Novo logo: Pepsi

por Daniel Campos | 28 10 2008

Aloha!

Vocês devem estar pensando agora: “Putz, o Daniel vai queimar o post da semana com esse assunto que eu não aguento mais ler e ouvir falar na internet há semanas?” Eu não ia, mas mudei de idéia. Por quatro motivos:

1 – Porque foi uma sugestão do caro leitor Ricardo Carissimi;
2 – Porque eu achei algumas imagens interessantes que vieram ao ar depois do boom de posts a respeito do assunto;
3 – Porque eu quero muito abrir esse assunto aqui para discussão.

Bem, pra quem ainda não viu o novo logo, segue uma amostra:

A PepsiCo irá investir $1,2 bilhões de dólares para o desenvolvimento e posicionamento das novas identidades que não serão refeitas apenas para divisão Pepsi, mas para outros produtos do portfólio da companhia. Falando da Pepsi, o novo logotipo vende a idéia de “sorrisos”: cada um dos produtos da linha terá a curvatura do “sorriso” diferenciada.  Outra mudança é na tipografia:  todas as palavras serão em caixa baixa e usarão um tipo mais “atual”, como vocês podem ver abaixo:

Outros produtos também terão mudanças visuais:

Todo esse movimento busca a recuperação da empresa, principalmente no mercado americano. Junto com essa mudança no visual dos produtos, virá a demissão de mais de três mil funcionários com o fechamento de 6 fábricas. Claro, “mero detalhe”.

Agora, vamos as imagens que vieram a tona depois e que encontrei somente no blog que estou usando de referência. Ou seja, nenhum outro blog, principalmente brasileiro, postou tais informações (não que eu saiba).

Bem, as imagens abaixo foram enviadas por leitores do BrandNew. São as supostas garrafas e latas de Pepsi, MtnDew e Sierra:

“Isso é Photoshop com Illustrator… tá de sacanagem comigo Daniel?”, você pode estar pensando. Porém agora vem a foto mais incrível que eu vi até agora a respeito dessa mudança da Pepsi:

Verdadeiras essas últimas imagens? Você decide.

Bem, após ler bastante a respeito, consultar as fontes citadas nos posts, cheguei a conclusão que a mudança é séria mesmo. Agora, a questão é: a Pepsi será feliz nessa nova empreitada? Claro que ainda não fomos bombardeados pelo planejamento de comunicação da companhia, mas de prima não achei legal (e antes que alguém fale que sou tendencioso ou qualquer outra coisa, esse opinião é pessoal ok). O conceito do “sorriso de quem bebe Pepsi” é até legal, mas será que funciona a ponto de me fazer trocar a Coca-Cola pela Pepsi (e faço esse questionamento pois todos nós sabemos que o sonho da Pepsi é superar as vendas da Coca. Se o novo design não tem esse objetivo, não está alinhado com os desejos da Pepsi)? Creio que a antiga ID visual tinha muita força, apelo com o público e um visual muitíssimo bacana e original (mesmo trabalhando com ondas); o tipo usado é fraco aos meus olhos, meio que leve demais para a monstruosidade que é a marca Pepsi” ($12.88 bilhões de dólares é seu valor). Em suma: o lance “2.0″ da coisa não encheu meus olhos não.

Contudo, como já visto pelos leitores mais assíduos do LOGOBR, tenho mudado um pouco o discurso quando se trata de opinar sobre algum trabalho, graças as discussões geradas por esses posts. Não posso dizer que não dará certo ou que dará… aliás, quem sou eu pra falar isso? Os caras estão ousando e se alinhando ao movimento global de “limpeza” dos logos (ou de “temos-um-logo-novo!), da mesma forma que ousaram em 1962 e se alinharam ao movimento global de “logos-sans-serif-pós-guerra”.

De fato, é uma mudança grande, complicada e cara, que irá exigir um planejamento de comunicação excelente e inteligente, se não, será um tiro de calibre 12 nos pés. Quero muito ver onde isso vai dar!

E vocês, o que pensam do novo visual?

===========

Update: 14-04-09

Parece que o novo design da Tropicana foi mesmo um tiro de calibre 12 nos pés. Depois de ter gasto 35 milhões, os clientes odiaram as novas garrafas e fizeram a PepsiCo jogar os milhões no lixo e voltar aa produzira garrafa antiga. Veja nos links (em PT) e video (em EN) abaixo:

Arquivado em: Branding

Tags: , ,

Gostou do post? ››

0 +

Veja outros artigos em

Branding

A opinião tão importante dos leitores.

