Conheça o Dribbble

por Daniel Campos | 8 02 2012

(Obrigado ao Breno Bitencourt e à Carol Rivello pela ajuda!)

Aloha!

Talvez a palavra que irá marcar esses dias que temos vivido será “colaboração”. Não vou ser louco de chamar de moda, tampouco dizer que é um fenômeno de nossa geração, mas sem dúvida ouvimos, lemos e falamos sobre isso como nunca antes. Talvez seja uma grande verdade para minha geração, pois somos muito mais abertos a opiniões de fora, quando não quase dependentes da visão de outro profissional.

Dan Cederholm e Rich Thornett são designers e integrantes/produtos dessa geração colaborativa. E co-fundadores da nova coqueluche entre profissionais criativos: o Dribbble.

O site nasceu em 2009 com o propósito de ser uma rede para que designers pudessem compartilhar pequenos pedaços dos projetos em que trabalham para buscar as opiniões de outros profissionais. Logotipos, símbolos, tipografia, caligrafia, ícones, ilustração, UI…

Dessa propósta, nasceu o site/ferramenta mais amado da internet pelos designers e criativos em geral. Se você não gosta do site, provavelmente é porque não o conhece. O Dribbble tem a ver com mostrar e conversar, receber críticas e elogios. Designers e desenvolvedores, estudios e agências, compartilham seus shots – pequenos screenshots dos designs e aplicações em que estão trabalhando, e aguardam os comentários da comunidade. Não apenas isso: o Dribbble é uma grande fonte de pesquisa, seja ela sobre tendência do que está rolando agora no mundo do design gráfico, seja de referência tipográficas, de cores, de formas e etc.

Aliás, todos os nomes estranhos que você verá no site, são inspirados no mundo do basquete. Pessoalmente, fico muito a vontade (viciado na NBA que sou). Entretanto, para facilitar a vida de quem tiver seus primeiros momentos dentro do site, fizemos um glossário sobre cada uma das palavras e ferramentas do Dribbble. O link está no fim do post :)

O site nasceu 100% fechado, apenas para convidados. Em Abril de 2010, ele se tornou público para quem quisesse visitar e ver o que por lá era postado. Entretanto, para postar e comentar shots, ainda é necessário um convite de alguém de dentro. E, claro, tais convites são liberados a conta gotas e sem qualquer periodicidade oficial. Segundo os fundadores, isso é para manter alto o nível do que é postado por lá. E, em um âmbito geral, eles têm conseguido!

 O que o Dribbble não é

O Dribbble é um rede de profissionais, como o DevianArt ou o Behance, mas não é um site de portfólios. Não pelo menos da forma que conhecemos. Isso, a começar pelo tamanho das imagens que podem ir pro site. Estamos falando de shots de 400 x 300 px. Isso é para que os participantes mostrem apenas pequenas partes dos trabalhos, buscando o feedback e também compartilhando o trabalho conforme ele avança. Ou seja, se você queria usar o Dribbble para fazê-lo de portfolio e mandar para aquele estúdio em que você quer trabalhar, pode tirar o cavalinho da chuva.

Entretanto, Breno Bitencourt, brasileiro e usuário do Dribbble, comenta:

“O Dribbble é muito mais efetivo para contratação do que via portfólio normal, pois lá você coloca o que você esta desenvolvendo no exato momento, o que torna seu perfil dentro da rede como um portfólio  aberto e sempre atualizado. A meu ver, acaba sendo mais realista do que um portifa estático.”

Tudo vai depender de como você tirará proveito do site.

Cada usuário tem direito a  24 shots por mês. Esse numero não é acumulativo, ou seja, se você usar 5 shots neste mês, receberá apenas 5 no próximo mês. O que importa é que todo dia 1º você estará com 24 shots disponíveis.

● Player e spectator: qual conta se encaixa no meu perfil?

Antes de sair correndo atrás de um convite para o Dribbble, é necessário que você entenda os dois tipos de contas que existe no site e como é o processo de entrada de novos usuários para cada uma delas.

☞ Spectator
O primeiro tipo de conta é o spectator. Eu chamo de “conta de entrada”. É uma ótima forma de conhecer o site e a maioria de suas funções. E o mais bacana é que não precisa de convite para ser um spectator. Basta ter uma conta no Twitter e se cadastrar.

