Coca-Cola vrs. Pepsi: logotipos

Por Daniel Campos

30 de julho de 2009

Compartilhe esse post

Aloha!

Aqui no LOGOBR, já abordamos as empresas Coca e Pepsi três vezes: a mudança no logotipo da Pepsi, a Coca azul e os rótulos da Coca pelo mundo. Porém, nunca me havia ocorrido a idéia de fazer o paralelo entre logotipos das duas gigantes-inimigas-mortais como esse abaixo, enviado para o LOGOBR por nosso leitor Ralph Almeida. Assim como foi no post Como (não) Defender Um Logo, esse aqui a imagem falará por si só.

pepsi-coca

Apenas quero comentar algo: existem prós e contras nas duas situações. Existem porques e estratégias diferentes, diretores de marketing (e branding) diferentes, entre muitas outras variáveis. Tudo é passível de análises e reflexão. Agora, o que eu penso quando vejo essa imagem, assim de primeira?

“Será que a Coca faz um ótimo trabalho de branding/marketing/exposição ou é a Pepsi que está sempre atualizada?”

O que vocês acham?

____________________________________________________________

Update 07/08/09

Nosso querido colaborador Diego Santos achou no BrandNew uma ”atualização” desse comparativo entre os logos, afirmando o que o Phildarre disse abaixo: o logo da Coca sofreu sim mudanças. Vejam:

coke_pepsi_chart_revised

O BrandNew escreveu um ótimo artigo, recomendo a leitura. Porém disse algumas coisas como ”acreditar que a Coca não mudou de logotipo durante esse tempo não é só errado mas idiota”, em depreciação de quem fez o primeiro jpg. Bem, eu preciso discordar disso por um simples fato: o intuito de quem o fez foi de mostrar que a Coca não mudou de logo enquanto a Pepsi sim. A Coca atualizou, suavizou, redesenhou o MESMO LOGO. A Pepsi mudou radicalmente pelo menos duas vezes. Apesar dessa segunda imagem ser mais fidedigna ao que realmente aconteceu, não muda minha percepção inicial: a Coca está com o mesmo logo há mais de 100 anos.

Obrigado ao Diego e ao Phildarre. E vocês, mudaram de ideia depois dessa segunda imagem?