Comentários: 27

  1. Diana
    28 Oct 2008 15:52

    As garrafinhas e o logo da Pepsi eu ja tinha visto, o restante não. So, it’s true! hehehe

    É, de cara também não gostei. Porém, pode ser q aconteça comigo a mesma coisa qdo foi a repaginação do logo da Globo: no início, detestei, depois acostumei, a ponto de nem sentir mais diferença.

    Quanto a resultados, não acredito que SÓ a nova identidade visual vai melhorar as vendas da marca, mas acredito que a Pepsi irá fazer uma daquelas campanhas muito phodas junto. ehehe

    Mas o que eu mais estranhei em tudo é a letra “E” do novo tipo. Achei estranho remeter ao logo (agora) antigo… Enfim…

  2. Mariana
    28 Oct 2008 16:01

    Dani, muito legal sua posição em dar um contexto à mudança (coisa difícil de achar em blog, vc bem sabe!). Você tem toda razão, não colou muito essa nova identidade da pepsi, mesmo que a tentativa seja de integrar a estética 2.0. Acho que, simplesmente, é um caso de má gestão de identidade.

    Eu sempre tenho na minha cabeça que a criatividade é algo completamente sem limites. E quando eu vejo algo assim (fala sério, chato pra dedéu), não consigo deixar de pensar que: ou faltou esforço e boa vontade de fazer algo bom, ou que quem está mandando no projeto é muito bitolado.

    beijão.

  3. Paulo de Loyola
    28 Oct 2008 16:22

    Acho que está sendo esquecido um ponto importante. De uns tempos para cá, a Coca-Cola tem investido muito na “curva da garrafa” como seu sinal de identificação. O logo atual da Pepsi traz uma curva quase igual, acabando apenas o azul no logo gerando a diferenciação mais proeminente do produto. Com a alteração da curva, a Pepsi ganha uma forma mais diferenciada da concorrente.

  4. Ruiter Abadia
    29 Oct 2008 9:10

    Bom, ao meu ver ficou uma identidade visual bastante arrojada, já que por ser bem simples causa um bom impacto visual, e no mais eles estão caminhando no mesmo rumo do red bull e por ai vai…mas ficou melhor do qua a antrior.

  5. Carol
    29 Oct 2008 11:30

    De fato não gostei, acho q a idéia do sorriso não suetiu aplausos , acredito que eles poderiam fazer uma mudança mais glamurosa ( e eu como publicitária tenho a minha opinião bem diferente da deles) mas possa ser q com a MASSIFICAÇÃO do plano de comunicação eles possam fazer surtir efeitos.

  6. Hamilton
    29 Oct 2008 15:20

    Olhando o novo logotipo,
    Olhando a nova tipografia,
    Olhando a nova latinha,

    Concluo: a Pepsi deixou de ser um refrigerante para virar um desodorante.

  7. Cintia
    29 Oct 2008 16:19

    Não gostei dessa história de o logo ter 3 versões diferentes. Tudo bem, pode facilitar a identificação do consumidor com o produto num pdv, mas eu acho que estragou o logo.. Esse comentário do desodorante para mim vem muito a calhar… A latinha de refrigerante ta bem clean, lembra a nova latinha do Kwat, né? Aquela dourada, super elegante… Mas não sei se tem cara de Pepsi. Não gostei da tipografia, me lembra a Avant Garde, parece uma fonte qualquer enfiada lá no meio.. Sei lá. Achei o investimento muito caro pra sair esse resultado. Espero que eles tenham outros planos bons para compensar…

  8. ester
    31 Oct 2008 8:08

    Concordo com a Cintia quando fala que o investimento é caro para gerar isso!!!!! BOM…….Hamilton essa de virar desodorante…..cara tú tá com a razão…..é isso ai,cade a verdadeira criatividade e o bom gosto…….Com certeza quem gosta do ‘refri ‘ VAI FICAR NA DUVIDA, sera que o gosta tambem sera estranho……como na da Coca, a mudança…..as novas embalagens…..o gosto não é o mesmo…..não concordam?……bom isso é outro ponto a se pensar…….

  9. Felipe Dário
    31 Oct 2008 13:29

    Mas é claro que um blog chamado LogoBR tinha de dar seu parecer sobre essa mudança (mostruosa).

    O estranho com a marca nova é que ela parece uma paródia do logo antigo. Lembra também uma simplificação da forma dos limõezinhos da Pepsi Twist.

