Novo logo: Nickelodeon

Por Daniel Campos

31 de agosto de 2009

Compartilhe esse post

Aloha!

Finalmente, após algumas semanas que a notícia da mudança na id. visual do canal Nickelodeon caiu na internet, o LOGOBR consegue colocar esse projeto em discussão e análises.

Mas antes de falarmos do novo logotipo, vamos entender um pouco da história da empresa:

nick-old

Em 1977 o canal nasce com o nome de Pinwheel, sob a batuta da MTV Networks. Em 1981, o nome muda para Nickelodeon e passa a usar o logotipo projetado por Lou Dorfsman e Bob Klein (o primeiro).

Em 1984 o canal tinha problemas, pois seus lucros eram baixíssimos para o mercado de TVs a cabo nos EUA. Foi ai que o então presidente da MTV Networks, Bob Pittman, chamou Fred Seibert e Alan Goodman (os caras por trás do logo da MTV), que tinha acabado de fundar a Fred/Alan (que fechou em 1992) para que o ajudassem a reerguer o canal. Como eles não sabiam nada sobre programação de crianças (palavras de Seibert) e etc., convidaram Tom Corey e Scott Nash para trabalharem no projeto. Foi então elaborado um interessante briefing:

  • Manter o nome Nickelodeon
  • Tratar a rede como um clube exclusivo, onde só crianças poderiam participar, e não como um canal que as crianças apenas assistiam.
  • Redesenhar o logotipo

Então, em 1984 o logotipo “splash” com fonte Balloon foi lançado, tendo como principais propriedades a cor brilhante, a irreverência e a flexibilidade, como podemos ver no manual de uso do logotipo de 1984. E é este logo que está sendo substituido agora, depois de 25 anos.

PS#1:  indico a leitura do artigo de Seibert sobre o desenho do antigo logo e o manual de aplicação da antiga identidade. Ajuda muito a entender o tratamento que a Nickelodeon dava até agora a sua marca.

nickelodeon__full

[Ainda não se tem noticia do designer ou escritório que desenhou o novo logo.]

A nova identidade visual

Cyma Zarghami, presidente da Nickelodeon, diz que “a decisão para a mudança foi tomada depois que todos os logotipos da empresa foram colocados num cartão de visitas. Parecia uma bagunça“. O novo logo usa tipografia em caixa-baixa e seu ponto principal é a letra “i” que, segundo a empresa, representa a silueta de uma criança.

A alteração do logotipo depois de 25 anos é parte de um projeto de alinhamento e padronização de todas as marcas da empresa, que além do canal principal tem outros “canais-irmãos”.

sisters

Como exemplo desse alinhamento, dois canais da rede Nick já sofreram mudanças no seu nome: o canal Noggin mudou para Nick Jr. e o The N mudou para TeenNick.

Essa mudança nos nomes é para incluir a “assinatura” Nick em todos os canais, alinhando assim com a novo logotipo. Veja esse exemplo do logotipo do TeenNick com o novo visual:

tn_logo

Minha opinião:

Bom resultado. Tipografia moderna que mantém o estilo bold e a analogia a criança (apesar de uma criança não sacar isso. Ou será que sim?). Se bem que, como disse o pessoal do Idsgn, pra mim isso pode ser que esse “i” seja um resquício ou uma homenagem ao logo splash. Ou mesmo uma forma de mostrar que, apesar da mudança, o logo antigo foi vitorioso em sua proposta.

Essa mudança era mais que necessária, do ponto de vista do branding, pois além de multiplos canais com múltiplos logotipos diferentes e que não conversavam, existia a extrema flexibilidade do antigo logo, como podemos ver nas imagens abaixo retiradas do manual de uso do antigo logo:

logos-nick

Essas aqui são imagens das variações do logo tirada do Flickr do Seibert:

logos_nick2

Creio eu ser esse o principal aspecto a ser levado em consideração para a decisão do redesign. Hoje as crianças são diferentes das mesmas das décadas de 80 e 90; hoje se tem canais de forte concorrência, como Cartoon Network, Fox Kids, Discovery Kids e etc., e com tantas opções (multiplos canais e sites) que a empresa oferece, estava mais que na hora de atualizar e padronizar todas as ramificações que foram aparecendo no decorrer desses 25 anos, nada anormal para uma empresa que cresceu.

Com esse logo, se reafirma mais uma vez o visual que vai marcar essa década (se assim posso falar): logotipos limpos, brilhantes, luminosos e arredondados (chamo de estilo 2.0) .

Apesar da aplicaçao do logo ainda não ocorrer nos canais e sites, achamos alguns exemplos do novo logotipo aplicado:

exemplo1

exmeplo2

De fato gostei da mudança, por si só e pelo contexto que a cercava. E vocês, o que acharam disso?

PS#2: pra quem acessar o manual do logo de 1984, um esclarecimento: como foi obsevado por nosso querido colaborador e designer Dado Queiroz a fonte utilizada no manual é a Base12 desenhada por Zuzana Licko (uma das fundadoras da Emigre) em 1995. Após pesquisa, desobri que, apesar do logo ter sido lançado em 1984, o manual só foi feito em 1998. Obrigado pela observação Dado. 😉