Novo logo: Kraft Foods

por Daniel Campos | 19 02 2009

Aloha!

Você gosta de Sonho de Valsa, Bis e Diamante Negro? Usa fermento Royal pra fazer aquele bolo que só você come? Curti fazer aquele suquinho Tang ou Maguary?Já sei: adora comer Trakinas com refri?

Se você respondeu “SIM” em qualquer uma dessas perguntas, então você é mais um dos milhões de consumidores espalhados por 150 países que todos os dias consomem os produtos da Kraft Foods. E anteontem, durante o Consumer Analyst Consumer Group of New York, eles apresentaram seu novo logo, supostamente desenvolvido pela londrina Nitro.

kraffoodsGostei do type usado no “kraftfoods”. O “k” e o “a” são lindos. Foi feito também um belo trabalho no kerning. Segue a tendência de “empresa-amiga-do-consumidor”, por esse leve sorriso (estranho, no minimo) da Pepsi (por favor, sem comparações) que denota intimidade, proximidade, relacionamento da empresa com o consumidor além do comprar. Mais do que nunca, as companhias estão vendo que empresas que tem boa imagem e a simpatia do público, se dão bem. E esse logo, caso tenha esse propósito, faz seu trabalho, algo que o antigo e chato logo não conseguia. O que não entendi (e não gostei) foi o “splash” colorido ali do lado. Alguém tem um palpite? No mais, ao meu ver,  é um logo “legalzinho”. Nada demais.

E vocês pessoal, o que acharam do logo? Quais suas impressões a respeito?

 

Arquivado em: Branding

Tags: , ,

Gostou do post? ››

0 +

Veja outros artigos em

Branding

A opinião tão importante dos leitores.

Comentários: 15

  1. William
    20 Feb 2009 8:55

    E aí, rapaz, beleza?
    Dá uma olhada no meu blog, tu ganhou um selo “olha que blog maneiro”.

    Sobre o post, não curti o logo. Realmente o type está bacana, mas esse swoosh com splash acabou com a harmonia. E as cores também não me parecem equilibradas: type azul com uma palavra em vermelho, swoosh vermelho, splash colorido…

    Na minha humilde opinião, se o logo fosse só as palavras “kraft food” estaria muito melhor…

    Abraço!
    William

  2. Marcel Marchesi
    20 Feb 2009 14:08

    Olá, primeiramente queria dar os parabéns pelo blog!É uma enorme fonte de consulta, já estou aqui há um tempão tentado ler as matérias. Acabei de descobrir o Blog, através de outro blog (ABC design). Gostei muito da entrevista sobre a IncSpring.

    Eu também tenho um blog (humilde) mas tenho feito alguns trabalhos para o IG (grande premio)e para pilotos da Stock Car, como Ingo Hoffamnn também.Já tive meu “portifólio” publicado em outro blog parceiro do Clube ABC, o Ditudu.

    Não publiquei nenhum logotipo ainda, pois o Blog é voltado a arte automobilística, principalmente. Porém, minha intenção é, aos poucos, inserir algum material que desenvolvo mais voltado para o Design Gráfico e de produtos.

    Se puderem perder alguns minutos (preciosos eu sei) para dar uma olhada lá ficaria agradecido.

    http://www.marcelmarchesi.blogspot.com

    Obrigado,

    Marcel Marchesi

  3. Bianca
    22 Feb 2009 19:25

    oi Daniel!

    Ah to vendo que o William veio mais rápido que eu…. :(
    hahaha

    No Ponto Final vc verá que tbm está na minha lista de top 10!

    Abraços!

  4. Daniel Campos
    26 Feb 2009 13:11

    William, Bainca
    Muito, muito, muito obrigado pela indicação! Vcs são demais. Acabei de publicar minhas indicações!
    Valeu pelo apoio que vcs sempre dão ao LogoBR.

    Grande abraço

    marcel
    É um prazer e uma honra receber você aqui no LogoBR. Já estou indo la no seu blog dar uma olhada e entro em contato contigo por email, ta legal! Obrigado pelo carinho e fique sempre a vontade para aproveitar o conteúdo do LogoBR!

    Grande abraço

  5. Fabiano Campos
    26 Feb 2009 13:43

    Fala Daniel, beleza?

    Achei o novo logo bastante atraente. Acredito que em época de crise eles não estamparão seus produtos, utilizarão apenas no corporativo e no site. E se o objetivo for só esse mesmo, acho que cumpre muito bem seu papel. Afinal, julgo ser inegável que o logo se mostra bastante de “energia renovada” frente a uma “nuvem negra” do mercado financeiro.

    E quanto as cores, acho bastante relevante o colorido em splash. Afinal, Kraft é sinônimo de azul e vermelho, então se for pra ser com “energias renovadas” e não tiver um atrativo a mais, não cumpre seu papel.

    Minha interpretação pro “smile” saindo do “delicious” e seguindo para um splash colorido seria algo como uma “explosão de sabor”, ou algo do gênero. Isso daria a ligação do “make today delicious” e daria todo o equilíbrio da peça.

    Enfim, minha opinião!

    Abraço!

  6. Marcel
    26 Feb 2009 14:20

    Beleza Willian, fico no aguardo de seu contato!
    Abraços!

  7. Marcel
    26 Feb 2009 14:21

    Ou melhor, Daniel!He he he he!
    Abraços, e desculpe a falha!

