Azul Linhas Aéreas - logo

Logos Linhas Aéreas

Aloha!

Em mais uma das minha inúmeras andanças pela web, procurando bons blogs para aprender um pouco mais, encontrei o Visual Culture, que tem um conteúdo maravilhoso sobre design. Mais que depressa, foi para meu Google Reader.

E um dos post que lá encontrei e que me chamou demais a atenção, foi um sobre logos de companhias aéreas. Segundo o editor do blog, “nós pesquisamos centenas e centenas de logos, pegamos os melhores dos melhores e dividimos em três categorias: símbolos de pássaros, símbolos gerais e tipografias tratadas. Também incluímos um estudo sobre a evolução do logo da Delta AirLines, que em 80 anos de existência, o mudou 14 vezes.”

Então, vamos as imagens:

[simbolos de pássaros]

[simbolos gerais]

 

[Tipografia tratada]

[Delta AirLines]

Com exceção de alguns (AeroLift e Air Djibouti, por exemplo) os logos são bons. Pra variar, o que me chamou mais a atenção é a tipografia de alguns. Mas quero pegar um gancho nesse post do Visual Culture e fazer um breve comentário sobre os logos das empresas aéreas brasileiras.

Gol, Tam, e Varig. Logos competentes. Mas o inacreditável de todos é o da Azul, empresa do brasileiro David Neeleman que também é o fundador da JetBlue, companhia de baixo custo (que está se tornando a maior empresa do ramo nos EUA).

O logo foi concebido pelo diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting. Não dá para crer que uma empresa desse porte, que nasce querendo ser a maior do Brasil (grana pra isso tem!) não se dá ao trabalho de contratar uma agência especializada para fazer o trabalho. Vários quadrados representando cada estado e, no fim, formando o mapa do Brasil estilizado?

E vocês, o que acham?

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on twitterDaniel Campos on linkedinDaniel Campos on instagramDaniel Campos on googleDaniel Campos on email2Daniel Campos on behance
  • http://portfolio.kit.blog.br Guilherme

    Meu, esse logo da Azul é de deixar qualquer um vermelho de vergonha ou ainda roxo de raiva de tão feio que é.
    O site então nem se fale, o que é aquela introdução em flash??? mto feio, pra começar, nem deveria ter introdução em flash, o cara num pensou que um cego pode querer acessar o site??? Então por que diabos uma intro em flash? cade a usabilidade?

    Eu acho que o departamento de marketing deles está meio verde ainda pra conseguir algum resultado decente!

  • http://web.me.com/thiago.martins Thiago Martins

    Qual o problema com a Helvética?

  • Marcos

    Este logo faz recordar as mantas que minha vó fazia(aquelas de retalhos).
    Apesar, a aviação no Brasil é só retalhos….rs

  • http://terezajardim.multiply.com Tereza Jardim

    Meu irmão é viciado em aviação comercial, e já tinha me falado sobre não gostar do logo da TAM, ele acha que podia ser mais… mais… ah, mais né!

    Quanto à Azul, foi de chorar o dia em que vimos na Aeromagazine que ele tinha recém trazido da banca… nossa… ele, que é médico mas entende um pouquinho de design, estava chocado e desiludido.

    Mas acho que foi como li em algum blog que não me recordo, talvez tenha sido aquele caso típico, o dono tem uma “idéia brilhante” e, da feita que ele se empolga, ninguém nem tem coragem de contrariar…

  • Deb

    O pior no site pra mim, são os links do menu numa fonte enorme!tamanho tipo 24 ou 36..eheehe é de matar!

  • http://www.brunamorato.com bruna morato

    O logo da Gol é sensacional! Pense, alguém que viaja tem um mapa em mãos, e vai circulando por onde quer passar (O), depois sinaliza com uma flecha esses locais (G) e depois que passou pelo local, checa (L). Quando soube disso, comecei a achar um dos melhores logos que conheço =)

    Gostei daqui =)

    • Fabricio

      Desculpe, mas nem com essa super explicação o logo da GOL é bom, muito menos sensacional.

      Sobre a Azul achei bacana por terem feito no Paint. ¬¬

    • http://wilkeramorim.wordpress.com Wilker

      Gostaria de saber o nome dessa fonte usada no logo da GOL e se foi feita pela agencia qual outra fonte seria parecida com essa. Valew.

