Vídeo de apresentação de Saul Bass para Bell System

Por Daniel Campos

1 de março de 2016

Compartilhe esse post

Aloha!

Saul Bass. Esse nome deve trazer muitas referências a você. Se não trás, te aconselho a procurar saber quem esse cara foi.

Além de seu espledoroso trabalho com cartazes e aberturas de filmes, Bass também projetou alguns dos mais famosos e duráveis logos da era de ouro do modernismo nos EUA.

Entre eles está o da Bell System, empresa que por mais um século deteve o monopólio dos serviços em comunicações (telégrafos e telefones) nos EUA até 1984, quando foi repartida pelo Departamento de Justiça em diversas empresas. Hoje as mais conhecidas são a AT&T e Verizon.

E foi a AT&T que postou no YouTube o vídeo que abre esse post. Trata-se da apresentação de Saul Bass aos executivos da Bell System em 1969 do seu projeto de redesign da identidade visual da companhia, que foi um dos maiores projetos (falando em quantidade de aplicações) de redesign para uma corporação nos EUA em todos os tempos.

Uma apresentação completa, que nos permite ver e entender o contexto do projeto, do país e de outras marcas contemporâneas.

O vídeo é uma construção de pensamento, onde o Mestre Bass leva sua platéia a pensar o que ele pensou, a caminhar pela estrada que ele percorreu. Além disso, ele pauta a platéia explicando três tipos básicos de logos, suas forças e fraquezas. Espetacular!

Sem contar que tal vídeo foi feito sem computadores, sem Premier, sem After Effects, sem Cinema 4D. Era um gênio!

Dica do coração: faça download desse vídeo!

“As pessoas são influenciadas pelo que elas veem.”
Saul Bass