010 23:39

    Como sempre eu estava esperando por um parecer seu sobre o assunto Daniel. Muito bom o post! Abraços

  15. Fagner Barboza
    13 Jun 2010 0:09

    Na minha opinião, um cocô, não pelo simples fato de ser feia ou parecida com isso ou aquilo, assim como o Anderson diz acima. Simplesmente não faz juz ao que nossos designers conseguem produzir cara!

    Pareceu algo que foi feito por debaixo dos panos, para poupar os brasileiros, pobres latinos, da confecção de uma marca que não seriam capazes de fazer à altura do que é o evento. Pelo menos é que subentendo. – Teria a FIFA achado que iríamos “cagar” a imagem do evento produzindo uma porqueria?
    Ah Só!!

  16. dezprauma
    13 Jun 2010 1:07

    Parabéns Daniel, excelente post, informações bem concisas e imparciais.

    Se existe algo que me deixa envergonhado é ver como existem Blogs/Sites que dizem ser feito por profissionais e formadores de opinião, saírem “metendo o pau”, criticando e falando um monte de besteiras sem ter ao mínimo procurado saber o que aconteceu.

    Novamente parabéns!!

  17. Márcia Borlenghi
    13 Jun 2010 7:26

    Verdade, o que disse o Anderson. As vezes quem deveria ser sério e ser “farol” a nos guiar pela web, é quem nos faz afundar. “Viva!” aos blogs como o do Daniel.
    Obrigada pelo post, como sempre.

  18. Marcos Accioly
    13 Jun 2010 9:38

    Obrigados pelas informações sóbrias e referenciadas, imparciais mas decisivas.

    Aqui no Design Gráfico da Ufes isso já deu bastante “auê”, como você mesmo disse, e estamos (ainda) na esperança de que algo melhor seja alcançado para nos representar visualmente em 2014.

    Abraço,

  19. Silvia Zampar
    14 Jun 2010 8:10

    Pra mim isso já demonstra a “seriedade” como as coisas são tratadas no Brasil, beneficiando interesses pessoais. Provavelmente esse logo foi sim criado pela agência ou estúdio de alguém que estavam “com o rabo preso”.
    Acho que será assim com a música e com tudo mais, sabemos o quanto “muitos” irão “enfiar de dinheiro na cueca” com um evento desse porte.
    É triste, mas absolutamente previsível tudo isso.
    Temos que aprender a conviver com tudo isso, não é mesmo?

  20. Lucas
    14 Jun 2010 9:05

    Escreveu, escreveu e não disse nada.
    Só um compêndio de informações antigas.
    Na boa, você, que possui um blog de visibilidade na área, deveria ser mais atuante nos protestos.

  21. Bruna Pires
    15 Jun 2010 10:40

    Bonito de ver os comentários dos seus leitores, Daniel.

    Meus parabéns, você conquistou um público qualificado e com opinião relevante, isso é muito bonito de ver, de verdade.

    Beijos e parabéns pelo post (quase um tcc sobre o assunto).
    ;)

  22. Luiz Lavos
    17 Jun 2010 3:52

    Aposto que se tivessem divulgado junto um Manual de Identidade Visual com 746 páginas enchendo linguiça (como sempre) pra explicar os porquês da marca, todos os “designers” de plantão iriam achar lindo…

  23. Karina
    17 Jun 2010 16:51

    Só o fato de colocarem a marca da internet, sem apresentar nenhum conceito e alegando ter sido aprovada por tal equipe de “notáveis” já põe em xeque tudo e qualquer coisa que tentem defender.

    Em relação à coerência da FIFA, é bem perceptível o contrário. Mesmo porque, no ano passado quando desenvolvemos o nosso TGI, que se trata de uma proposta de Identidade Visual para a Copa de 2014 (flickr.com/karina_campanha), fizemos uma vasta pesquisa sobre as marcas, cartazes e identidades das Copas anteriores, a fim de fazer uma análise dos elementos que deveriam constar, uma vez que entramos em contato com a FIFA, por email, e uma pessoa do departamento criativo respondeu que, por razões confidenciais, não podiam discutir e nem dar nenhum tipo de informação sobre a Identidade Visual da Copa de 2014.