    • http://www.aviacaocometica.blogspot.com Marcelo Rates Quaranta

      Gol significa Grupo OLiveira – do Contantino Oliveira e Constantino Oliveira Jr.

  • http://leandro.com.br Leandro

    Fala Daniel, blz?

    Cara, esse logo da Azul é simplesmente terrível mesmo. Eu vi logo que lançaram ele, é uma aberração, a aplicação disso nos aviões ficou terrível, realmente parece que foi feito por uma criança. Você já viu o site dos caras??? (http://www.voeazul.com.br/) parece até brincadeira. Dá vontade de denunciar um assassinato desses ao design.
    Nada contra utilizar o azul, afinal é a cor do nosso céu, mas esse verdadeiro carnaval feito com o nosso território é um pecado.
    Enfim, tá aqui meu protesto.
    O restante das marcas são muito bacanas. A evolução do logo da Delta mostra bem as tendências de cada época.

    Abraço velhinho,

    Bom post, como sempre!

  • http://blog.ypsilon2.com Leandro Macedo

    Fala Daniel, blz?

    Cara, esse logo da Azul é simplesmente terrível mesmo. Eu vi logo que lançaram ele, é uma aberração, a aplicação disso nos aviões ficou terrível, realmente parece que foi feito por uma criança. Você já viu o site dos caras??? (http://www.voeazul.com.br/) parece até brincadeira. Dá vontade de denunciar um assassinato desses ao design.
    Nada contra utilizar o azul, afinal é a cor do nosso céu, mas esse verdadeiro carnaval feito com o nosso território é um pecado.
    Enfim, tá aqui meu protesto.
    O restante das marcas são muito bacanas. A evolução do logo da Delta mostra bem as tendências de cada época.

    Abraço velhinho,

    Bom post, como sempre!

  • Laira

    Nem precisa ser Designer pra saber que essa logo da Azul é simplesmente terrível!
    Que falta de criatividade pra escolher uma fonte e que carnaval nesse mapa do Brasil.
    Depois de ver logos tão limpas e ainda assim criativas, fiquei com vergonha dessa calamidade pública aí.

  • http://pontozero0.wordpress.com Paulo E. Marchezini

    Gostei da maioria dos logos, agora acho estranho o da Swissair, uma cruz vermelha pra companhia área é estranho (mesmo levando em conta a referência direta com a bandeira da Suiça). E o da Azul ai, meu não ando num avião dessa empresa nem a pau, uma empresa que tem um logo horrível desse nào deve nem cuidar direito dos aviões, hehehee, é claro que é brincadeira, mas que passa uma imagem de total falta de profissionalismo isso passa!

  • http://www.artemanhas.net Renato Troccoli

    Muito bom o post Daniel. É interessante perceber que nem sempre uma mudança de um logo é feita pra melhor. Observando a evolução do logo da Delta, percebo, na minha modesta opinião, que eles infantilizaram o logo, ficou com cara de logo de colégio de criança. Quanto aos logos das nossas companhias tenho que concordar com os comentários, são todos péssimos, nem falo da azul, aquilo só pode ser brincadeira. vlw!!

  • http://logobr.wordpress.com Daniel Campos

    Guilherme
    Muito bem posto seu comentário a respeito da usabilidade!
    Eu creio que o tal do Beting é um brincalhão isso sim. O que não me conformo é com a complacência do Neeleman em permitir isso. O cara é tido como um dos empreendedores mais geniais dos EUA e dá uma bola fora dessas… a não!

    Muito obrigado pelo comentário e pela visita Guilherme, volte sempre!

    Tiago Martins
    Não não, eu não possuo nenhum problema com a Helvética, pelo contrário. O meu problema é com escolha de fonte sem critério. Se bem que, tendo um logo desses ao lado, nenhuma tipografia ficaria legal.

    Muito obrigado pelo comentário e pela visita Tiago, volte sempre!

    Marcos
    Sua analogia entre a aviação brasileira e a manta de retalhos da vovó foi ótima!hahah

    Muito obrigado pelo comentário e pela visita Marcos, volte sempre!

    Tereza Jardim
    Com certeza o logo da Tam poderia ser bem mais, até porque a produção não foi barata!
    Sim sim Tereza, é algo que não dá pra acreditar! Só pode ter sido isso mesmo, ou ter sido o filho de 10 anos de alguém ter feito.