    A fonte é estranha: o nome “Pepsi” voltou a dar o ar de sua graça, talvez porque o novo símbolo ainda não seja tão forte quanto o antigo. Mas, como você disse, a tipografia é apagada—talvez porque já preparem uma nova retirada do nome tão logo o símbolo se solidifique.

    As embalagens lembram muito a simplicidade elegante do Kuat. A simulação, porém, em que o símbolo é fosco e a lata brilha, parece bem melhor que a foto.

    O Gatorade parece tão old-school!

    (O prazer em comentar aqui e em receber seus comentários *lá* é sempre meu, Daniel!)

  10. thiago costa
    31 Oct 2008 21:15

    oi daniel. esse foi o melhor post que eu li sobre isso. completo e sóbrio. gostei da marca desde o início. meio fraca, é verdade, mas atual. no final, isso que importa. postei sobre isso no meu blog. se puder dá o bisu. abs.

  11. Paulo Lima
    1 Nov 2008 11:08

    Olá Selo de qualidade pra vc, no meu blog!

    http://nanosecond.wordpress.com/2008/11/01/selo-de-qualidade/

    Abraços

  12. Felipe Santos
    2 Nov 2008 16:16

    “mas será que funciona a ponto de me fazer trocar a Coca-Cola pela Pepsi?” Esse certamente não foi o objetivo da mudança da Pepsi, como não é o objetivo de nenhuma campanha publicitária, se você não quiser beber pepsi, num importa o que eles façam, você não vai beber. Publicidade e design não te fazem comprar nada, só predispõe você a comprar. Eles estão modernizando a marca, do mesmo jeito que a coca cola fez nas novas embalagens limpas, a diferença é que a coca cola não mudou seu logo.
    Abraços

  13. Bianca
    2 Nov 2008 19:50

    Não gostei dessa nova identidade visual da pepsi….
    Parece um sorrizo meio sacana, e a garrafa plástica está um pouco fálica de mais (talvez possa ser uma viagem minha mesmo hehe)…
    Acho que foi uma tentativa meio frustrada e vai demorar um pouco pra me acostumar a isso…
    mas vamos ver no que dá né….

    Beijoa Daneil, te espero no pontíssima!

    http://pontissima.blogspot.com/

  14. Daniel Campos
    3 Nov 2008 17:18

    Diana
    Muito obrigado pelo comentário! Continue a nos brindar com seus inteligentes comentário!

    Grande abraço

    Mari
    Muito obrigado! Coisa dificil de achar é colaboradores como vocês! Valeu pelo super comentário, é sempre muito bom ter suas palavras por aqui. Aproveitando, manda um abração meu pro pessoal ai da abc, ta bom!

    Grande beijo

    Ruiter
    Valeu pela sua participação. Muito bom ter novos colaboradores por aqui! Volte mais vezes, ok!

    Grande abraço

    Carol
    Ótima observação Carol. De fato, ainda não sabemos como será o planejamento de comunicação deles. Talvez a grande “tacada” venha daí.
    Muito obrigado por sua participação. Espero ve-la outras vezes por aqui, ok!

    Grande abraçoa

    Hamilton
    hahahahaha… ótimo comentário Hamilton! Sempre bem humorado! Valeu cara.

    Grande abraço

    Cintia
    Belíssimo comentário! Muito obrigado por sua visita e colaboração Cintia. É um prazer receber uma profissional do seu gabarito aqui no LogoBR. Fique a vontate para voltar e participar outras vezes, ok!

    Ester
    MUitíssimo obrigado por seu comentário. Volte mais, será sempre um prazer recebe-la aqui!

    Grande abraço

    Felipe
    Sua observação a respeito da recolocação e e possivel nova retirada do nome PEPSI foi perfeita. Muito bom poder ler a opinião de outros, por isso que eu amo esse blog! :D
    Valeu pelos sempres presentes comentários Felipão, espero poder sempre contar com eles!

    Grande abraço

    Thiago Dário
    Obrigado por suas palavras. Elas vem como combustível a esse humilde blogueiro. Obrigado mesmo!
    QUanto ao seu post, adorei. Uma abordagem diferente e que deve ser levada em conta. Gosto de conhecer o ponto de vista de outras pessoas!

    Espero poder contar sempre com sua participação, ok! VOlte mais vezes!!