    Quando realizamos o projeto, não tínhamos nenhuma informação concreta sobre o que a marca deveria conter, e ainda sim, nossa proposta parece se encaixar mais nesse perfil, do que a própria da FIFA, que diz ter sido criada aqui.

    “/

    • Daniel Campos
      22 Jun 2010 21:18

      Karina,

      Mas que prazer e que honra receber sua participação por aqui. Fico imensamente feliz por isso =)
      De fato, o ótimo projeto que você fez se encaixa mais com o que o briefing pede.

      Quanto ao logo que está rolando, esse não foi feito aqui no Brasil. Pelo contrário, os projetos feitos pelos 10 estúdios brasileiros indicados pela ADG foram todos rejeitados. Esse ai foi feito fora do país, sem a participação da ADG ou de qualquer escritório de Design. Por questões contratuais, nenhum desses participantes brasileiros podem mostrar suas propostas. Teremos que ficar nesse “escuro”, pelo menos até o dia 08/07.

      Karina, muito obrigado pelo seu ótimo comentário e pela participação. Só veio a acrescentar a todos nós. POr favor, volte mais vezes

      Aliás, quem não viu ainda o TCC da Karina, que é um projeto de identidade visual para 2014, não deixe de acessar.

    • Luiz Amorim
      13 Jul 2010 12:06

      Já comentei lá em baixo, mas vi esse comentário depois. Karina, você está de parabéns pelo seu TCC. Todos os projetos de design deveriam ter o cuidado que se tem no TCC em embasar tudo teoricamente para corresponder ao Briefing.

      Linda marca, um estudo muito bom. Não sei se corresponde exatamente ao Briefing completo, mas a identidade corresponde muito mais ao Brasil, e à Copa do que o ‘Chico Xavier’ com a mão do Lula.

      Mais uma vez, Parabéns!

  24. Gabriela
    17 Jun 2010 16:59

    Parabéns Dani =D

    Muito bom o post… Acredito que tudo não passa de uma jogada, ou alguém fez o mesmo que alguns brasileiros fizeram com o CALA BOCA GALVÃO, inventaram uma historia bonitinha, um vídeo bem feitinho e tcharan… mais um fake por ai… =D

    Beijos Beijos

  25. Fernando Galdino
    17 Jun 2010 19:42

    BOA.

    Likei lá no espaco.com.

    Parabéns.

  26. Bruna
    17 Jun 2010 19:51

    Eu tenho a esperança de que tudo isso seja uma grande mentira que apareceu por engano no portal IG e muita gente está alimentando. Como a história do CALA BOCA GALVAO no twitter. É difícil acreditar que tudo seja tão bagunçado assim e que eles não têm vergonha de dizer que ‘personalidades’ como Ivete Sangalo aprovaram. Só podem estar curtindo com a nossa cara!

  27. Ve
    17 Jun 2010 21:36

    Espera, se este REALMENTE for o logo, ainda é um rascunho, certo??? Diz que sim, por favor. Eita desenho horrível (gostei um pouco do conceito, no entanto).
    Agora me digam, o que seria ESTE logo que encontrei em minhas pesquisas? Por favor, digam que ainda há esperança… (bem, achei mais digno, pelo menos, hehe) -> http://gremio1903.files.wordpress.com/2009/09/copa-2014.jpg

  28. Filipe
    18 Jun 2010 0:33

    parece que o tal escritório francês não seria o responsável pela criação porque é um escritório de advocacia! eles seriam os responsáveis apenas pelo registro da marca nos órgãos europeus de patente. eu tb escrevi sobre isso no meu blog erradamente (http://fichagas.blogspot.com/2010/06/psicografaram-uma-marca.html).

  29. Ricardo Scarione Camargo
    18 Jun 2010 2:12

    A pesquisa foi muito boa… eu também gostei do que eu li, só existe um ponto que eu vi que não serve como argumento que é o caso do Brasil com Z.

    Todas as logos da copa sempre usam os nomes dos países em inglês que é considerado a lingua universal. Assim foi com a Alemanha, e a própria África do Sul…

    Alemanha em Alemão = Deutschland e não Germany.
    Africa do Sul na lingua nativa = Suid-Afrika e não South Africa

    E por ai vai…
    Mas de resto esta bem fundamentado.

    • Daniel Campos
      20 Jun 2010 11:20

      Fala Ricardo, tudo certo querido?
      Antes de mais nada, muito obrigado pela visita e comentário. Volte sempre, será um honra.

