Manual de identidade Nazista

Aloha!

Como alguns de vocês sabem, no fim de setembro estive na UNESP Bauru para participar da primeira Semana de Tipografia! Bem, enquanto fazia as pesquisas para a palestra que iria ministrar na Semana, me deparei com algo fantástico: o manual de identidade do Terceiro Reich de Hitler. É o brandbook da marca Nazista!

Publicado pela primeira vez em 1936 e com versões atualizadas nos anos subsequentes, esse manual contém mais de 500 páginas (escritas em blackletter) com informações diversas e imagens do uso de logos, uniformes, títulos, insígnias militares, texturas, fluxogramas de níveis hierárquicos, disposição de prédios oficiais, armas, chapéus de cada uma das patentes das forças militares e policiais, medalhas, bandeiras e até documentos. Um manual com mais de 75 anos mas que é uma aula sobre normatização no uso de marcas complexas.

E antes que você pergunte: ele está divido em duas partes porque o Issuu não aceita documentos com mais de 500 páginas. Ambos documentos com download habilitado. Divirtam-se!

Como o Issuu só permite embedar agora com planos pagos, vou deixar os links

VEJA PARTE 1 AQUI
VEJA PARTE 2 AQUI

Sei que é desnecessário, mas só para garantir: esse post tem por único e exclusivo objetivo compartilhar o conteúdo sobre design gráfico e identidade visual que esse manual contém. Estamos bem longe de qualquer ideologia nazista, ok? 🙂