Aloha!
Até o ano passado eu desconhecia a forma como a comunicação, em todos seus sentidos, havia sido desenvolvida por Hitler para espalhar suas crenças. Até que um professor me apresentou uma monografia de pós-graduação de 2003 que fala exatamente sobre isso. Após ler o trabalho pensei: “isso tem que ir para o LOGOBR“. Depois de muita procura, encontrei o Vulmeron, gente finíssima que escreveu o trabalho e que me autorizou a postar no LOGOBR.
Não tenho muito o que falar sobre o texto, apenas lendo pra entender o nível de informação que ali se encontra. O que posso falar é: muitas das técnicas usadas hoje na comunicação (visual, verbal, publicitária e etc) para persuadir as pessoas a compra ou a ações/sentimentos/opiniões foram desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas por Hitler e Goebbels, seu Ministro da Propaganda.
E para não ficarmos apenas nos textos, segue abaixo um link sen-sa-ci-o-nal:
U.S. Holocaust Memorial Museum de Washington.
Esse site tem um incrível acervo com muitos dos posters utilizados na propaganda do Nazismo, videos de desfiles e discursos, fotos de jornais e livros e outros artfefatos. Simplesmente um bálsamo para quem anseia por conhecimento.
Não farei qualquer análise dos cartazes e seus designs. Esse trabalho já foi feito, de maneira excelente, por meu amigo e parceiro do LogoBR, Sabás do blog Woww. Dá uma lida lá também pois vale a pena. Tem um link para outros cartazes da mesma época (pré 2ª guerra) tanto da Alemanha quanto dos EUA que mostram como o design (aliado a planos de comunicação) era usado para se ter a opinião pública engajada num movimento, num partido ou a favor de uma guerra.
Quem tiver qualquer outro link que irá acrescentar conhecimento e conteúdo ao post, por favor, deixe nos comentários que incluirei no artigo o mais rápido possível, ok! 😉