  8. André
    28 Feb 2009 15:18

    Que incoerência é essa de elogiar o kerning do logo mas transcrevê-lo como “kraftfoods” ou (misericórdia) “KraftFoods”?

  9. Daniel Campos
    10 Mar 2009 15:27

    Fabiano
    Fala ai Fabiano, tudo certo cara? Aqui está tudo ótimo.

    E que opinião hein Fabiano. Como sempre, agregando conhecimento a comunidade. Suas observações estão totalmente de acordo com o propósito desse blog: disseminar conhecimento! E muito do que você interpretou e disse, eu mesmo não havia me dado conta.

    Mais uma vez, obrigado pela participação sempre marcante.

    Grande abraço

    André
    Olá, como vai? Espero que muitíssimo bem.

    Permita-me explicar e responder sua pergunta André: na verdade, nã existe incoerência. O nome da empresa é citado por 3 vezes no post e mais uma no título. Nesse último e na primeira vez, o nome da empresa é escrito na grafia correta: Kraft Foods. A outras duas ocorrências durante o texto é a exata transcrissão de como a palavra está escrita no logo: em letras minúsculas e em caixa-baixa.

    Espero ter respondido sua pergunta André. Qualquer dúviva, sugestão ou críticas, não exite em nos escrever, ok!

    Muitíssimo obrigado por sa visita e participação.

    Grande abraço
    Daniel

  10. Wagner
    19 Mar 2009 21:47

    A empresa está respondendo processo por plágio ao logo da empresa Masterfoods… tanto que a presidente da empresa proibiu o uso desta. Complicada a situação.

  11. Fernanda Carvalho
    22 Apr 2009 9:50

    Olá Daniel,

    Eu também gosto muito da tipografia usada, não sei qual é, se ficar sabendo me fala. Os detalhes de alguns caracteres são muito charmosos.

    Eu achei a marca mais ou menos também. Com certeza tem problemas na redução, principalmente aqueles splashs menores (o azul claro, roxo e vinho), sem falar no make today delicious que também deve ter problemas na leiturabilidade e legibilidade quando reduzido.

    Abraços.

  12. Daniel Campos
    13 May 2009 22:54

    Wagner
    Confesso que fiquei um tanto quanto surpreendido, pois, de fato, os logos se parecem mesmo. Posso citar algumas diferenças, mas vendo ambos como consumidor, com certeza gera confusão.

    Não tomei conhecimento desse caso da proibição do uso e etc., porém vou pesquisar a respeito para ter mais informações.

    Muito obrigado por essa excelente participação Wagner.É em pessoas como você que o LogoBR se sustenta.

    Obrigado! E vamos trocando idéias, ok!

    Grande abraço

    Fernanda
    Comentário totalmente pertinente Fernanda. Redução é ponto chave para o sucesso de um logotipo.

    Obrigado, mais uma vez, pela participação querida. Sempre bom ter por aqui outros designers e estudantes colaborando com seus conhecimentos!

    Bjos

    Daniel

  13. Renata Castro
    30 Aug 2009 15:06

    Eu queria saber o que é a empresa kraft,qual é a influencia ou funçao da empresa nos produtos? beijinhos

  14. Érico Suyama
    2 Jan 2011 16:55

    É a primeira vez que posto aqui. Incrível trabalho de pesquisa desse blog. Favoritei, com certeza! Também não gostei da explosão de cores no canto da logomarca. Gostaria de conhecer o branding da marca e entender o seu significado (Fiquei fascinado com o significado que a agência de criação do branding da Unilever deu ao símbolo criado – a letra U é formada por ícones que representam os produtos que a empresa possui em seu portifólio – da mesma forma que no caso da kraftfoods num primeiro momento achei sem significado, ainda sim muito bem executado).
    PS1 Como ainda não vasculhei todo o blog, fica a minha simplória exemplificação do case Unilever (se houver m post no blog, favor avise, se não, fica a sugestão).
    PS2 Sou apenas um entusiasta do design e tipografia, não um profissional, logo me desculpe se em algum momento utilizei algum termo técnico fora do contexto.

Agora diga o que você pensa.

Deixe seu comentário

Nome

E-Mail

Link

Mensagem

Campanha prol projeto Ilha Design



E se todos os criativos do Brasil pudessem ajudar a colorir o coração de muitas crianças? O Ilha Design faz isso há 8 anos. Um trabalho voluntário que leva Design e Artes como fatores de integração social e cultural para crianças em Escolas Públicas. Mas agora o projeto precisa de pessoas como você para continuar a existir. Até 11 de novembro estamos em campanha junto com eles para ajudar na arrecadação de fundos.

Entre no link, conheça o projeto e ajude. Compartilhe com seus amigos. Vista a camisa do Ilha Design.

Veja +


Diatipo 2014



O Diatipo já é um evento esperado todos os anos, já entrando para o calendário internacional do mercado tipográfico. As inscrições para 2014 já estão abertas e a participação confirmada de Matthew Carter e Alexandre Wollner.

Veja +

Brix Sans



Depois de vários meses em silêncio, Hannes von Dohren volta com um lançamento fantástico: Brix Sans, uma família de 12 fontes, toneladas de OpenType e uma versatilidade absurda.

Veja +

R Misto Bauru



Este ano Bauru sediará o 8º Encontro Regional de Estudantes de Design da região de São Paulo e também o 16° Interdesigners: o R Misto. O evento ocorrerá dos dias 5 a 9 de novembro e pretende apresentar a mistura diferente que permeia a vida dos estudantes da cidade.

Veja +