Como o próprio nome denuncia, o spectator é o usuário que participa da rede como um espectador, alguém que assisti. Entretanto, a conta permite fazer muitas coisas como: criar um perfil completo, seguir qualquer usuário do Dribbble, dar likes nos seus shots preferidos, usar a ferramenta de buckets (favoritos) e criar pastas para guardar os shots que você mais gostou, fazer pesquisas e mais algumas outras coisas.

Essa conta é indicada principalmente para quem não quer/não pode ou não tem tempo de produzir shots para o site ou mesmo para quem quer apenas acompanhar alguns profissionais em suas jornadas diárias de trabalho, entender como pensam e como produzem.

☞ Player
Essa conta lhe permite fazer tudo o que a anterior faz + a possibilidade de subir imagens (dar shots) e de comentar qualquer shot dentro do site. Claro, essa é a principal conta do Dribbble e é para ela que é necessário um convite.

 Convidando (sendo convidado), o draft e as regras ocultas

Draft
É o nome do processo de entrada de novos players na rede. Para poder postar e comentar shots no Dribbble, você precisa ser “draftado” por um membro que tenha convites disponíveis. Quando se estiver lá dentro, logo você poderá “draftar” novos membros.

Já já comento sobre o caminho das pedras para ser draftado. Quero falar sobre quando você for “draftar” alguém.

Quando você estiver como player, algo interessante de saber sobre o Dribbble é que quem você “drafta” para o site irá influênciar diretamente sua visibilidade e reputação na comunidade. Isso porque, em primeiro lugar, no seu perfil existe logo ao lado de followers e following um botão chamadado drafts que mostra quem você drafitou para dentro da rede e quais são seus shots, quantos seguidores, quantos likes recebeu e etc. Se você convida alguém, digamos, “não tão bom assim”, ele estará atrelado a você na rede o tempo todo, ou seja, ônus de imagem.

Quando falo “não tão bom assim” não digo apenas sobre a qualidade dos trabalhos que seu draft posta, mas também falo sobre a atividade dele dentro do Dribbble. Não adianta nada o designer/estudio/agência ser ótimo na criação se não postar na rede e não “circular” por ela. O Dribbble quer players que não apenas postem no site com regularidade, mas que comentem em outros trabalhos, participem e façam o site girar. Portanto você deve se preocupar não apenas com a qualidade, mas também com a quantidade de shots dos seus drafts, já que isso denuncia o quanto o designer que você convidou está usando a rede.

Detalhe: a quantidade de shots e a regularidade que seus drafts usam a rede também irá determinar quando e quantos novos convites você irá receber na próxima rodada de distribuição. Já há alguns depoimentos de players que dizem ficar de fora de algumas rodadas de distribuição de convites depois de ter draftado pessoas que não participam da rede. Por isso, seja muito criterioso na hora de distribuir seus convites. Muito além disso: use o Google e veja se seu draft é um designer/estudio/agência ativa na internet, ou se é só turista. Claro, por cuidados como esses é que o Dribbble continua a crescer em numero de players, sem cair de qualidade.

 Sou (ou não) spectator e quero ser draftado. E aí?

Não, não existe uma fórmula secreta para ser draftado. E antes que você pense isso: não, o site não será aberto para o cadastro de players, isso será sempre por meio de convites, provavelmente. Isso porque é evidente que para manter o alto nível do que é postado por lá é necessário ferramentas de controle como, por exemplo, o numero reduzido de shots disponíveis para cada player, as “punições” para drafts mal feitos e, claro, o draft feito a conta gotas.

Então, como ser draftado? Olha, na sinceridade: nenhum convite se consegue de forma fácil, você vai ter que ralar um pouco. Isso porque cada player é quem decide como irá distribuir seus convites. Eu, por exemplo, consegui o meu por um post no Google+. Pesquisei por “dribbble invite” e apareceu algumas pessoas que estavam recrutando interessados para mandarem seus portfólios para análise.

