Logo copa 2010

Por Daniel Campos

14 de julho de 2008

Compartilhe esse post

Veja o artigo do LOGOBR sobre o design nas copas do mundo, com logotipos, cartazes, bolas e mais.

Aloha!

Parece que os designers sul-africanos não gostaram muito do logo desenvolvido para a próxima Copa do Mundo em 2010.

Continuando com o rodizio de continentes (que a propósito se encerra em 2014 com a copa no Brasil!), em 2010 a Copa do Mundo será realizada na África do Sul, a primeira em solo africano. Não pra menos, os sul-africanos foram agraciados com essa benção (uma Copa do mundo vai muito além do evento de um mês) e estão muito felizes (como nós, com 2014!) por tudo isso…

Bom, nem todos!

Diversos designers sul-africanos estão enfurecidos com o logo oficial do certame que foi lançado logo após o fim da Copa 2006, muitos dizem que não gostaram por ene razões. Então, um grupo formado por esses caras criou o site NotThe2010Logo.co.za onde se pode ler o manifesto dos “rebeldes” onde pedem para que a FIFA deixe de ser centralizadora e abra opotunidades para outros designers e agências além das seis selecionadas (Grid, Orange Juice, Enterprise IG, Switch, Jupiter Drawing Room and Two Tone) mandarem suas sugestões ao logo do campeonato. Lá você encontra o forum de discussão sobre o assunto e os logos que foram enviados. Abaixo está o mais votado (até agora!):


O site é interessante e a causa principalmente, porém, creio não estar sendo bem trabalhada. Não sou africano muito menos moro na Africa do Sul, logo, não sei qual é a real repercursão disso lá. Quanto aos logos lá postados, são ruins, em sua maioria . Alguns, chegam ser ridículos. Na verdade poucos são os que podem fazer frente ao logo oficial. Ele traz elementos da cultura africana, deixa claro do que se trata o evento, não é um logo egoista pois faz uma mensão não apenas à Africa do Sul mas a todo o continente.

Li nesse site que esse logo é ruim pois trás apenas elementos da cultura africana, nada mais, algo que foi totalmente o oposto no logo da Copa da Alemanha que trazia três “carinhas” sorrindo, querendo quebrar o esteriótipo de que os alemães não se divertem e/ou são sérios demais. Porém se o logo fosse diferente, não tendo nada que remetesse a cultura africana, haveria o grupo que afirmaria que “a Africa do Sul está com vergonha de suas raizes”.

O que eu não paro de pensar é sobre o logo da copa de 2014… quem irá descascar esse abacaxi hein?