Documentário Alexandre Wollner e a Formação Design Moderno no Brasil

Por Daniel Campos

12 de setembro de 2016

Compartilhe esse post

Aloha!

Há quase dez anos, quando o LOGOBR ainda nem existia, li um livro excelente e indispensável para qualquer designer brasileiro:

Documentário Alexandre Wollner e Formação do Design no Brasil

Alexandre Wollner e Formação do Design Moderno no Brasil é um livro em forma de entrevista, publicado da saudosa Cosac Naify, onde retrata a obra de Wollner e sua influência na formação do Design no Brasil. Trata-se de uma obra única, singular. Primeiro porque é um registro do grande Wollner e toda extensão de sua formação, pensamento e trabalho. Segundo, porque toda a entrevista foi brilhantemente conduzia pelo mestre André Stolarksi, designer falecido em 2013. Esse é um projeto do Stolarski.

Aos que tem sorte de ter a obra, junto do impresso vem um DVD onde contém toda a transcrição do livro, tornado-o em um documentário imperdível. Em 2009 cheguei publicar aqui no LOGOBR o link para esse doc. mas que rapidamente foi tirado do ar. Navegando pelo Youtube tive a grata surpresa de encontrá-lo lá essa semana. Acredito que agora, após o (triste) fechamento da Cosac Naify, a disponibilização do documentário na internet não será um problema.

Por isso segue um conselho: seja rápido, arrume um tempo e aperta o play no video abaixo e veja esse documentário na íntegra. Guardadas as proporções, ouvir Wollner falar dos seus projetos em um época que não muitos de nós éramos nascidos, onde o branding como entendemos hoje apenas engatinhava (e que no caso o Wollner até hoje refuta, mas isso é assunto pra outro dia) e onde não existiam computadores é esclarecedor e desafiador. Deliciem-se!