O caminho das pedras é esse: pesquisar no Google, Facebook, Twitter, G+ e dentro do próprio Dribbble por convites. Sempre tem alguém com algum draft sobrando e que esteja procurando por algum bom designer para drafta-lo.

 Mas ainda existe outra opção: Seja um Prospect

Além do esquema “procurar-por-alguém-com-convites” existe uma outra maneira de ser draftado, e essa é somente para quem tem uma conta de spectator.

Depois de se cadastrar como spectator, você deverá editar seu perfil (bio e links). Nessa página você verá a opção de incluir sua conta na lista de prospects. Essa lista reune spectators que estão procurando por convites. Muitos players não tem tempo para fazer promoções ou processos seletivos para distribuirem seus convites. Por isso, muitos deles recorrem a lista de propects, pois lá se encontra diversos designers que estão interessados em entrar na rede como player, com links para seus perfis nas redes sociais e, principalmente, para seus portfólios. Além disso, só de estar na rede como spectator, já demonstra interesse.

● Alguns players brasileiros

Claro, eu não poderia terminar esse post sem deixar alguns links para players brasileiros. Essa lista é apenas alguns do muitos que temos por lá. Por isso convido a todos, players ou spectators, a deixarem o link para seus perfis no Dribbble nos comentários :)

● Concluindo

O Dribbble é viciante. Você tem que se controlar para não acabar com todos os seus 24 shots numa semana só. Acima de qualquer outra coisa, o Dribbble é uma ótima ferramenta de networking (pessoal sempre muito aberto a conversar) e de marketing para sua empresa. O site é simples e usar e muito intuitivo. E o mais interessante é que sempre existe um comportamento crítico na rede, mas respeitoso. Como eles mesmos dizem, parafraseando talvez a maior campanha publicitária da NBA, don’t hate the player, love the game.

● Escrevemos um glossário sobre o Dribbble para vocês

Se tiver alguma dúvida sobre algo por lá, ou quiser saber mais sobre as ferramentas do site e seus nomes, acesse nosso Glossário do “dribbblês”.

Arquivado em: Ferramentas

Tags: ,

Gostou do post? ››

16 +

Veja outros artigos em

Ferramentas

A opinião tão importante dos leitores.

Comentários: 24

  1. Will
    8 Feb 2012 15:58

    Ainda não sou ‘player’ no Dribbble, mas acompanho todo dia e ainda chego lá :D

    Meu Dribbble profile: http://dribbble.com/willianbs

  2. Henrique Foca
    9 Feb 2012 9:57

    Belo post Daniel, bem explicativo mesmo!
    Parabéns!

    Também sou player no Dribbble :)
    http://dribbble.com/henriquefoca

  3. Marcelo Sazo
    9 Feb 2012 11:17

    É, realmente o Dribbble é espécie de Twitter para Designers do mundo inteiro, pena que ainda não faço parte deste time, mas chegaremos lá!
    Ótimo post Daniel, parabéns!
    Abração!
    http://dribbble.com/marcelossazo

    • Daniel Campos
      9 Feb 2012 11:22

      Marcelo, obrigado por seu comentário. Rapaz, demos a receita pra conseguir entrar ;-)

  4. Marcelo Sazo
    9 Feb 2012 12:39

    Tô seguindo essa receita já faz um tempinho! Um dia ou outro acaba dando certo, rsrsrs… :)
    Valeu!

  5. Marcos Oliveira
    10 Feb 2012 17:12

    Depois do post fiquei muito pilhado e criei conta lá no Dribbble. Alguns likes e follows depois, pra minha surpresa, me draftaram hoje, menos de 2 dias depois de criar minha conta!

    • Daniel Campos
      10 Feb 2012 17:20

      Olha só quer massa! Segunda-feira vamos comentar isso no Twitter e Facebook do LOGOBR pro pessoal ver que, apenas de ter que ralar, pode ser mais simples do que se imagina ser draftado. Obrigado Marcos, abs

  6. Raphael Lopes
    10 Feb 2012 17:32

    Muito legal o texto Daniel!
    De uma forma bem direta e simples você conseguiu explicar muito bem sobre a comunidade.

