Novo logo: Thomson Reuters

Por Daniel Campos

29 de setembro de 2008

Compartilhe esse post

Aloha!

Quem nunca ouviu falar a palavra “Reuters” (lê-se “róiters”)? É o nome da maior agência de notícias do mundo, criada em 1850 pelo alemão Paul Julius Reuter que começou a trabalhar entregando as mais recentes informações sobre preços de ações entre a cidade de Bruxelas (Bélgica) e Aachen (Alemanha) utilizando a tecnologia mais “high-tech” da época: cabos telegráficos e uma frota de 200 pombos! Hoje, é líder absoluta em notícias no planeta.

Sempre na vanguarda no quesito inovação tecnológica para a disseminação de informações, a Reuters também precisou mudar o seu logotipo algumas vezes, e é aqui que LogoBR, desbravador dos logos mais bacanudos desse universo, entra com seu serviço totalmente excelente (parafraseando Paulo Bonfá)! 😉

Primeiro dê uma olhadinha nos 6 primeiros logos da companhia de 158 anos de existência:

Mudou bastante, não?! O Primeiro ali foi criado pelo próprio Reuter em 1851 (acho que ainda não existiam os Designers Gráficos… ou tinham?). A grande revolução foi feita em 1965 com o lançamento do logo composto de pequenos pontos, também conhecido como Dot Logo. Em 1996 foi anexado ao logo um símbolo, chamado de rounded piece que era um globo estilizado, representando a globalização da empresa. Em 1999, os pontos foram unidos para uma melhor visualização em monitores.

Bilhões vem e bilhões vão… investimentos pra cá e investimentos pra lá e em 2007 a companhia foi comprada pelo grupo editorial canadense Thomson Corp. por £8,7 milhões, que era identificado por esse logo:

A operação de fusão que encerrou nesse ano, culminando na companhia Thomson Reuters, sendo essa o segundo maior provedor de informações financeiras (que é a receita da empresa, e não as notícias) do mundo, perdendo apenas para a gigante do prefeito de Nova York, Bloomberg. A ocasião foi marcada pelo lançamento da empresa nas bolsas de Toronto, Nova York e Londres e também do novo logo que passou a identificar o titã das notícias.

Vasculhei a internet em busca do conceito do logo, o porque do alaranjado e, claro, qual a tipografia usada, mas não encontrei nada. Na verdade, achei apenas um post sobre o logo no blog Comunicadores. Então, como gosto sempre de trabalhar com informações relevantes, completas e verdadeiras, enviei um email no dia 05 de setembro de 2008 (ou seja, há quase um mês) para o sr. Omar Yosif, responsável pelo branding da nova empresa, porém não obtive resposta nenhuma, nem um sinal fumaça me mandaram.

Porém o LogoBR é incansável em sua eterna saga de sempre entregar todas as infos possíveis e imagináveis. Continuaremos a procurar por esse conceito! Se alguém souber, nos escreva! 🙂

Eu, particularmente, gostei do logo. Aquele círculo intercalado entre pontos maiores e menores dá uma leve sensação de movimento ao símbolo. A tipografia é simplesmente matadora.  Creio que é outro logo que reflete o trend “2.0” que estamos vivendo. O tipo não lembra um pouco (só um pouco tá) o tipo usado do logo da Euro2009?

Consegui também os guidelines de aplicação dos dois logos. São bem simples, mas visam deixar bem claro pra quem for usar alguma notícia da Thomson Reuters como eles NÃO querem que seus logotipos e nomes sejam aplicados. Muito legal!

Guideline Thomson Reuters | Guideline Reuters

Alguém arrisca algum conceito para o logo?