      Quanto a questão do inglês ou não, fui rever minhas bases para meu comentário.
      De fato, você tem razão… e eu também! :D
      Permita-me explicar:

      Até a a Copa de 98, os logos eram escritos na língua do país sede. Repare aqui.
      A partir de 2002, como você observou, eles passaram a ser escritos em inglês de fato.

      Muito obrigado por sua participação e principalmente pela correção.

      Grande abraço
      Daniel

  30. Filipe
    18 Jun 2010 10:27

    Continuo achando que esse logo não é oficial. Não encaixa no padrão dos outros (com aquele azul no rodapé e na direita e com o trofeuzinho no canto superior direito) nem na relação largura-comprimento que parece ser pedida pela FIFA neste anexo.

  31. Isac
    20 Jun 2010 4:14

    Desculpa, mas a minha reação, quando li isso

    “…o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, o arquiteto ***** Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.”

    foi essa:

    HAahahahahahAhahahAHhahAhAAHhAhA!
    O que a Ivete Sangalo tem com isso? hehehehehehehehhehe!

    E a comparação com Chico Xavier é ótima.

  32. Inacio
    23 Jun 2010 8:57

    Este é o logo do “Chico Xavier”

  33. Bruno
    30 Jun 2010 18:13

    Posso afirmar que houve sim uma seleção de agências no Brasil, onde entraram inicialmente Futurebrand, Ana Couto, Interbrand e outras que não soubemos na época, mas era um total de 6~8 agências. Não tenho conhecimento do trabalho de cada uma delas, mas posso afirmar também que o nível dos trabalhos feitos não foram satisfatórios para a FIFA e sua equipe de avaliadores, e que fariam uma 2 chamada para outras agências participarem. Triste ver, que o nível de escritórios chamados não foi o esperado, saber que o nível de criatividade de algumas estão bem ruins. A seleção da FIFA para as possíveis marcas seriam em 2~3 chamadas, onde cada uma apresentava um certo n# de opções, e após escolherem algumas, iriam para a fase de refinamento…enfim, difícil esperar algo bom a nível GRINGO de boa parte da galera por aqui no Brasil. Nos resta esperar para ver no que vai dar.

  34. Tonny
    3 Jul 2010 18:51

    Nossa! Quanta bobagem. Acho que o Bruno não vive neste país ou não acompanha nada de marketing ou propragranda do Brasil. Se assim não o fosse, jamais diria que é “difícil esperar algo bom a nível GRINGO de boa parte da galera por aqui no Brasil…”.
    O Brasil já cansou de ganhar campeonatos na modalidade pelo mundo afora, inclusive, recentemente, uma das inúmeras e excelentes agências aqui sediadas, foi agraciada com o título mundial, tornando o Brasil um dos únicos a possuir quatro troféus deste porte no mundo!!! É muita bobagem!
    Quanto ao logo, que mal gosto incrível!!! Júri de notáveis? Ivete Sangalo? Gisele Bündchen? Só podem estar de brincadeira!

  35. Bruno
    3 Jul 2010 19:43

    Propagada e marketing, ok, concordo. De fato vem crescendo e MUITO, a ponto de já se tornar um dos focos gigantes nas áreas que citou, ganhando vários prêmios e sendo sempre mais valorizado. Concordo plenamente…mas e o DESIGN? é bobagem dizer que agências de DESIGN que foram inicialmente chamadas, não conseguiram dar conta de fazer algo de bom nível e de agrado à FIFA??? caso contrário não teriam aberto a #2 chamada para outras agências apresentarem novas opções (detalhe que cada uma poderia apresentar mais de uma. Ou seja, nada de bom nível de fato…senão a historia seria outra.)…mera bobagem caro Tonny. de fato

  36. Detal
    8 Jul 2010 13:36

    Me pergunto se o Design é brasileiro, mora no Brasil e conhece nossa cultura.
    Se já começa bagunçado assim imagino como terminara esta novela.=/

  37. Leandro
    8 Jul 2010 15:28

    Cara parabéns pelo trabalho mais infelizmente no final das contas…. esse logo Lixo foi realmente oficializado …. espero que de alguma forma um milagre aconteça e essa coisa ridícula seja reconsiderado! :S

  38. Flavio Roberto Mota
    8 Jul 2010 17:13

    Se o logo fosse bonito, não haveria tanta discussão e questionamento.