    Estou por la a alguns meses apenas, mas tem sido muito positivo para o meu desenvolvimento.
    Existem excelentes designers que sempre postam trabalhos realmente ótimos, e o feedback que eles dão sobre outros designers e outros trabalhos são muito valiosos, ajudam muito.

    Ótimo texto!

  7. Lucaz Mathias
    15 Feb 2012 9:35

    Li esses dias o post e fiz meu Dribbble ontem… pra minha surpresa umas 4 horas depois me chamaram para ser mais um player. Alguns shots depois já tô no pique do jogo #cool

    • Daniel Campos
      15 Feb 2012 9:36

      Mais um! Parabéns Lucaz!

  8. Davidson Zoy
    15 Feb 2012 14:46

    Acabei de ler o post e gostei muito desse dribbble! vamos ver se consigo ser um player! =)

  9. Lucaz Mathias
    17 Feb 2012 9:15

    Só pra constar… #viciante, rs

  10. Lív Argolo
    17 Feb 2012 22:33

    Excelente post! Me tornei player hoje no dribbble.Realmente é uma rede incrível

    http://dribbble.com/livargolo

  11. Renner Boldrino
    27 Feb 2012 14:36

    Me inscrevi há pouco. Na expectativa de ser um player. =]

  12. Felipe
    8 Mar 2012 15:45

    Não consegui me cadastrar, houve algum problema após o sign up, sou redirecionado diretamente à pagina de login e meu user/pass nao coincide.

  13. Von Haggen
    25 May 2012 19:45

    Ótimo post, como de costume!!
    Espero mais materias sobre o dribbble e behance, também espero que voce escreva sobre cargo um dia, que também é uma ferramenta muito boa!

    e claro, meu dribbble!! já sou player…

    http://dribbble.com/vonhag

    • Admin
      25 May 2012 19:51

      Von,

      Obrigado pelas gentis palavras. É sempre bom receber um comentário que seja um feedback. Sobre o Behance e o Cargo, escrevi um artigo sobre portfólios onde falo dos dois. Fique a vontade para passar por lá e comentar sobre o que você acha das ferramentas :)

      http://logobr.org/ferramentas/portfolios-sites/

      Abraços e obrigado por sua preciosa audiência :)

  14. Makson Serpa
    28 Jul 2012 23:56

    Muito bom o post. Na real eu recebi um convite pelo próprio Dribbble hoje no meu email, me inscrevi como Espectador há uma semana e recebi relativamente rápido, achei estranho na hora… mas putz! show de bola!
    Dribbble.com/makson

  15. Leopoldo alves
    31 Jul 2012 14:08

    ótima materia! estou viciado já…

    http://dribbble.com/LeoOLS

    Abraço

  16. Leo V Moura
    28 Nov 2012 14:28

    pow dribbble e mt bom… eu keria um invite… to preparando imagem p postar nele desde qnd criei conta hehehe

    parabens ae

  17. Stephano
    1 Mar 2013 10:36

    Achei o post sensacional, atualmente utilizo o Behance, mas gosto do dribbble para acompanhar designers e seus processos criativos.

    Segue o meu: http://dribbble.com/stephanodiego

  18. Emanuele
    3 Jul 2013 15:43

    Como saber se recebi um convite? Aparece alguma notificação?

    Obrigada :)

  19. Danila Ribeiro da Silva
    12 Feb 2014 9:25

    Muito interessante o post, e também o site de vocês!

Agora diga o que você pensa.

Deixe seu comentário

Nome

E-Mail

Link

Mensagem

Pós na Unicamp em Design Gráfico 2015



Unicamp abre inscrições para pós Especialização em Design Gráfico turma 2015. O curso é destinado a profissionais graduados com conhecimento básico em design e interesse em aprofundar sua atuação na área. Mais informações podem ser obtidas no site do curso

Veja +


Diatipo 2014



O Diatipo já é um evento esperado todos os anos, já entrando para o calendário internacional do mercado tipográfico. As inscrições para 2014 já estão abertas e a participação confirmada de Matthew Carter e Alexandre Wollner.

Veja +

Brix Sans



Depois de vários meses em silêncio, Hannes von Dohren volta com um lançamento fantástico: Brix Sans, uma família de 12 fontes, toneladas de OpenType e uma versatilidade absurda.

Veja +