Johnnie Walker Blue Label Guidelines

Johnnie Walker Blue Label: manual de aplicação da marca

Aloha!

A nossa saga continua: publicar manuais de marca e brandbooks que nunca vieram a público. E sim, hoje será sobre a famosa marca de uísque.

A Johnnie Walker nasceu há mais de 150 anos na pequena cidade escocesa Kilmarnock para tornar-se uma das maiores marcas de bebidas destiladas do mundo. Em 1992, foi criado o Blue Label, um blend único, feito a partir de uísques raros e envelhecido 21 anos em barris de carvalho. Por sua raridade, trata-se de uma das garrafas mais caras da marca, o que coloca o Blue Label como um produto de luxo.

O manual de marca de Johnnie Walker Blue Label deixa o status de raridade bem claro. Gosto muito desse manual pois o mesmo não trata apenas de aplicações de assets visuais, mas principalmente do look & feel da marca, mostrando como ela deve se comportar por meio de inspirações para o design; também destaca o consumidor a quem se deseja seduzir, mostra a herança que a marca carrega e como tornar tudo isso em ativos para a comunicação. Também traz a distinta plataforma de marca: os 3 C’s dos Pilares da Raridade.

Johnnie Walker Blue Label - brand identity guidelines

Vale um destaque também para a sessão de Direção de Criatividade, onde são apresentadas inspirações para as equipes que virão trabalhar na comunicação da bebida. Simples, direto e muito certeiro.  Além disso o manual contém insights para que a marca vença nos bares, no varejo, como presentes e em eventos. Um briefing excelente.

Outro ponto espetacular do manual é uma das páginas onde é apresentada os posicionamentos das diferentes linhas de produtos de Johnnie Walker: Red Label, Blue Label, Gold Label e Green Label. Uma página simples, mas que exemplifica as nuances de valores que cada uma das submarcas comunica.

Eu sei que eu sempre falo isso, mas esse manual tornou-se um dos meus preferidos! Ele é simples no conteúdo, mas muito denso e profundo naquilo que se propõe a comunicar. É impossível não entender cabalmente como criar para a marca depois de ler e estudar esse documento.

Como já é de praxe em publicações assim no LOGOBR, o download não está habilitado e nem podemos revelar nossa fonte. Contudo, como é nos casos dos manuais da Nike FootballCarrefour, Coca-Cola, Vodafone e outros que já publicamos, este estará sempre online pra vocês <3

Tem algum manual ou brandbook por aí que nunca saiu na internet? Manda pra gente! Não revelamos nossas fontes. 😉

Enjoy it!

Daniel Campos
Diretor na Anora Campo
Especializado em Design Estratégico de Marcas pela Facamp, diretor da consultoria em branding e design Anora Campo, professor na Faculdade de Administração e Artes de Limeira/SP e na DeVry Metrocamp, além de editor-chefe do LOGOBR.
Daniel Campos on sabtwitterDaniel Campos on sabinstagramDaniel Campos on sabfacebookDaniel Campos on sabbehance
  • Christian Tavares

    É claro que dá pra baixar o PDF Daniel, basta entrar no site http://issuu.pdf-downloader.com/index.php, clicar na opção de compartilhamento, colar o link e baixar o PDF.

  • Fernando Siqueira

    Excelente material!
    Uma ótima referência tanto para profissionais no mercado quanto para estudantes de design.
    Um trabalho que mostra a valorização da marca, a complexidade do estudo para a comunicação visual da identidade e conceito agregado ao produto.