  39. Isabella
    8 Jul 2010 19:16

    O anuncio hoje de que a logomarca foi criada pela agência de PUBLICIDADE África é a maior prova que ‘quem paga mais’ leva. Eu respeito muito o trabalho da África, mas na área deles, o Brasil tem sim escritórios de design mais do que competentes pra criar a identidade da Copa, exemplo o comitê olímpico. A Fifa é vendida, uma pena que se o Brasil ganhar a copa em 2014 a gente não vai saber se foi merecido, por competencia, ou se foi comprado (o que provavelmente será!). Eu pessoalmente estou arrasada e com vergonha do Brasil apresentar esse logo pro mundo, com exeção das cores, óbvias da bandeira, (alguém me explica o vermelho?!) não representa em nada o nosso país, tão rico em cultura.

  40. Felipe Peixoto
    9 Jul 2010 0:08

    eh possivel definir este logo em apenas uma palavra: BIZARRO !!!
    vamos começar uma campanha no twitter sei lah onde mas esse logo eh tosquérrimo… O da arara eh mil vezes melhor…
    Tiveram concorrentes pra fazer essa porcaria de 5ª série ?
    Que vergonha…. os dsigners brasileiros sao capazes de fazer muito melhor… !!!
    O sindicado dos dsigners (se é q tem um) vai reclamar em algum orgão competente ??

  41. Marcelo
    9 Jul 2010 10:27

    VERGONHA ALHEIA !! TEMOS QUE FAZER UM ABAIXO ASSINADO PARA CANCELAR ESSA PORCARIA DE LOGO JÁ !!! QUE LIXO SEM TAMANHO !!!

  42. Rafa
    9 Jul 2010 11:22

    simbolo, tipografia, cor… é tudo um desastre!

    Ninguem fala pra Gisele como desilar, ninguem fala pra Ivete como cantar e ninguem fala pro Paulo Coelho como ele deve escrever, então pq eles acham que tem a competencia de julgar o que é design gráfico bem feito?! mto triste…

  43. Luis Caio
    9 Jul 2010 11:58

    Pra ser sincero, achei que o logo para a copa já estava escolhido como tudo que será feito no Brasil daqui em diante: basta colocar a imagem de uma PIZZA escrever o nome do evento e pronto!
    O que entendi deste logo é: o importante é colocar as mãos na taça, não importando como…, porém, futebol se joga(fora o goleiro)é com os pés, ou será que essa logo está é homenageando os lalaus que levaram a outra taça?

  44. A África é logo ali...
    9 Jul 2010 12:10

    Tão bom que já estão até sacaneando o novo logo…

  45. Rafael
    9 Jul 2010 14:09

    Não parece um facepalm? Se Freud estivesse vivo ele esplicaria! Saca o desmotivacional:

    http://img686.imageshack.us/img686/1928/simbolofaepalm.jpg

    BRASIL 2014
    Vocês estão fazendo isso errado….

  46. Neusa
    9 Jul 2010 18:24

    Pesquisa tão bem feita que usarei em sala de aula para formação de consciência crítica. É dessa postura que precisamos para nos tornarmos uma nação.
    Parabéns pelo espiírito investigativo e desejo que vc seja bastante lido.

  47. Vanderley
    10 Jul 2010 15:10

    Melhor os comentários que o post.

    Só aqui tive a informação que logos da Copa tem que vir com o nome do país em inglÊs. Era a única coisa que me incomodava. Agora gosto 100% da logo.

    Parabéns Agência África.

  48. Daniel
    11 Jul 2010 11:30

    LINDO o projeto da Karina. Parabéns!

    Pena terem escolhido essa porcaria de logo oficial.

  49. Luiz
    11 Jul 2010 20:58

    O logo colorido é o correto, mas não é com o nome Brazil, e sim com

    FIFA World Cup
    Brasil

  50. Marcos
    12 Jul 2010 22:11

    Ainda há uma esperança: Vamos encher a FIFA e a CBF de e-mails protestando contra essa logo! CBF: http://www.cbf.com.br/php/fale_cbf.php. FIFA: http://pt.fifa.com/contact/form.html. Incluam links de sites onde há comentários indignados sobre a escolha. Designers, uni-vos!.

