Doug Fast Starbucks Original Logo

Rascunhos originais do logo da Starbucks

Aloha!

Algo bacana que um designer sempre pode fazer, principalmente os que desenham logos, é guardar seus cadernos de rascunhos (ou sketchbooks). É uma forma interessante de revisitar tanto o projeto bem como a forma que se projetava, afim de fazer um paralelo entre antes e agora. Não apenas isso, mas vai que você acaba participando de um projeto em que a marca se torna gigantesca (as vezes mundial), o caderno acaba se tornando um jóia rara, quase que um livro de fetiches para outros designers.

Art Chantry compartilhou em seu Facebook algumas imagens do caderno de Doug Fast, designer que em 1987 foi responsável pelo redesenho do logo da Starbucks, após a compra da empresa por Howard Schultz, quando adotou o verde e a sereia mais suave e que depois, em 1992, desenhou a versão cropada que ficou em uso até 2011. Nos dois projetos, Doug Fast estava contratado pela Terry Heckler & Associates, empresa que tinha desenhado o logo original nos anos 70.

A história conta que começaram a haver piadas sobre a sereia original (que podemos ver na primeira foto). Então o trabalho de Fast foi de “suavizar e retirar a conotação sexual da personagem”. Nas outras três fotos o que existe são diversas tentativas, estudos e possibilidades de desenho que Fast realizou em busca do equilíbrio perfeito para a composição.

Maravilhoso!

Doug Fast Starbucks Original Logo

Doug Fast Starbucks Original Logo

Doug Fast Starbucks Original Logo

Doug Fast Starbucks Original Logo

Créditos fotografia: Art Chantry

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e na DeVry Metrocamp, além de editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Excelente! É sempre muito bom poder acompanhar o processo de grandes designers!