Logos Linhas Aéreas

Por Daniel Campos

25 de agosto de 2008

Compartilhe esse post

Aloha!

Em mais uma das minha inúmeras andanças pela web, procurando bons blogs para aprender um pouco mais, encontrei o Visual Culture, que tem um conteúdo maravilhoso sobre design. Mais que depressa, foi para meu Google Reader.

E um dos post que lá encontrei e que me chamou demais a atenção, foi um sobre logos de companhias aéreas. Segundo o editor do blog, “nós pesquisamos centenas e centenas de logos, pegamos os melhores dos melhores e dividimos em três categorias: símbolos de pássaros, símbolos gerais e tipografias tratadas. Também incluímos um estudo sobre a evolução do logo da Delta AirLines, que em 80 anos de existência, o mudou 14 vezes.”

Então, vamos as imagens:

[simbolos de pássaros]

[simbolos gerais]

 

[Tipografia tratada]

[Delta AirLines]

Com exceção de alguns (AeroLift e Air Djibouti, por exemplo) os logos são bons. Pra variar, o que me chamou mais a atenção é a tipografia de alguns. Mas quero pegar um gancho nesse post do Visual Culture e fazer um breve comentário sobre os logos das empresas aéreas brasileiras.

Gol, Tam, e Varig. Logos competentes. Mas o inacreditável de todos é o da Azul, empresa do brasileiro David Neeleman que também é o fundador da JetBlue, companhia de baixo custo (que está se tornando a maior empresa do ramo nos EUA).

O logo foi concebido pelo diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting. Não dá para crer que uma empresa desse porte, que nasce querendo ser a maior do Brasil (grana pra isso tem!) não se dá ao trabalho de contratar uma agência especializada para fazer o trabalho. Vários quadrados representando cada estado e, no fim, formando o mapa do Brasil estilizado?

E vocês, o que acham?