Logotipo Coca-Cola pelo mundo

Por Daniel Campos

4 de julho de 2008

Compartilhe esse post

Aloha!

Estava eu hoje procurando inspiração para um post bem legal pra vocês, que fosse diferente, algo novo e interessante pra fechar a semana com chave de ouro. Navegando, acabei encontrando algumas fotografias das latas e logos da Coca-Cola em diferentes países. Na hora, pensei: isso dá um post muito bacana. Então fiz uma pequena compilagem de alguns rótulos.

Olhando essas imagens, percebemos a padronização que a Coca-Cola impõe em relação ao design da embalagem, cores e até campanhas (Enjoy Coke!, por exemplo), porém em alguns casos há a necessidade de adaptar o nome do produto a língua local. Repare que mesmo com mudanças na tipografia conforme o idioma, o estilo “coca-cola” de escrever com linhas se entrelaçando não deixa de existir (ou pelo menos aquela linha curva abaixo do nome). Talvez a exceção seja a versão chinesa, mas creio que mesmo com aqueles caracteres “quadrados” eles conseguiram imputar as curvas da Coca.

Em outros casos, vemos que eles insistem em colocar o nome em alfabeto latino logo abaixo da palavra que na língua local, talvez, mais se aproxime da pronúncia “co-ca-co-la”. Fica claro que a Coca quer, quando local e linguísticamente possível, que seu logo seja sempre o original. Geralmente em lugares que não se usa o logotipo com caracteres latinos eles produzem o rótulo em duas partes: metade o logotipo original e metade o local.

Somente um ali que eu achei que mudou bastante: o em amárico, que é vendido na Etiópia.

Essa pequena coleção mostra diversos pontos interessantes: a regionalização de marcas sem perder a originalidade; a força de uma marca que sofre modificações mas ainda sim é reconhecível (tenho certeza que se eu não soubesse que empresa era e apenas visse o fundo vermelho com as formas se entrelaçando, saberia na hora que se tratava da Coca, mesmo não entendendo o que ali estava escrito); a forma que uma marca se fixa na mente dos consumidores, não apenas pelo nome, mas também por sua identidade visual.

[clique na imagem para aumentar]

Com maestria, eles fazem o mundo inteiro saber que aquele tom de vermelho com alguma palavra escrita de forma curvilínea, é a Coca-Cola.

1 – Russia (russo)
2 – China (chinês)
3 – Israel (hebraico)
4 – Coréia do Sul (coreano)
5 – Dubai (árabe)
6 – Japão (japonês)
7 – Nepal (nepalês)
8 – Napal (nepalês)
9- Tailândia (tailandês)
10 – Tailândia (tailandês)
11 – Etiópia (amárico)
12 – Taiwan (mandarim)