    Se eu fosse no lugar do Neeleman, lançava um concurso na internet pra elaborar o logo. Iria viralizar a idéia, a empresa e o logo ganhador em si. Algo simples, que creio que daria certo e o resultado seria infinitamente melhor do que esse ai!

    Muito obrigado pelo comentário e pela visita Tereza, volte sempre!

    Deb
    Triste, triste demais!rs

    Muito obrigado pelo comentário e pela visita Deb, volte sempre!

    Bruna Morato
    Nossa Bruna, eu não conhecia o conceito do logo (até escrevi isso no post). Vendo agora, até que o logo fica bem bacana mesmo! E que bom que gostou do blog, volte mais, será sempre um prazer.

    Muito obrigado por sua contribuição Bruna, volte mais vezes ta bom!

    Leandro
    Realmente é algo passível de denuncia. Como disse ali em cima, pra esse Beting é um brincalhão!
    Quanto ao logo da Delta, você tem toda a razão. Deixa bem claro a visão do design de cada época.

    Mais uma vez, obrigado pelas visitas e comentários Leandro, é sempre um prazer.

    Laira
    Nem me fale Laira, nem me fale…

    Muitíssimo obrigado pelo comentário e principalmente pela visita. Volte sempre, ta bom!

    Paulo E. Marchezini
    Cara, você disse tudo. É exatamente isso que muitos executivos não entendem. O logotipo e toda a identidade visual da empresa é um “funcionário” dela. Se não for bom, vai vender uma imagem ruim, mesmo que a companhia seja ótima, a imagem dela ficará arranhada por conta disso.

    Paulo, muitíssimo obrigado pelo comentário e pela visita, é sempre um prazer! Volte mais vezes!

    A TODOS
    Muito obrigado pelas visitas e comentários, por terem compartilhado de seus pensamentos e conhecimentos. Com certeza saio daqui hoje sabendo muito mais e feliz por ter o prazer e a honra de te-los como leitores.

    Voltem sempre, será sempre um enorme e grande prazer!

    Grande abraço
    Daniel

  • http://logobr.wordpress.com Daniel Campos

    Renato
    Como comentei ali com o Leandro, os logos da Delta deixam bem claro o momento que o design gráfico passava… o atual não é diferente: logo estilo “2.0”.

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários amigão! E volte a postar no Artemanhas rapaz! =D

    Grande abraço

  • Terence

    Pior que o logo da Azul são os escolhidos para chefiarem a área de operações da empresa. Eles estão crentes que pegaram os pilotos da Varig super experientes e tal, mal sabem eles que terão em mãos um grupo de caras que nunca trabalhou para a empresa e sim só para eles. O interesse particular daqueles caras sempre vinha em primeiro lugar. Eles até já conseguiram convencer a empresa a ter como base o Rio !!! Desculpa mas o logo é de menos, começaram muito mal !

  • http://criseaerea.blogspot.com Stelios the Great

    Nas cias aéreas o q mais marca não é o logo mas o livery pintado nas aeronaves!
    entre as brasileiras a pintura mais bonita no momento é da Azul e depois a nova pintura da TAM, GOL e VRG é um simples “meeee”

  • Bruno

    “Eles até já conseguiram convencer a empresa a ter como base o Rio !!!”

    Não entendi qual o problema… o Rio não é um vilarejo…

    Gosto dos logos das companhias nacionais. O da Azul ficou um pouco fora de contexto, mas nada tenebroso, a meu ver.

  • Marvin

    Dizer que a jetblue é uma das maiores cias aéreas dos EUA, ou a maior, foi a grande asneira que ouvi nos últimos meses, cara, vai se informar!!! mené, fala mau do logo da Azul mas vc é igual ao cara que bolou o logo um tapado, mau informado e sei la mais o que.

  • http://logobr.wordpress.com Daniel Campos

    Terence
    Obrigado por seu comentário rechado de informações. Creio que é totalmente preponderante sua posição, mas vale lembrar que aqui abordamos identidades visuais. Não falamos sobre gestão de negócio (não por enquanto ainda! ;)).

    Obrigado por sua excelente participação. Volte sempre que desejar, ok. Será um prazer.

    Grande abraço

    Stelios The Great
    Obrigado por sua participação.
    Procurei rapidamente sobre o seria o extamente “livery” no Google mas não encotrei nenhuma informação satisfatória. Poderia distrinchar esse termo técnico com todos nós?