  51. guilherme
    13 Jul 2010 11:30

    Vocês notaram, que a mão superior é uma mão com 4 dedos, e a outra com 5 dedos??? Uma alusao ao nosso ilustre presidente do Brasil.

    E antes do 2014, o indicador e o polegar formam uma letra L , assim, uma alusão a possivel candidatura do Lula em 2014.

    São mensagens subliminares…

  52. Bruno
    13 Jul 2010 11:37

    Pensando um pouco na tridimensionalidade da taça, e sendo a “maõ de 4 dedos” uma mão direita, o dedão estaria escondido para o lado de trás da taça, sendo assim, não havendo obrigatoriamente um erro fatal na contagem dos dedos da mão superior.

  53. Luiz Amorim
    13 Jul 2010 11:57

    Esses dias a Africa declarou no Twitter ser a agência que desenhou a marca da copa.

    Assim, cansei de julgar e comentar todos os postas que vi sobre essa burrada visual, mas aqui vou me conter em dizer que esse post está ótimo, informando várias fontes.

    Tem uma ótima entrevista do Wollner que li ontem em que ele não comenta apenas a “vergonha” e sim que o projeto de Design é pouco maior, com publicidade, moda e diversas áreas reunidas coordenadas pelo designer. Diz ainda que no Brasil não existe esse tratamento da profissão, e por isso dá pra concluir: Deu no que deu.

    Aí dizem que “fazemos designer de sombrancelha” não abala ninguém pois nunca um cara desses ganha Cannes. Eu acho que a culpa é disso… é do “sobrinho” fazer melhor, de cartão de visita express… cria-se uma cultura que fica refletida nessa coisa aí.

  54. Bruno
    13 Jul 2010 12:49

    Ótimo comentário Amorim…de fato e infelizmente não temos uma cultura e nem um respeito pelo que é design de verdade e o que é o desastre que o “sobrinho” cria, achando que está tudo ótimo, lindo e maravilhoso. É uma pena. Onde está a entrevista do Wollner que viu? Gostaria de ler também. Abraço

  55. Daniela
    13 Jul 2010 17:54

    Muito boa a matéria! Mais triste que esse logo é a falta de transparência no processo de escolha. Já começamos a ter um ponorama de como será essa Copa pra nós.

  56. LUCIANO SANTOS
    14 Jul 2010 12:01

    LAMENTAVEL ESSE LOGO AI, TANTOS PROFISSIONAIS NA AREA DE DESIGNER PRA FAZEREM UM NEGOCIO TÃO SEM GRAÇA.
    COMO ESSE AI, ATÉ UM CRIANÇA DE TRES ANOS FAZ UM DESENHO MELHOR QUE ESSE!

    SÓ NO BRASIL MESMO!

  57. Cristiano Barriento
    14 Jul 2010 14:52

    Gostaria de termo um ar melhor para essa copa de 2014, pois depois que passou a euforia da realizaçao da escolha do pais as ganhador do direito de sediar a copa, percebo que tem muitos Brasileiros e politicos remando contra a maré, percebo que infelizmente o povo Brasileiro é solidario, mais estamos longe de sermos patriotas, pode até está faltando organizaçao e estarmos atrasados em muitas coisas, mais fica claro que o Brasil será cobtado em fazer muito mais coisas que por exemplo a africa fez, mais o ruim disso tudo é q a nossa copa, pode se tornar uma grande ferramenta para intereses politicos, no final disso tudo podemos ver com mais claresa que somos um povo nada patriota, vivemos na base do cada faz o teu e mais nada pelo pais, cade a nação Brasileira meu povo, podem falar o q quiser dos Estados Unidos, mais que são patriotas são um exemplo são os filmes norte americanos q sempre mostra q em todas as casa dos EUA,sempre tem uma bandeira do pais em um mastro de uma casa, em quanto q no Brasil o unico orgulho que temos em ver uma bandeira na nossa patria é quando vamos ou passamos em frente de um banco….

