Thomson_Reuters

Novo logo: Thomson Reuters

Aloha!

Quem nunca ouviu falar a palavra “Reuters” (lê-se “róiters”)? É o nome da maior agência de notícias do mundo, criada em 1850 pelo alemão Paul Julius Reuter que começou a trabalhar entregando as mais recentes informações sobre preços de ações entre a cidade de Bruxelas (Bélgica) e Aachen (Alemanha) utilizando a tecnologia mais “high-tech” da época: cabos telegráficos e uma frota de 200 pombos! Hoje, é líder absoluta em notícias no planeta.

Sempre na vanguarda no quesito inovação tecnológica para a disseminação de informações, a Reuters também precisou mudar o seu logotipo algumas vezes, e é aqui que LogoBR, desbravador dos logos mais bacanudos desse universo, entra com seu serviço totalmente excelente (parafraseando Paulo Bonfá)! 😉

Primeiro dê uma olhadinha nos 6 primeiros logos da companhia de 158 anos de existência:

Mudou bastante, não?! O Primeiro ali foi criado pelo próprio Reuter em 1851 (acho que ainda não existiam os Designers Gráficos… ou tinham?). A grande revolução foi feita em 1965 com o lançamento do logo composto de pequenos pontos, também conhecido como Dot Logo. Em 1996 foi anexado ao logo um símbolo, chamado de rounded piece que era um globo estilizado, representando a globalização da empresa. Em 1999, os pontos foram unidos para uma melhor visualização em monitores.

Bilhões vem e bilhões vão… investimentos pra cá e investimentos pra lá e em 2007 a companhia foi comprada pelo grupo editorial canadense Thomson Corp. por £8,7 milhões, que era identificado por esse logo:

A operação de fusão que encerrou nesse ano, culminando na companhia Thomson Reuters, sendo essa o segundo maior provedor de informações financeiras (que é a receita da empresa, e não as notícias) do mundo, perdendo apenas para a gigante do prefeito de Nova York, Bloomberg. A ocasião foi marcada pelo lançamento da empresa nas bolsas de Toronto, Nova York e Londres e também do novo logo que passou a identificar o titã das notícias.

Vasculhei a internet em busca do conceito do logo, o porque do alaranjado e, claro, qual a tipografia usada, mas não encontrei nada. Na verdade, achei apenas um post sobre o logo no blog Comunicadores. Então, como gosto sempre de trabalhar com informações relevantes, completas e verdadeiras, enviei um email no dia 05 de setembro de 2008 (ou seja, há quase um mês) para o sr. Omar Yosif, responsável pelo branding da nova empresa, porém não obtive resposta nenhuma, nem um sinal fumaça me mandaram.

Porém o LogoBR é incansável em sua eterna saga de sempre entregar todas as infos possíveis e imagináveis. Continuaremos a procurar por esse conceito! Se alguém souber, nos escreva! :)

Eu, particularmente, gostei do logo. Aquele círculo intercalado entre pontos maiores e menores dá uma leve sensação de movimento ao símbolo. A tipografia é simplesmente matadora.  Creio que é outro logo que reflete o trend “2.0” que estamos vivendo. O tipo não lembra um pouco (só um pouco tá) o tipo usado do logo da Euro2009?

Consegui também os guidelines de aplicação dos dois logos. São bem simples, mas visam deixar bem claro pra quem for usar alguma notícia da Thomson Reuters como eles NÃO querem que seus logotipos e nomes sejam aplicados. Muito legal!

Guideline Thomson Reuters | Guideline Reuters

Alguém arrisca algum conceito para o logo?

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e na DeVry Metrocamp, além de editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Vlw Daniel. Parabéns pelo trabalho de pesquisa. Gostei muito do logo. ficou moderno e antenado com as tendências. Afinal, uma agência de notícias não pode ficar presa no passado.

  • lembra bastante o da visteon, vc num acha?

  • Globo e ondas (pelo padrão de variação de tamanho dos pontos).

    A cor parece ter sido mais uma questão gráfica. E é bem sucedida em passar seriedade sem aquela frieza absoluta.

    Gostei bastante!

  • Daniel,
    Parabéns pela pesquisa e por todo o trabalho bem feito, novamente!
    Passei aqui graças ao RSS que recebi com a atualização do Blog, isso tá dando uma mão na roda pra mim, espero que esteja funcionando com mais gente também.

    Gostei bastante do logo da Reuters, de fato, ele ficou moderno, com uma certa dinâmica causada pelos elementos do Globo e simples. Um excelente logo, muito adequado ao público da empresa.

    Grande abraço!

  • Diogo

    Não arrisco conceituar nada, mas a impressão que tenho do grafismo:

    Representação do globo. Como dito no post, o intercalamento entre pontos maiores e menores dão a sensação de movimento. Diría mais, esses pontos dispostos de maneira escalar (aumentando e diminuindo) dão a idéia de uma transferencia de sinais ou informações.

    Minha impresão final é de troca constante de informações a nível global. O que acredito que se encaixe perfeitamente à área de atuação da empresa.