    Grande abraço
    Daniel

    Paulo

    Quanta honra pra mim receber essa indicação! Muitíssimo obrigado!
    Assim que tiver um tempe, vou fazer minha lista também! Vcs estarão lá hein!

    Mais uma vez, obrigado!

    Grande abraço
    Daniel

    Felipe Santos
    Perfeito seu comentário Felipe! Agradeço o esclarecimento e sua posição a respeito de Design e Publicidade. Com certeza, é algo que agora eu levo comigo. Volte mais vezes, é sempre bacana ter comentários muito bem ponderados como este. O porta estará aberta!

    Grande abraço

    Bianca
    Legal Bia! Valeu pelo comentário, muito obrigado! É bacana demais ter sempre sua presença por aqui! E pode esperar, estarei por lá sim, com sempre!

    Grande beijo

    A TODOS
    Valeu pessoal, saio daqui hoje com um pouco mais de sabedoria depois desses belíssimos e super inteligentes comentários. Sem vocês, isso aqui não teria valor! Muito obrigado!

    Grande abraço e
    Fiquem com DEus

    Daniel

  15. wander lima
    4 Nov 2008 7:30

    sei lá, lembrei da nova id do guaraná antarctica com sua proposta mais clean

  16. Daniel Campos
    4 Nov 2008 9:48

    PAULO DE LOYOLA
    QUe honra te-lo por aqui amigo! Perfeito comentário, uma informação muito rica e importante. Obrigado por dividir todo o seu conhecimento conosco! Sempre que desejar, retorne ao LogoBR. Será um prazer imenso te-lo por aqui outras vezes!

    Grande abraço

    Wander Lima
    Muito obrigado pela participação amigão. É um prazer ter sempre novos colaboradores, e contigo não é diferente! Estarei esperando seu retorno por aqui ok, será sempre um prazer!

    Grande abraço

  17. Fábio
    8 Nov 2008 8:06

    Adoro o teu blog, mas pouco participo de discussões…
    Porém esse novo logo da Pepsi eu tinha que opinar:
    Gostei da idéia, mas não sei…..
    Parece um sorriso meio amarelo…..

    Um grande abraço!

  18. Daniel Campos
    10 Nov 2008 12:22

    Fábio
    Fico feliz que o LogoBR figure entre os blogs que você gosta.
    De fato essa “nova Pepsi” é desafiadora aos nosso olhos sempre consevadores. Mas aí está o tesão da profissão: desafiar tudo o que é tudo como “belo” mostrando outros aspectos… vamos ver no que vai dar essa renovação!

    Muito obrigado por seu comentário e sempre fique a vontade pra participar sempre que desejar!

    Grande abraço
    Deus abençoe

    Daniel

  19. Jorpaes
    28 Nov 2008 14:12

    Vou responder aqui o que já respondi num fórum:
    Ächo que esse re-branding vai precisar re-branding”.

  20. Sebas
    4 Dec 2008 23:19

    Grande Daniel,

    mesmo chegando atrasado (beeem atrasado…) quero dizer que concordo com a sua opinião para este trágico rebranding da Pepsi. Mesmo não sendo consumidor do produto, tinha muita simpatia pela marca (muito mais do que pela corrente direta). Essa idéia de multiplos logotipos para uma marca me da um nó nas idéias…

    Achei genial o que foi dito pelo Hamilton: “a Pepsi deixou de ser um refrigerante para virar um desodorante.” Tétrico para investimento tão alto…

    []ão

  21. Daniel Campos
    12 Dec 2008 18:43

    Jorpaes
    É o que eu espero que não acontece, pois vai custar muita a empresa, e eu gosto da marca, pessoalmente (a antiga!)rsrs… obrigado por sua participação Jorpaes, espero que o LogoBR tenha acrescentado algo a vc e que volte mais vezes. Será um super prazer te ter por aqui novamente!

    Grande abraço

    Sebas
    Obrigado por participar aqui Sebas! E não se importa: se post tivessem data de validade, nao ficaria online sempre!rsrs… seus comentários serão sempre MUUUITO bem vindos!!!

    Quanto ao comentário do Hamilton, achei GENIAL tbm!!!

    Grande abraço amigão
    Daniel

Agora diga o que você pensa.

Deixe seu comentário

Nome

E-Mail

Link

Mensagem

@ facebook

Korb



Inspirada na geometria da DIN, a Korb é uma sans rounded de quatro fontes, desenhada por Joël Carrouché. Possui um set de setas, caracteres alternativos e algumas opções OpenType.

Veja +