Diatipo Natal 2011

Diatipo Natal 2011

Aloha!

Desde quando o LOGOBR nasceu, em 2008, o meu interesse particular por tipografia aumentou exponencialmente. No desejo de aprender mais sobre type, descobri que em dezembro daquele ano iria rolar um evento chamado Diatipo, com palestras de profissionais renomados (que eu ainda pouco conhecia). Cara-de-pau como sempre, me inscrevi e fui. Troquei algumas palavras com Claudio Rocha, Gustavo Soares e Henrique Nardi. Sai dali certo que aquele era um dos melhores eventos de design gráfico que eu já tinha ido. Não perdi mais nenhum.

E o Diatipo cresceu de uma reunião de amigos para um evento de proporções nacionais. Desde então, o LOGOBR ajuda o Tipocracia a divulgar o evento em nossas páginas e nas redes sociais. E em 2011 teremos o prazer de ser um dos apoiadores do Diatipo. E antes que você vá embora: vai rolar promoção exclusiva! 😉

• Tema e convidados

Esse ano o tema do Diatipo será O Ensino de Tipografia. Será focado em palestrantes que tenham experiências em escolas, faculdades e cursos no Brasil e no exterior, onde irão compartilhar como aprenderam e como ensinam tipografia. O convidado especial dessa edição será Ken Barber que é letrista, type designer e diretor tipográfico do estúdio de design e type foundry House Industries. Ele também é sócio do Photo-Lettering, Inc., um serviço online de venda de letterings. Os demais convidados: Crystian Cruz, Priscila Farias, Catherine Dixon, Francisco Martins, Ana Paula Megda, Marcos Mello, Sarah Stutz e Tony de Marco.

• Workshops

Desde a edição do ano passado o Diatipo, além das palestras, organiza workshops com os convidados. Nesse ano: Tony de Marco, Marcos Mello e Ken Barber. Um preview do vai rolar nos cursos:

Tony de Marco – Caligrafia Urbana

Uma oficina para explorar o desenho tipográfico inspirado na cidade de São Paulo. Aprendendo a decodificar diferentes estilos e técnicas de pintura mural o aluno é estimulado a desenvolver seu próprio alfabeto. O spray é deixado de lado, rolinhos e a tinta acrílica são usados no papel e na parede. Para fazer letras gigantes é preciso usar não só as mãos, mas todo o corpo.

Marcos Mello – Reinventando a Tipografia

Este workshop pretende investigar a pertinência da composição manual no ensino contemporâneo de tipografia e design. A partir de uma dinâmica envolvendo materiais tipográficos, Marcos Mello levanta questões inerentes ao universo dos tipos móveis: 1. A importância do trabalho manual na percepção das medidas, valores e escalas. 2. Espaço e Grafismo – Forma e Contra Forma – Nota e Pausa: a estrutura da composição. 3. Construção da linguagem tipográfica: sistema de composição manual, suas características, limites e rupturas. 4. Debatendo e exercitando possibilidades de impressão em tipografia. Cores, texturas e gravação.

Ken Barber – Word as Image: Hand-Lettering for Graphic Design

(este workshop será ministrado em inglês)
Give your font menu a break and spice up your work with some standout lettering. Not only do hand-drawn logos add depth and personality to design, but they provide a unique look that simply cannot be matched by conventional typography. This workshop will explore the creative process of hand-lettering and its application in contemporary graphic design. Participants will reference familiar typographic forms and helpful lettering specimens while drawing their own one-of-a-kind word marks. A comprehensive slide presentation, drawing demonstration, skill-building exercises and personal critiques will provide further guidance as students acquire a practical foundation for producing and implementing distinctive hand-lettering in various design contexts.

• Data, local e inscrições

O DiaTipo Natal 2011 acontece sábado 10 de dezembro, das 8h às 18h, na Unidade 3 da Belas Artes em São Paulo. Os workshops acontecerão entre os dias 8 e 9 de dezembro, na Belas Artes e na Oficina Tipográfica São Paulo. E as inscrições são feitas pelo site do Diatipo. Lá você encontra mais informações sobre os palestrantes, preços, formas de pagamento, endereço e mapa da Belas Artes e emails para contato com a organização. Acesse!

• Promoção “Mostre o Tipo da Sua Mesa”

Antes de falar sobre a promoção, adiantamos que as vagas são limitadas ao número de cadeiras no auditório; no caso dos workshops, as vagas são extremamente limitadas. Então se você tem interesse em um deles, sugiro que corra e faça sua inscrição.

Vamos ao que interessa: o LOGOBR está realizando duas promoções exclusivas. Estão valendo: um ingresso para o dia de palestras (a você que não tem inscrição para o Diatipo) e um exemplar do livro A Linguagem Invisível da Tipografia, de Erik Spiekermann, publicado pela Blucher (a você que já está inscrito).

E dessa vez faremos algo totalmente diferente de todas as promoções que já realizamos por aqui. Mais interativo e divertido. Leia atentamente os passos abaixo para cada um do prêmios e abuse de seus contatos no Facebook: quem receber foi mais curtido, leva o prêmio!

Se você ainda não está inscrito no DiaTipo Natal 2011 e quer concorrer ao ingresso:

1 › Tire uma foto da sua mesa de trabalho; na tela cheia do seu computador, coloque um caracter de uma tipografia que goste;

2 › No Facebook, curta as páginas do LOGOBR e do Tipocracia;

3 › Publique a foto da sua mesa de trabalho na página do LOGOBR. Se não sabe como fazer, veja um passo-a-passo aqui;

4 › Peça para os amigos curtirem sua foto!

Se você já se inscreveu no DiaTipo Natal 2011 e quer concorrer ao livro do Spiekermann:

1 › Tire uma foto da sua mesa de trabalho; na tela cheia do seu computador, coloque um caracter de uma tipografia que goste;

2 › No Facebook, curta as páginas do LOGOBR e do Tipocracia;

3 › Publique a foto da sua mesa de trabalho na página do Tipocracia; Se não sabe como fazer, veja o passo-a-passo;

4 › Peça para os amigos curtirem sua foto!

Para ficar mais fácil de entender sobre como deve ser a foto de sua mesa, seguem alguns exemplos:

A foto mais curtida de cada álbum até quinta-feira, 1º de dezembro às 17h, leva! Como já é de praxe, segue o regulamento. É curto e fácil de entender. Aconselhamos uma lida rápida. Só clicar aqui para vê-lo!

Boa sorte (com seus amigos no Facebook). Nos vemos no Diatipo! 😀

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e na DeVry Metrocamp, além de editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Opa… Muito bom!
    Estamos vendo se conseguimos uma turma aqui de Londrina para ir no evento!

  • Ei Daniel! Desculpe pela demora em responder. Estava de férias e estou voltando com o site aos poucos. Obrigado pela visita pelo comentário e parabéns tb pelo trabalho.

    Grande abraço!