    Quanto ao laranja, talvêz energia, dinamismo, agilidade, iluminação. O laranja também contrasta com a formalidade de um azul ou cinza dando uma idéia de modernidade.

    Mas são apenas impressões pessoais. =T

  • rhenan

    parece representar um MIX.. mix de notícias..

    mto bom!!!

  • Daniel, que beleza de post!

    Os logotipos mais antigos da Reuters parecem marcas de cigarro ou uísque hehe

    e a tipografia pontilhada, o que representa? algo relativo a telégrafo, a perfuração por computadores analógicos?

    E o guia de aplicação de marca deles é muito simples e fácil de entender. Só não explicaram como é que usa em fundo escuro, se pode pintar o logotipo laranja de branco e o que fazer quando só tem Arial na paleta de fontes…

    abraço!

  • Ótimo post! =)

    E que belo logo. Totalmente atual, ainda mais com as cores utilizadas.

    E eu concordo com o Diogo, imagino que deve simbolizar a transfêrencia de informações a nível mundial.

    Abraço!
    William – Design Atômico

  • Fabiano

    Meus Deus quanto comentário óbvio.

  • Parabéns por mais essa potagem! Bem interessante realmente observar a evolução da marca e como vc disse, este último logo ficou muito bom e está bem de acordo com esta era 2.0.

    E parabéns tb pelo seu empenho!

    Abraçosss

  • Fala Daniel! Tranquilo?

    Maravilha de post! Cara, eu acompanho o Reuters desde 2005 e posso assegurar que não existe canal online melhor para notícias. É um canal rico em informações, com inúmeras parcerias bacanas com blogs e outros canais de informação, ou seja, é o futuro quando falamos de canais de notícia.

    Em relação ao logo, o penúltimo com certeza é mais marcante na cabeça da galera, talvez até pelas cores mais fortes e a época que ele apareceu, enfim, não sei, mas o novo é muito melhor, bem mais leve e flui muito melhor no que condiz a liquidez e leveza da propagação de notícias e infomações, da web 2.0 e tudo mais.

    Enfim, não tem muito o que falar cara, você tá falando tudo!

    Parabéns e continue assim,

    abraço!

  • Renato
    Vlw pela colaboração Renatao. Com certeza, ficou um belíssimo logo.

    Grande abraço

    Guilherme
    Eu não conhecia essa empresa, mas de fato lembra muito cara. Já dava para lançar os dois logos nesse post: http://logobr.wordpress.com/2008/07/22/logos-originais-parecidos/
    Vlw pela participação Gulherme. Continua a nos visitar, sempre é um prazer!!

    Grande abraço

    Gabriel
    Que ótima contribuição hein! Obrigado por disseminar seus conhecimentos! Volte mais vezes Gabriel, sempre será um prazer!

    Grande abraço

    André
    Que ótimo que funciou ai André. Aqui eu tenho feito o teste e está indo numa boa também. Creio que está funcionando com todos também!!!

    Vlw pela participação amigão, volte sempre beleza!

    Grande abraço

    Diogo
    Porém impressões muito bem apontadas Diogo. Creio que você bateu muito perto do conceito do logo, se não acertou em cheio! Muitíssimo obrigado pela colaboração, volte mais vezes e sempre nos ajude com seus conhecimentos! Será um prazer, ok!

    Grande abraço

    Rhenan
    Conga Conga Conga!!! Show de bola receber vc por aqui hein brother, volte mais vezes mano!

    Grande abraço

    Hamilton
    “Marca de cigarros” foi ótima…hahahah
    Quanto as suas duvidas na aplicação em fundos pretos, no site da Thomson Reuters tem as especificações para essas aplicações. Dá uma passada lá! Mais uma vez, muito obrigado pela participação e volte sempre, ta bom!

    Grande abraço

    Willam
    De fato, um belíssimo logo! Muito obrigado pela participação e volte sempre. E a partir de amanha estarei de volta a todos os meus feeds… em breve passo la pelo Design Atomico, ok!

    Grande abraço

    Fabiano
    Fala Fabiano, tudo certo cara? Creio que vc tenha motivos para o seu comentário, então nos deixe a sua impressão do logo. Estou certo que é nessas visões diferentes de um mesmo trabalho que podemos crescer em conhecimento e poder de análise. Obrigado pela sempre presente participação!

    Grande abraço

    Eduardo
    Muito obrigado pelas palavras cara. Se fato, o LogoBR tem esse obejtivo: ser recohecido como referência entre todos os nossos colaboradores.

    Grande abraço

    Leandro
    Fala Leandro. Tudo certo graças a Deus!

    Bacana ter essa observação de quem usa os serviços da empresa. Vc sempre agregando valor aos posts hein! =D
    Que isso, sou apenas um blogueiro tentando conseguir meu lugar ao sol! :)
    Obrigado por sua participação, sempre precisa e fiél! Vlw mesmo!!

    Grande abraço

    A TODOS
    Muito obrigado por cada comentário, pelas visitas, por aqueles que mandam os links a outros… enfim, fico muitíssimo grato por cada um de vocês, colaboradores, que junto comigo fazem esse blog existir! Parabéns a todos nós!

    Grande abraço a todos
    Daniel