FS Elliot

FS Elliot

Depois das Olimpíadas dá pra manter um pouquinho esse gostinho de Inglaterra aqui no TypeTip, não é? FS Eliot é uma família tipográfica da Font Smith desenhada por Nick Job que pretende ser uma nova geração de sans-serif com um sabor inglês.

Digo pretende porque quase toda fonte se diz algo novo, original ou inovadora e, por mais que Font Smith tenha em seus catálogos fontes bem contemporâneas e diferentes, FS Elliot tem uma cara comum mas com um quê de novidade.

A Font Smith é uma fundidora inglesa fundada por Jason Smith que antes trabalhava na Dalton Maag. Assim como a Dalton Maag, a Font Smith trabalha com tipografia corporativa trazendo soluções tipográficas pra gente grande como o Channel 4, BBC, Sky News, UEFA Champions League e alguns mais.

Ao contrário das outras sans-serif inglesas mais famosas como a Gill Sans ou a Johnston (fonte usada no sistema de sinalização do metrô de Londres, o famoso Underground) FS Elliot se utiliza de uma inspiração mais geométrica pra ser construída. Mas esse legado geométrico não é restrito, as formas não são essencialmente círculos perfeitos, mas letras largas e bem arredondadas. Outra diferença é que FS Elliot é bem aberta, letras como “a”, “c”, “C”, “e”, “s”, “S” são bem limpas e suas terminais ficam bem distantes de outras partes da letra. Como é tradicional pra uma fonte sans-serif  que bebe inspiração no modelo modernista FS Elliot tem baixo contraste e por sua influência inglesa possui um desenho bem fluído, com um traço que se espalha naturalmente por todas as letras, porém, diferente de outras sans-serif inglesas, tem pouca influência da caligrafia.

Esse desenho bem aberto e espaçoso permite que FS Elliot seja uma ótima fonte para sinalização pois as letras não se confundem mesmo estando a uma distância considerável. Seu uso não se resume a isso, FS Elliot pretende ser uma workhorse, ou seja, uma fonte “pau pra qualquer obra” funcionando em textos, logotipos, sinalização, fonte corporativa, cartazes e assim vai.

Possui 5 pesos, do Thin ao Heavy acompanhada de itálicas obliquas. Abrange o alfabeto latino, grego e cirílico. Tem recursos opentype como versaletes (small caps), algarismos alinhados e texto (oldstyle), numerais inferiores e superiores, frações e ligaturas.

FS Elliot

Designer: Nick Job
Foundry:  Font Smith
Estilos: Thin, Thin Italic, Light, Light Italic, Regular, Italic, Bold, Bold Italic, Heavy, Heavy Italic.
Opentype: Small caps, discretionary ligatures, case sensetive forms, numeradores, frações, algarismos alinhados;

Preço: £70 por fonte /£220.00 a família

À venda na Font Smith.

Casado com uma linda mulher, pai de uma bela menina, designer de profissão, blogueiro por força do destino, entusiasta tipógrafico por maldição dos deuses, péssimo cristão e sempre disposto a escrever. Trabalha num pequeno escritório familiar numa pequena cidade no pequeno estado ds Santa e bela Catarina. Aceita um café e livros como presentes.