Novo logo: Carrefour

Por Daniel Campos

31 de outubro de 2009

Compartilhe esse post

Aloha!

Um dos diferenciais que o LOGOBR tem sobre outros blogs é que seus artigos são atemporais. Podem ser lidos tanto no momento que são publicados quanto meses depois. Por isso que ainda me sinto a vontade em lhes falar desse redesign que foi lançado há mais de 50 dias. Então, simbora!

logos_carrefour

Depois do Walmart e Pão de Açúcar, é a vez do carrefour.

Esse é o trabalho de redesign do logotipo da companhia, uma das maiores empresas de setor do mundo. Com mais de 15 mil lojas e inaugurando quase que 1 loja por dia, o Carrefour resolveu dar um tapa no logotipo criado em 1966 e inalterado até então.

Pra quem não sabe, o nome Carrefour significa cruzamento em francês, pois a primeira loja foi aberta perto de um. As duas setas (sim, setas!) remetem a esse cruzamento e as cores, como não poderia ser diferente, são das cores da bandeira francesa. O que muitos não percebem é que ali no centro existe um C em negativo. Eu mesmo fui descobrir isso ano passado num livro.

Bem, no dia 04 de setembro de 2009 foi lançada a nova campanha mundial Positive is Back (algo como Positivo é voltar ou Positivo está de volta) mas quem roubou a cena foi o redesign do logotipo.

Logo

O que é fácil de ver é que o logo está com linhas que fluem de maneira mais suave do que seu antecessor. Porém com excessão das pontas das setas, que foram arredondadas, todo o redesenho dele é feito com base no C negativo. Repare bem. O negativo (C) segue o desenho do C usado na nova tipografia, o que não acontecia no anterior.

nolog_antigo_type
Identidade antiga não tinha mesmo C para o lettering e símbolo

É claro os ajustes feitos no C negativo do logo, como altura e largura, mas também é claro a coerencia do(s) designer(s) ao se atentarem para esse ponto. Alias, não consegui a informação de qual estudio/designer fez o projeto. Se alguém souber, manda pra gente. 🙂

Com essa mudança, as proporções foram levemente alteradas também. Na imagem abaixo feita pelo pessoal do BrandNew dá para ver o que mudou de fato de um para o outro de maneira mais didática.

comparacaoAmarelo: logo antigo | Azul: novo logo | Verde: intersecção

Tipografia

A tipografia usada agora é mais leve (a anterior era a AmerType), perdeu aquele sentido de “bloco” que tinha. É uma serif também mas com cara contemporânea. Os espaços negativos são mais generosos e a altura-x é maior que o type anterior o que permite um kerning mais apurado (repare no par FO) entregando uma fluidez maior. Algo interessante também de se observar é que, com serifas menores e possibilidade de um trabalho no kerning bacana, o nome ficou maior e mais largo usando o mesmo espaço que o anterior.

type

As serifas continuam arredondadas, com linhas curvas para fora (repare na base do R) e arremates finos (a, r,e,u). Um belíssimo projeto. Infelizmente, até agora, não descobri que fonte é esse ou qual foundry a produziu. Se alguém descobrir, passe ai pra gente que atualizo aqui no artigo ok.

type_analise

A grande mudança

Apesar da tipografia e redesenho, a grande mudança foi a introdução de várias versões do logo em degradês.

logos_colors

Olha a aplicação nas sacolas (e cartazes eu acho):

sacolas

Posicionamento

Foram lançados quatro videos levando o posicionamento Positive is Back. Meu inglês está um pouco enferrujado, mas consigo entender que o narrador diz que é possível viver melhor, ter uma vida de maneira positiva então ele cita situações que mostram isso. Um posicionamento bem atual. Veja os videos:

PS: se alguém quiser se habilitar a fazer as legendas, pode mandar pra gente que postamos nos videos, com todos os créditos a você. 😉

Esse posicionamento de viver melhor, positividade, felicidade, sorrisos e etc. está sendo muito usado nos úlitmos tempos. Gostei dos videos, apesar de entender pouco do que se fala, é muito emotivo e disperta boas sensações, não apenas pelas palavras do narrador, mas pela imagem e música. Execução perfeita e alinhado com o slogan.

Quanto ao redesign, eu gostei muito, mesmo o logo antigo cumprindo muito bem seu papel. Sempre achei meio estranho a idéia do logo carregar um C que não era o mesmo do type usado no nome. E a renovação tipográfica foi sensacional. Talvez eu seja até meio suspeito em falar isso pois gosto muito desse estilo de fonte que foi usada no projeto, mas analisando de uma forma mais técnica de fato melhorou. Creio que o pessoal do typedesign pode falar disso muito melhor do que eu então, por favor, compartilhem dos seus conhecimentos conosco. =)

Porém o lance de fazer inumeras cores para o projeto ainda me soa estranho. Não serei louco de dizer que isso é errado ou que não irá funcionar. Temos exemplos de outros projetos assim, como o logotipo das Olimpíadas 2012; ou mesmo da Vivo, que utiliza 140 cores diferentes na sua comunicação visual. Então, antes de atirar pedras prefiro esperar. Apesar disso, creio que com essa gama de cores o Carrefour consegue o que quer: trazer “positividade, felicidade” ao logotipo. Agora, se o Carrafour vei se tornar uma marca positiva e feliz é outra história.

Agora, o que vocês acharam? Sei que tem um monte de gente aí doida pra opinar, concordar ou discordar totalmente do artigo. Então manda bala, estou certo que todos nós aprendemos juntos nessas discussões amigáveis e de ótimo nível.

____________________________________________________

UPDATE 21-03-10:

O LOGOBR teve acesso, com exclusividade no Brasil, ao manual de aplicação desse projeto. Lá fica bem mais claro como funcionarão, por exemplo, os gradientes. Muito bom mesmo.