Revista Clichê

por Daniel Campos | 7 03 2012

Aloha!

Algumas semanas atrás recebi uma cópia da edição #2 da revista Clichê. E não tinha como não divulgar esse projeto belíssimo.

A Clichê é uma revista colaborativa sobre design criada na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2010. Seu foco é difundir, agrupar e dar visibilidade para trabalhos acadêmicos, sejam eles práticos ou teóricos, em qualquer área de design – web, produto, gráfico, interação, moda, etc. Com produção independente, propõe uma publicação atemporal, utlizando um projeto gráfico durável e conteúdo para referências futuras, evoluindo a discussão sobre design e valorizando as produções do meio acadêmico. [Release]

E coloca acadêmico nisso. Além de publicar os trabalhos de estudantes, a revista trás algumas matérias escritas por nomes conhecidos do design nacional. Os textos têm uma pegada bem acadêmica, o que é um deleite para quem gosta. O projeto gráfico é belíssimo: limpo e com foco total no conteúdo.

Além da revista, o projeto mantém um site onde postam o mesmo tipo de conteúdo da versão impressa mas, claro, em maior periodicidade e quantidade.

A Clichê também está com um projeto no Cartase, buscando levantar fundos para a impressão da sua terceira edição. Não poderia deixar de falar disso.

E por último: o edital para a próxima edição da Clichê está aberto. E dessa vez, não apenas estudantes, mas profissinais também poderão inscrever seus trabalhos. Inscrições abertas até dia 06 de abril. Prepare seus trabalhos e envie!

Arquivado em: Ferramentas

Tags: ,

Gostou do post? ››

5 +

Veja outros artigos em

Ferramentas

A opinião tão importante dos leitores.

Comentários: 2

  1. Nelson
    12 Mar 2012 16:50

    Acompanho esse projeto de longe já faz um tempo, recebi esses dias um exemplar e fiquei contente com o conteúdo, mas tem algo que me incomoda muito que é o nome. Não precisa de muito pra descobrir:

    Sinônimos: freqüência previsível repetitiva padrão chavão monotonia repetição comum trivial banal vulgar chato sem originalidade lugar-comum tópico

    Antônimos: diferente novo desigual inédito incomum original único singular extraordinário excepcional raro legal excêntrico extravagante

    Qual o sentido de um nome tão negativo, que à primeira vista parece refletir o trabalho e conteúdo dentro expostos? É uma pena que uma iniciativa com tanto potencial esbarre numa coisa tão básica que é a fase de naming de qualquer projeto. Achei infeliz.

  2. carlos moura
    27 Mar 2012 10:02

    Se pensarmos no clichê como mera reprodução, normalmente a reprodução será avaliada como de menor “valor”, quando comparada com o original.

    Mas se pensarmos na produção (e não na “re-produção”) do clichê (visto como eram os clichês no tempo do sistema de impressão “a quente”* , a criação / produção de um clichê toca (quando não é ela mesma) uma obra de arte.

    Particularmente prefiro “ver” o nome da revista dessa maneira. Acho mais gratificante.

    * Naqueles tempos, clichê era uma espécie de carimbo geralmente de metal que era molhado em tinta e prensado contra papel para imprimir imagens mais rebuscadas. As editoras de livros e periódicos e as gráficas utilizavam matrizes de linhas de texto obtidas com chumbo derretido (uma espécie de clichê reciclável), fontes móveis de metal/madeira e… clichês.

Agora diga o que você pensa.

Deixe seu comentário

Nome

E-Mail

Link

Mensagem

@ facebook

Korb



Inspirada na geometria da DIN, a Korb é uma sans rounded de quatro fontes, desenhada por Joël Carrouché. Possui um set de setas, caracteres alternativos e algumas opções OpenType.

Veja +