  58. luciano
    26 Jul 2010 16:17

    é lamentavel um logotipo assim ser aceito.

    http://www.porralogo.tumblr.com

  59. Denys
    30 Jul 2010 16:10

    O chato é que os meios de comunicação só dão atenção ao problema se um estadunidense diz que o logo é feio e propõe um melhorzinho mas com o mesmo conceito ruim. http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2010/07/30/designer-dos-eua-descreve-logo-da-copa-2014-como-um-pesadelo.jhtm

  60. Ashy Vippaty
    30 Jul 2010 16:45

    Ai que tristeza! Nessas horas eu queria acreditar em milagres para que esse logo fosse modificado. Odiei o formato dos dedos, os pulsos, as proporções, a mão na bola, etc… Eu prefiro quando aparecem coisas escritas do lado dele, pois assim disperça um pouco meu foco! Estou com muita vergonha desse logo…

  61. Alan
    27 Aug 2010 16:57

    Lamentável mesmo esse logo do Chico ai.
    Pra mim o melhor material que vi até agora e que deveria ser valorizado e aceito é esse.
    http://www.brandsoftheworld.com/logo/brasil-2014-0

    Esse sim é um logo digno de ser apresentado ao planeta, e não essa cara de quem está se lamentando.

  62. ymps
    14 Sep 2010 18:32

    CINSERAMENTE EU ACHEI ESSE SIMBOLO
    UMA PORCARIA CONCORDO PLENAMENTE COM O VIDEO!!!!!!!
    4 ANOS ESPERANDO E É ESSE O NOVO LOGOTIPO!!!!!!!!!
    ACHO QUE O POVO BRASILEIRO MERECE MUITO MAIS QUE ISSO!
    ESSE LOGO NÃO COMBINA NADA NADA NADA MAIS NADA MESMO COM O BRASIL!!!!!!!!!!!
    É MELHOR OS CORDENADORES DA FIFA PENSAREM MELHOR E MUDAR LOGO ESSE LOGO!! E BOTAR PESSOAS MAIS ESPECIALIZADAS PARA ESCOLHEREM O LOGO!
    FALA SE RIO DESSSA VEZ ELES FIZERAM FEIO!!!!!!

  63. futesalto
    17 Oct 2010 22:43

    O mais incrível não é um profissional criar este tipo de trabalho, o pior é ele ter sido aceito, e mais incrível ainda por mais de 1 pessoa. De fato algo para se lamentar.

  64. toshio
    4 Jan 2011 23:08

    Eu acho que o sobrinho do Blatter é que deve ter feito o
    logo. Afinal, é a velha história: “ele gosta de desenhar, tá
    fazendo curso de desenho” e blá, blá, blá… Vai saber que tipo de
    sacanagem deve ter rolado pra conseguirem implantar um lixo
    desses… Olha, Uma instituição com o tamanho e o poder da FIFA
    conseguir fazer uma m… dessa é um feito digno de nota. Parece que
    nunca fizeram um evento desses…

  65. Diego Ventura
    15 May 2013 10:34

    Qual a fonte utilizada na palavra Brasil?

Agora diga o que você pensa.

Deixe seu comentário

Nome

E-Mail

Link

Mensagem

Campanha prol projeto Ilha Design



E se todos os criativos do Brasil pudessem ajudar a colorir o coração de muitas crianças? O Ilha Design faz isso há 8 anos. Um trabalho voluntário que leva Design e Artes como fatores de integração social e cultural para crianças em Escolas Públicas. Mas agora o projeto precisa de pessoas como você para continuar a existir. Até 4 de outubro estamos em campanha junto com eles para ajudar na arrecadação de fundos.

Entre no link, conheça o projeto e ajude. Compartilhe com seus amigos. Vista a camisa do Ilha Design.

Veja +


Diatipo 2014



O Diatipo já é um evento esperado todos os anos, já entrando para o calendário internacional do mercado tipográfico. As inscrições para 2014 já estão abertas e a participação confirmada de Matthew Carter e Alexandre Wollner.

Veja +

Brix Sans



Depois de vários meses em silêncio, Hannes von Dohren volta com um lançamento fantástico: Brix Sans, uma família de 12 fontes, toneladas de OpenType e uma versatilidade absurda. Até dia 27/09 por $49.

Veja +

R Misto Bauru



Este ano Bauru sediará o 8º Encontro Regional de Estudantes de Design da região de São Paulo e também o 16° Interdesigners: o R Misto. O evento ocorrerá dos dias 5 a 9 de novembro e pretende apresentar a mistura diferente que permeia a vida dos estudantes da cidade.

Veja +