Novo logo: MTV

Por Daniel Campos

17 de fevereiro de 2010

Compartilhe esse post

Aloha!

Fui obrigado a adiar o post sobre a Net, que era pra essa semana, pois tivemos a notícia que a MTV deu um tapa no seu logotipo, talvez um dos mais famosos logotipos do mundo do entretenimento. Como sempre gosto de falar, o LOGOBR tem por vocação disseminar conhecimento e não simplesmente notícias. E com esse artigo, não será diferente. =)

Antes de falarmos sobre esse novo projeto, vamos ver rapidamente as raízes da MTV para tentarmos entender alguma coisa além do que vemos.

O começo

A MTV nasceu em 1 de agosto de 1981, com investimentos de um conglomerado formado pela Warner e a American Express como o primeiro canal (a cabo) do mundo com 24 horas de videoclipes musicais.  Fred Seibert foi chamado para ser o primeiro Diretor de Criação do canal, que convidou seus amigos Alan Goodman, para ajudar na estratégia e nos esforços promocionais, e o jovem Frank Olinsky e seu pequeno estudio Manhattan Design para a elaboração da identidade do canal.

Após alguns desenhos, chegaram a algumas sugestões. A primeira delas é essa que vocês podem ver abaixo.

Após verem que esse logo era um desastre, todos voltaram as mesas para novos desenhos.  Foi então que alguém desenhou o grande, bold e largo “M”. Após estudos, refinamentos e muito tráfego entre Manhattan Design – Escritório de Seibert – Manhattan Design, o projeto estava aprovado (não pela Warner Amex mas pelo diretor da futura MTV). Contudo o mais revolucionário desse projeto veio depois da aprovação.

“O logo é legal mas não tem nada que o faça saltar entre o mais de 30 canais que irão concorrer com a MTV pela audiência.” – frase de Seibert sobre o logo. Foi quando surgiram as variações. Em setembro de 1980, Saibert apresentou o projeto aos chefões da Warner Amex, que de The Music Channel passou para MTV: Music Television. Quando os executivos lhe perguntaram sobre qual das opções de cores seria usada, Saibert respondeu um sonoro “todas elas e muitas outras”. Era lançado o primeiro logo mutante (bem familiar isso não?).

A identidade visual e o logo da MTV receberam o prêmio de design excellence da Clio Awards e do New York Art Director’s Club e o título de (um dos) Produto do Ano da revista Fortune.

Com quatro meses de existência, a MTV tinha mais de 2 milhões de assinantes. Seu logotipo virou a credencial de um geração e de uma década. Abaixo um dos famosíssimos videos promocionais I Want My MTV, estrelados por artistas da época, entre eles The Police e Michael Jackson.

http://www.youtube.com/watch?v=iLjbR-rQVXE

PS #1: indico muito a leitura dos artigos escritos por Fred Seibert e Frank Olinsky contando em detalhes com o foi a criação da MTV e de seu ex-logotipo. Links nos fim do texto.

Em 1983, Seibert e Goodman fundaram a produtora Fred/Alan, que depois se tornaria design studio e agência publicitária. E quem é o primeiro cliente deles? Sim, a Warner Amex (que em 1984 seria comprada pela Viacom e trocaria para o nome MTV Networks). Eles então passam então a criar as famosas vinhetas para MTV, caracterizando ainda mais o sentido mutante do logotipo do canal. Abaixo um video em várias dessas vinhetas.

Aqui vocês veem os cartazes de divulgação da emissora:

Antes da mudança no logo, uma atualizada na identidade visual

No fim de 2009, recebi a notícia que a MTV Internacional tinha mudado sua identidade visual. O projeto foi feito pela Universal Everything, que contou com vinhetas de cair o queixo. Abaixo tem um video apresentando o rebrand com trechos de todas as vinhetas criadas.

Vocês notaram algo? Olhando com mais cuidado vocês verão que o logotipo não sofreu nenhuma intervenção. Só deu ele em preto e branco. Notaram? Pra quem tiver com preguiça de ver o video todinho de novo, vai ai uma imagem com vários cortes do video:

Agora sim, o novo logo

Um corte na base, a eliminação da Music Television, uma esticada na horizontal e uma simplificação dos traços do TV. Essa é a mudança VISUAL do logotipo, que aliás foi feito pela equipe de design da própria MTV americana.

