Logo Euro2009 Mulheres

Por Daniel Campos

28 de julho de 2008

Compartilhe esse post

Aloha!

Quem sempre está por aqui, sabe que há alguns dias postei um review sobre o logo da Euro2008. Em meio a pesquisa que fiz sobre o torneio, me deparei com o logo da Euro2009, o mesmo torneio porém de futebol feminino.

“O novo logo copia a forma e a estrutura do troféu do Campeonato Europeu Feminino para criar um logo dinâmico, elegante e energético.” Palavra da UEFA no lançamento. Para ver o troféu na real na mão das atuais campeãs, clique aqui!

A  paleta de cores usada (do amarelo-claro até o alaranjado-escuro) demonstra paixão, orgulho e um sentido de nova aurora, novo começo dentro da competição. Ao mesmo tempo, o prestigioso passado e a herança desse torneio é mantida pelo uso do arco distintivo da UEFA. Abaixo do elemento gráfico principal e da palavra do torneio está o nome do país sede das finais, nesse caso “Finlândia 2009”.

“O logo da Euro2009 captura perfeitamente o crescimento dinâmico do futebol feminino,” disse o diretor do torneio, Outi Saarinen. “Depois da Finlândia alcançar a semi-final da Euro2005 na Inglaterra, o futebol feminino cresceu fortemente aqui. Estou certo que o logo ajudará a promover o torneio em todo o país antes do ponta pé inicial, marcado para agosto/09.”

Eu particularmente gostei do logo. Ficou algo mais “plausível” do que o logo da Euro2008, sem contar que os valores atribuídos (crescimento do futebol feminino, alusão à taça) ficaram muito mais condizentes à um torneio de futebol do que os pregados pelos logo da Euro2008. Gostei também da paleta de cores, que é bastante condizente com o que se quer passar. Também não poderia deixar de compartilhar algo com vocês: quando eu vi o logo pela primeira vez, antes mesmo de saber qual seu significado e de ver a taça real, a primeira coisa que pensei foi: “Parece um peixe!”Mas, brincadeiras a partes, gostei do trabalho.

E vocês, o que acharam do logo?