Euro 2012 Logo Design

por Daniel Campos | 29 06 2012

Aloha!

Sabe um daqueles projetos que quando você vê dá vontade de estudar aquilo por horas, ter todos os manuais e tentar aprender o máximo com ele? Bem, assim eu me sinto desde que vi o logo da Euro 2012, quando foi lançado em 2009. Na época não escrevi nada a respeito pelos motivos que vocês já sabem: escrevo quando tenho algo de novo a mostrar ou uma opinião forte para verbalizar. Mas desde então, me apaixonei pelo projeto. Nesse mês que o campeonato está acontecendo, meus níveis de admiração pelo projeto foram às alturas. Tudo é muito bem pensado, muito bem desenhado e se encaixa de forma linda e funcional.

E para nossa alegria, a consultoria portuguesa Brandia Central, responsável pelo projeto, lançou um site com diversas imanges, videos e textos apresentando a criação e desenvolvimento de toda a identidade visual da Euro 2012. Uma verdadeira “cereja do bolo”.

O site é curto, mas vocês encontrarão ótimo conteúdo: videos, ilustrações diversas, roughs, design televisivo, estudo mostrando como foi o processo de criação e de inspiração na estética do Wycinanka, desenho iniciais, logos, texturas, country flags, guidelines, aplicações do logo e todo o restante da identidade visual. Tem até o logo em realidade aumentada. Na verdade, é um blog. Eles estão atualizando periodicamente.

Meu primeiro destaque: post sobre o logotipo e sua aplicação (todas as versões, cores possíveis, tamanhos e etc). Detalhe para a atenção especial da Brandia Central em colocar os elementos TM© 2009 UEFA TM no logo de forma harmoniosa. Comparem com o que a Africa fez no logo da Copa 14 e vocês entenderão o que quero dizer.

Aliás, a preocupação da UEFA com suas marcas e em como elas se apresentam é invejável. Vide identidades para Euro 2004, 2008, 2009 (feminina) e o que eles fazem na Champions League e Europa League. Pode não ser que alguns não gostem disso ou daquilo, mas que a preocupação da UEFA em se apresentar bem ao mundo é clara, disso não existe dúvida. Eles tem até a “identidade sonora” para a Champions, que é tocada em todos os comerciais, no início e fim das transmissões e antes do início do jogo. Mas isso é assunto para outro dia. E que assunto!

E o segundo destaque, que não poderia ser diferente, vai para o kit Guideline. Dois livros belíssimos numa embalagem mais bela ainda, mostrando como a identidade deveria ser aplicada. Eu trocaria minha mãe por aquele livro violeta (mentira!).

A única coisa que senti falta, e que até agora não entendi por que não está lá, é um post mostrando o projeto tipografico exclusivo que eles fizeram para a Euro. É um projeto belíssimo que merecia ser mostrado.

Enfim, aproveitem, usem e abusem (e baixem!) pois esse site não ficará muito tempo no ar.

O blog continua sendo atualizado. Postaram sobre as ilustrações para os estádios e sobre a tipografia usando no logo. Assinem o RSS para que vocês recebem as atualizações :)

Arquivado em: Branding

Tags: ,

Gostou do post? ››

11 +

Veja outros artigos em

Branding

A opinião tão importante dos leitores.

Um Comentário

  1. marciso pena
    12 Jul 2012 20:16

    De fato, é admirável a preocupação da UEFA com suas marcas, e só revela o alto grau de profissionalismo e a distância enorme deles em relação a nós do hemisfério sul; não é por acaso que eles tem um campeonato altamente rentável e aqui nossos clubes vivem de pires na mão. O logo da Champions League é graficamente muito bonito também, e a forma como o logo é utilizado durante as partidas é algo muito bem bolado e deveria inspirar nossos dirigentes a fazer coisas decentes e profissionais por aqui. Veja o logo da ’Libertadores‘, existe coisa mais feia que aquilo? E o do campeonato brasileiro, nem tem. Na verdade tem aquela coisa batida, em 3D, da TV Globo. Enfim, estamos anos luz de distância em relação aos europeus nesse itém ( e em outros tb).

Agora diga o que você pensa.

Deixe seu comentário

Nome

E-Mail

Link

Mensagem

Campanha prol projeto Ilha Design



E se todos os criativos do Brasil pudessem ajudar a colorir o coração de muitas crianças? O Ilha Design faz isso há 8 anos. Um trabalho voluntário que leva Design e Artes como fatores de integração social e cultural para crianças em Escolas Públicas. Mas agora o projeto precisa de pessoas como você para continuar a existir. Até 11 de novembro estamos em campanha junto com eles para ajudar na arrecadação de fundos.

Entre no link, conheça o projeto e ajude. Compartilhe com seus amigos. Vista a camisa do Ilha Design.

Veja +


Diatipo 2014



O Diatipo já é um evento esperado todos os anos, já entrando para o calendário internacional do mercado tipográfico. As inscrições para 2014 já estão abertas e a participação confirmada de Matthew Carter e Alexandre Wollner.

Veja +

Brix Sans



Depois de vários meses em silêncio, Hannes von Dohren volta com um lançamento fantástico: Brix Sans, uma família de 12 fontes, toneladas de OpenType e uma versatilidade absurda.

Veja +

R Misto Bauru



Este ano Bauru sediará o 8º Encontro Regional de Estudantes de Design da região de São Paulo e também o 16° Interdesigners: o R Misto. O evento ocorrerá dos dias 5 a 9 de novembro e pretende apresentar a mistura diferente que permeia a vida dos estudantes da cidade.

Veja +