E, indo diretamente contra o projeto feito pela Universal Everthing, o logo sofrerá sim intervenções. Bem, na verdade o logo irá interferir em imagens (não tenho certeza, mas são de clipes musicais, não?).

Necessário. Essa é a palavra que uso para definir essa mudança. Principalmente quando se trata da retirada do MUSIC TELEVISON (que aliás, já havia acontecido na MTV Brasil, que tem uma administração a parte da matriz americana, segundo artigo do André Sens do blog Televisual, que vocês podem ler no link no final do texto).

A anos que a MTV, como um todo, não é mais um canal musical, como em suas origens. Hoje se trata de um canal (uma rede) de entretenimento e cultura pop para adolescentes. E não existe problema nenhum nisso visto do ponto de vista empresarial. Eles simplesmente expandiram o foco de atuação, evoluiram na oferta de conteudo.

Como manter uma tagline como aquela se a empresa havia mudado, há anos, sua atuação? Isso já era perceptível, já que segundo Tina Exharos, vice presidente de marketing da MTV, essa mudança vinha sendo discutida há 10 anos, e somente agora resolveram adotá-la.

“E quanto a forma Daniel, achou um corte ruim também? E as aplicações sobre imagens?”

Mexer num dos maiores ícones da cultura musical, simbolo de uma revolução que marcou uma geração, que quebrou paradigmas, sendo uma das maiores influências de uma década toda (impossível pensar anos 80 sem pensar em MTV) é, no mínimo, uma baita responsa. Isso porque é uma faca de dois cortes: ou você será aclamado pelo trabalho ou será sempre lembrado como o cara que ferrou com o logo da MTV.

Acredito que, por saber disso, a empresa convocou o próprio setor de design para o trabalho. Esses caras trabalham diariamente com a marca e eles, melhor que ninguém, conhecem o que ela significa e o desastre que seria tentar um novo projeto. Por isso estou certo que manter o logotipo da Manhattan Design com pequenos ajustes no TV e o crop, que traz a menção ao padrão widescreen, foi uma decisão acertada. O restante é estética.

Sobre o logo e suas cores/texturas, deixaram aquela pegada pós-moderna, influenciada por movimentos artísticos como a Pop Art e musicais como Punk e New Wave dos anos 80. Agora vão usar o logo como mascara em imagens. Algo menos imprevisível mas ainda irreverente e com certa dose de padronização. Contudo, minha dúvida continua: se foi feito e lançado um projeto onde o logo não sofreria nenhum tipo de intervenção mais, qual será o real uso deste novo logo?

Ainda sobre o novo logo

Impossível não lembrar do projeto da Aol., que causou tanto barulho e discussão. O site Creative Review cita outros projetos (guardadas as características próprias de cada um) que usaram da mesma temática “mutante”, como o da cidade Melbourne feito pela Landor, o do Museu de Arte e Design de Nova York feito pela Pentagram e o, nos últimos meses, o das Olimpíadas de Londres 2012 projetado pela Wolff Olins também (confesso que essa aplicação me agradou).

Essa parece ser uma estética que marcará nossos dias (Wolff Olins com poderes de “prever” (ou de inventar) o futuro?). Contudo não é correto afirmar que a MTV está indo atrás disso, já que, como vimos, foi a própria MTV que inaugurou esse conceito de mutação num logotipo, quebrando com todas as regras. Logo, o conceito no logo da MTV é o mesmo somente com uma estética nova.

Agora resta saber como esse logotipo será usado. Tentei achar alguma peça ou uma vinheta com o novo logo para ter uma melhor noção do que será isso e até para embasar melhor minha opinião, mas não encontrei. Um logotipo é apenas parte de um todo chamado identidade visual. Por vezes, a aplicação é quem resolve o logo. O uso é o que de fato mostra para que o projeto foi pensado. Vamos esperar.

Quanto minha opinião, gostei muito da mudança. Foi pertinente, oportuna e já era mais que necessária.

Links adicionais:  Vinhetas Universal EverythingNovo logo MTV – by TelevisualO Design MTV – by TelevisualNova ID Visual MTV – by TelevisualLogo MTV – by Fred SeibertLogo MTV – by Frank OlinskyLogos MTV – 1981/83Cartazes anos 80 MTVGuia logo MTV – 2000Serie I Want My MTV