    Mais uma vez, obrigado pela participação amigo.

    Grande abraço

    Bruno
    Obrigado por sua participação. Volte sempre que desejar, será um prazer, ok.

    Grande abraço

    Marvin
    “David Neeleman que também é o fundador da JetBlue, companhia de baixo custo (que está se tornando a maior empresa do ramo nos EUA)”.

    Creio que você está equivocado em seu comentário Marvin. Se ler com mais atenção, verá que disse que ela “está se tornando”. Você, como uma pessoa informada, deve saber que as únicas empresas a apresentar lucros do ano passado foram a American AirLines e a JetBlue (ainda que pequeno, de US$18 milhões, posto que veio de dois anos de prejuizos.)

    Como informado que é, deve saber também da movimentação da United para comprar a Continental e a fusão entre a Delta e a Northwest, pois estão com prejuizos há anos e algumas delas, protegidas de seus credores pelas leis de falência americanas.

    Ora, se uma empresa que dá lucro frente a grande maioria que dá prejuizo, não está crescendo e caminhando pra ser a maior, já não sei mais o objetivo da palavra “crescimento” no mundo dos negócios.

    Creio que você está um tanto quanto nervoso ou estressado, por conta de suas palavras . Porém, estarei sempre aberto para uma discussão saudável, inteligente e acima de tudo, civilizada.

    Obrigado por sua participação e creia, será sempre muito bem vindo no LogoBR.

    Grande abraço

    Fonte: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/jetblue-airways-vedete-da-aviao.html

    QUERO AGRADECER AO PESSOAL DO FORUM http://WWW.CONTATORADAR.COM.BR QUE VISITARAM O LOGOBR EM PESO! VOCÊS FIZERAM AS VISITAS EXPLODIREM ONTEM. MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO E POR CONTRIBUIREM COM SEUS EXCELENTES CONHECIMENTOS. VOLTEM SEMPRE!

    Grande abraço a todos
    Daniel

  • http://criseaerea.blogspot.com Stelios the Great

    Sobre o Livery, eu quis dizer a pintura das aeronaves! 😛

  • http://logobr.wordpress.com Daniel Campos

    Ai vai um link onde um professor de Design aponta de maneira ótima 7 erros na concepção do logo da Azul. O clima esquentou por lá tbm!

    http://www.design.com.br/blog/identidadevisual-azul-resultado-dos-7-erros/

    abraços

  • Pingback: Novo logo: Pao de Açúcar « LogoBR()

  • Franklin

    Ao comentario do Guilherme que disse da introducao em flash…

    Nao eh usabilidade e sim acessibilidade cara. Claro que em questao de usabilidade o site ta ruim.

    Abracos

  • Maiquel

    Sabem aqueles gráficos estatísticos que representam a demanda de algum produto ou serviço em um dado local e que os profissionais de marketing se utilizam para tomar decisões estratégicas? Bom… acho que é esse o conceito do logo.

  • Leandro

    Desculpem-me por desiludir a todos, mas o logo da GOL não tem nada disso. Percebam que o G, na verdade, é um C e um T, formando com o O e o L, as iniciais do proprietário da empresa: Constatino Oliveira.

  • http://marcelosazo.com/ Marcelo Sazo

    Aqui tá sobrando master profissionais!
    Falar mal de qualquer trabalho é fácil, fácil amigos…
    Gostaria de ver cada um aqui fazer melhor, ah isso eu gostaria!

  • Marcelo Aquino

    No livro “Faça Logo Uma Marca”, o designer Francesc Petit explica como foi a concepção gráfica da logo da Gol: Achou o nome simples demais e a solução encontrada foi criar um segundo “O” para o nome (GOOL), deixando-o mais dinâmico, musical e rápido. A segunda parte do processo foi escolher a cor da marca, tarefa complicada dado que as cores de marcas de aviação beiram somente o vermelho e azul. Petit queria algo inovador, que chamasse atenção e fosse alegre, e, baseado na marca “Orange” de telefones celulares da Inglaterra, escolheu a cor laranja. Tendo nome e cor, só restava planejar e fazer o design da marca. Trouxe então à tona sua veia artística e com um pincel escreveu Gol: “Escrevi o nome como se fosse a minha assinatura, para ser único”, explicou.