Logos nas eleições americanas desde 1960

Por Daniel Campos

9 de maio de 2008

Compartilhe esse post

Dando uma olhada pela internet, blogs e mais blogs, descobri um site muito bacana, onde estão concentrados todos os logos de presidenciáveis dos EUA desde 1960.

Os designers tiveram (e ainda tem) que rebolar muito pra criar novos logos, pois as opções, principalmente de cores, não são muitas. Usar cores da bandeira (azul e vermelho) é quase que regra, raramente colocam outras cores que quando usadas, são o amarelo, verde, preto e alaranjado. Em 1972, Muskie usou violeta-escuro como background. Também existem alguns casos onde se usa marroms. Repare também nos tons de azul: alguns são mais brilhantes e quentes e outros mais escuros e frios. Nos últimos anos notamos um uso maior de curvas, remetendo, na maioria dos casos, a bandeira americana e também o abandono das fotografias, muito presentes nos anos 60. Os quase unipresentes simbolos são: estrela, bandeira americana, águia e o ano da disputa. Há também corajosos logos que carregam consigo coração, chapéu cowboy e sinais de rua.

Mas com certeza, nada foi mais criativo e belo que o logo criado para o democrata Barack Obama. Sem dúvida nenhuma isso marca um novo nível na elaboração das identidades visuais dos candidatos. Provavelmente seja o único logo de campanha politica dos EUA que carrega consigo uma tema visual (signo de um novo nascer para a América).